Observadores de cyberbullying : a adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33106 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016 |
id |
RCAP_26b28c5dc0a3c29057c1c90def68d48f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/33106 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Observadores de cyberbullying : a adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadasCyberbullyingObservadorEmoçõesTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016O crescente desenvolvimento das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) é um acontecimento muito significativo para o mundo científico e que permite a toda a população ter acesso à Internet em qualquer local, através de um dispositivo móvel. Para os jovens, a crescente utilização das TIC pode constituir uma ameaça, no sentido em que uma má utilização da Internet pode conduzir ao cyberbullying. O cyberbullying traz consequências negativas para a saúde dos jovens, consequências essas que podem ser reduzidas pela intervenção de quem observa o fenómeno. Assim, inserido no projeto aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), registado com o título, Cyberbullying: A regulação do comportamento através da linguagem e com a referência TDC/MHCPED/3297/2014, o presente estudo pretende analisar o comportamento dos observadores adolescentes, através do estudo das estratégias de enfrentamentopor si utilizadas, bem como das emoções por eles sentidas após adotarem uma estratégia de enfrentamento. Para além disso, procura compreender a influência que experiências como observador cybervítima e observador cyberagressor têm nas estratégias de enfrentamento e nas emoções associadas. Para isso, aplicou-se o Inventário de Incidentes Observador de Cyberbullying (IIOC) num colégio privado da região de Lisboa (N = 529). Este estudo revelou que as estratégias de enfrentamento de suporte social e as de evitamento são as mais utilizadas pelos observadores, bem como as emoções negativas são predominantes após agirem. Não se encontrou diferenças significativas na adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadas nos observadores cybervítimas e nos observadores cyberagressores, embora este estudo tenha revelado a ocorrência da sobreposição de papéis, mais frequente no cyberbullying. A prevenção e intervenção devem ter em conta as especificidades do cyberbullying e a sobreposição de papéis que este fenómeno permite.The growing development of information and communication technologies (ICT) is a very 6ignify-cant contribution to the scientific world and that allows the entire population to have access to the Internet anywhere through a mobile device. For young people, the growing use of ICT may consti-tute a threat, in the sense that a misuse of the Internet can lead to cyberbullying. Cyberbullying brings negative consequences for the health of young people, which may be reduced by the inter-vention of those who observe the phenomenon. Thus, as part of the project approved by the Foun-dation for Science and Technology (FCT), registered with the title, Cyberbullying: The regulation of behavior through language, with the reference: TDC/MHCPED/3297/2014, the present study intends to analyze the behavior of bystanders by examining the intervention strategies they use, as well as the emotions they experience after adopting an intervention strategy. In addition, this study seeks to understand whether there is a difference in bystander behavior and the emotions associated with this behavior, depending on whether they have been a cybervictim or a cyberagressor. Therefore, the Inventory of Observed Cyberbullying Incidents (IIOC) was applied in a private school in Lisbon (N = 529). This study revealed that social support and avoidance intervention strategies are more used by bys-tanders. Also, negative emotions are predominant in relation to how the bystanders behaved. We did not find signitifacnt differences regarding the strategies used and the emotions felt between bys-tanders who had had a previous experience as cybervictims and those who had a previous expe-rience as cyberaggressors. Nontheless, this study has revealed how overlapping may occur regard-ing the experiences bystanders may have had as cybervictims and cyberaggressors. Prevention and intervention should consider these specificities, as well as the overlapping of roles.Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Repositório da Universidade de LisboaGomes, Sónia Patrícia da Silva2018-05-04T10:21:22Z20162016-10-102016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33106TID:201915693porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:17.344289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Observadores de cyberbullying : a adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadas |
title |
Observadores de cyberbullying : a adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadas |
spellingShingle |
Observadores de cyberbullying : a adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadas Gomes, Sónia Patrícia da Silva Cyberbullying Observador Emoções Teses de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Observadores de cyberbullying : a adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadas |
title_full |
Observadores de cyberbullying : a adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadas |
title_fullStr |
Observadores de cyberbullying : a adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadas |
title_full_unstemmed |
Observadores de cyberbullying : a adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadas |
title_sort |
Observadores de cyberbullying : a adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadas |
author |
Gomes, Sónia Patrícia da Silva |
author_facet |
Gomes, Sónia Patrícia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simão, Ana Margarida Veiga, 1957- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Sónia Patrícia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cyberbullying Observador Emoções Teses de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Cyberbullying Observador Emoções Teses de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-10-10 2016-01-01T00:00:00Z 2018-05-04T10:21:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/33106 TID:201915693 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/33106 |
identifier_str_mv |
TID:201915693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134412326043648 |