Observadores de cyberbullying : a adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sónia Patrícia da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33106
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
id RCAP_26b28c5dc0a3c29057c1c90def68d48f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33106
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Observadores de cyberbullying : a adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadasCyberbullyingObservadorEmoçõesTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016O crescente desenvolvimento das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) é um acontecimento muito significativo para o mundo científico e que permite a toda a população ter acesso à Internet em qualquer local, através de um dispositivo móvel. Para os jovens, a crescente utilização das TIC pode constituir uma ameaça, no sentido em que uma má utilização da Internet pode conduzir ao cyberbullying. O cyberbullying traz consequências negativas para a saúde dos jovens, consequências essas que podem ser reduzidas pela intervenção de quem observa o fenómeno. Assim, inserido no projeto aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), registado com o título, Cyberbullying: A regulação do comportamento através da linguagem e com a referência TDC/MHCPED/3297/2014, o presente estudo pretende analisar o comportamento dos observadores adolescentes, através do estudo das estratégias de enfrentamentopor si utilizadas, bem como das emoções por eles sentidas após adotarem uma estratégia de enfrentamento. Para além disso, procura compreender a influência que experiências como observador cybervítima e observador cyberagressor têm nas estratégias de enfrentamento e nas emoções associadas. Para isso, aplicou-se o Inventário de Incidentes Observador de Cyberbullying (IIOC) num colégio privado da região de Lisboa (N = 529). Este estudo revelou que as estratégias de enfrentamento de suporte social e as de evitamento são as mais utilizadas pelos observadores, bem como as emoções negativas são predominantes após agirem. Não se encontrou diferenças significativas na adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadas nos observadores cybervítimas e nos observadores cyberagressores, embora este estudo tenha revelado a ocorrência da sobreposição de papéis, mais frequente no cyberbullying. A prevenção e intervenção devem ter em conta as especificidades do cyberbullying e a sobreposição de papéis que este fenómeno permite.The growing development of information and communication technologies (ICT) is a very 6ignify-cant contribution to the scientific world and that allows the entire population to have access to the Internet anywhere through a mobile device. For young people, the growing use of ICT may consti-tute a threat, in the sense that a misuse of the Internet can lead to cyberbullying. Cyberbullying brings negative consequences for the health of young people, which may be reduced by the inter-vention of those who observe the phenomenon. Thus, as part of the project approved by the Foun-dation for Science and Technology (FCT), registered with the title, Cyberbullying: The regulation of behavior through language, with the reference: TDC/MHCPED/3297/2014, the present study intends to analyze the behavior of bystanders by examining the intervention strategies they use, as well as the emotions they experience after adopting an intervention strategy. In addition, this study seeks to understand whether there is a difference in bystander behavior and the emotions associated with this behavior, depending on whether they have been a cybervictim or a cyberagressor. Therefore, the Inventory of Observed Cyberbullying Incidents (IIOC) was applied in a private school in Lisbon (N = 529). This study revealed that social support and avoidance intervention strategies are more used by bys-tanders. Also, negative emotions are predominant in relation to how the bystanders behaved. We did not find signitifacnt differences regarding the strategies used and the emotions felt between bys-tanders who had had a previous experience as cybervictims and those who had a previous expe-rience as cyberaggressors. Nontheless, this study has revealed how overlapping may occur regard-ing the experiences bystanders may have had as cybervictims and cyberaggressors. Prevention and intervention should consider these specificities, as well as the overlapping of roles.Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Repositório da Universidade de LisboaGomes, Sónia Patrícia da Silva2018-05-04T10:21:22Z20162016-10-102016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33106TID:201915693porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:17.344289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Observadores de cyberbullying : a adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadas
title Observadores de cyberbullying : a adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadas
spellingShingle Observadores de cyberbullying : a adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadas
Gomes, Sónia Patrícia da Silva
Cyberbullying
Observador
Emoções
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Observadores de cyberbullying : a adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadas
title_full Observadores de cyberbullying : a adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadas
title_fullStr Observadores de cyberbullying : a adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadas
title_full_unstemmed Observadores de cyberbullying : a adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadas
title_sort Observadores de cyberbullying : a adoção de estratégias de enfrentamento e emoções associadas
author Gomes, Sónia Patrícia da Silva
author_facet Gomes, Sónia Patrícia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Sónia Patrícia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cyberbullying
Observador
Emoções
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Cyberbullying
Observador
Emoções
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-10-10
2016-01-01T00:00:00Z
2018-05-04T10:21:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33106
TID:201915693
url http://hdl.handle.net/10451/33106
identifier_str_mv TID:201915693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134412326043648