Emoções no cyberbullying: um estudo com adolescentes portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Ana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Freire, Isabel, Veiga Simão, Ana, Martins, Maria José D., Pessoa, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32308
Resumo: Neste artigo, apresenta-se uma parte do estudo extensivo do projeto Cyberbullying – um diagnóstico da situação em Portugal, com a aplicação de um questionário a 3.525 adolescentes no 6.º, 8.º e 11.º níveis de escolaridade. Com vista à caracterização do cyberbullying, pretendeu-se contribuir para a identificação e interpretação das emoções experienciadas pelos jovens envolvidos, quer como vítimas, quer como agressores em situações de cyberbullying. Os dados revelam que a tristeza, a vontade de vingança e o medo são as emoções mais frequentes das vítimas, enquanto a satisfação, a indiferença e o alívio são aquelas que os agressores mais vivenciam. Revelam ainda diferenças significativas entre as emoções experienciadas pelas vítimas e aquelas que os agressores lhes atribuem, o que, podendo ser um indicador da falta de empatia destes últimos, requer o desenvolvimento de uma educação emocional dos jovens. Verificam-se algumas diferenças significativas em relação ao nível de escolaridade, sexo, escola e município, nomeadamente: na maior incidência de emoções como a tristeza, o medo, a insegurança e a vontade de vingança nas vítimas do sexo masculino; mais sentimentos de insegurança, de alívio, de confusão e desorientação nas jovens agressoras; emoções associadas a impotência e falta de apoio, experimentadas pelos jovens no papel de vítimas, mais numas escolas do que noutras. Esses dados levam-nos a refletir sobre formas de agir no sentido da prevenção do cyberbullying.
id RCAP_7216412a8f27e5befc6fb0e6839b3f8e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/32308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Emoções no cyberbullying: um estudo com adolescentes portuguesesEmoçõesCompetências emocionaisCyberbullyingEmoções moraisNeste artigo, apresenta-se uma parte do estudo extensivo do projeto Cyberbullying – um diagnóstico da situação em Portugal, com a aplicação de um questionário a 3.525 adolescentes no 6.º, 8.º e 11.º níveis de escolaridade. Com vista à caracterização do cyberbullying, pretendeu-se contribuir para a identificação e interpretação das emoções experienciadas pelos jovens envolvidos, quer como vítimas, quer como agressores em situações de cyberbullying. Os dados revelam que a tristeza, a vontade de vingança e o medo são as emoções mais frequentes das vítimas, enquanto a satisfação, a indiferença e o alívio são aquelas que os agressores mais vivenciam. Revelam ainda diferenças significativas entre as emoções experienciadas pelas vítimas e aquelas que os agressores lhes atribuem, o que, podendo ser um indicador da falta de empatia destes últimos, requer o desenvolvimento de uma educação emocional dos jovens. Verificam-se algumas diferenças significativas em relação ao nível de escolaridade, sexo, escola e município, nomeadamente: na maior incidência de emoções como a tristeza, o medo, a insegurança e a vontade de vingança nas vítimas do sexo masculino; mais sentimentos de insegurança, de alívio, de confusão e desorientação nas jovens agressoras; emoções associadas a impotência e falta de apoio, experimentadas pelos jovens no papel de vítimas, mais numas escolas do que noutras. Esses dados levam-nos a refletir sobre formas de agir no sentido da prevenção do cyberbullying.Universidade de São Paulo, Faculdade de EducaçãoRepositório da Universidade de LisboaCaetano, AnaFreire, IsabelVeiga Simão, AnaMartins, Maria José D.Pessoa, Teresa2018-03-14T11:19:32Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32308porCaetano, A. P., Freire, I., Simão, A. M. V., Martins, M. J. D., & Pessoa, T. (2016). Emoções no cyberbullying: Um estudo com adolescentes portugueses. Educação e Pesquisa, 42(1), 199-212. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022016031381251517-9702http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201603138125info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:35.403796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Emoções no cyberbullying: um estudo com adolescentes portugueses
title Emoções no cyberbullying: um estudo com adolescentes portugueses
spellingShingle Emoções no cyberbullying: um estudo com adolescentes portugueses
Caetano, Ana
Emoções
Competências emocionais
Cyberbullying
Emoções morais
title_short Emoções no cyberbullying: um estudo com adolescentes portugueses
title_full Emoções no cyberbullying: um estudo com adolescentes portugueses
title_fullStr Emoções no cyberbullying: um estudo com adolescentes portugueses
title_full_unstemmed Emoções no cyberbullying: um estudo com adolescentes portugueses
title_sort Emoções no cyberbullying: um estudo com adolescentes portugueses
author Caetano, Ana
author_facet Caetano, Ana
Freire, Isabel
Veiga Simão, Ana
Martins, Maria José D.
Pessoa, Teresa
author_role author
author2 Freire, Isabel
Veiga Simão, Ana
Martins, Maria José D.
Pessoa, Teresa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Ana
Freire, Isabel
Veiga Simão, Ana
Martins, Maria José D.
Pessoa, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções
Competências emocionais
Cyberbullying
Emoções morais
topic Emoções
Competências emocionais
Cyberbullying
Emoções morais
description Neste artigo, apresenta-se uma parte do estudo extensivo do projeto Cyberbullying – um diagnóstico da situação em Portugal, com a aplicação de um questionário a 3.525 adolescentes no 6.º, 8.º e 11.º níveis de escolaridade. Com vista à caracterização do cyberbullying, pretendeu-se contribuir para a identificação e interpretação das emoções experienciadas pelos jovens envolvidos, quer como vítimas, quer como agressores em situações de cyberbullying. Os dados revelam que a tristeza, a vontade de vingança e o medo são as emoções mais frequentes das vítimas, enquanto a satisfação, a indiferença e o alívio são aquelas que os agressores mais vivenciam. Revelam ainda diferenças significativas entre as emoções experienciadas pelas vítimas e aquelas que os agressores lhes atribuem, o que, podendo ser um indicador da falta de empatia destes últimos, requer o desenvolvimento de uma educação emocional dos jovens. Verificam-se algumas diferenças significativas em relação ao nível de escolaridade, sexo, escola e município, nomeadamente: na maior incidência de emoções como a tristeza, o medo, a insegurança e a vontade de vingança nas vítimas do sexo masculino; mais sentimentos de insegurança, de alívio, de confusão e desorientação nas jovens agressoras; emoções associadas a impotência e falta de apoio, experimentadas pelos jovens no papel de vítimas, mais numas escolas do que noutras. Esses dados levam-nos a refletir sobre formas de agir no sentido da prevenção do cyberbullying.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2018-03-14T11:19:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/32308
url http://hdl.handle.net/10451/32308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caetano, A. P., Freire, I., Simão, A. M. V., Martins, M. J. D., & Pessoa, T. (2016). Emoções no cyberbullying: Um estudo com adolescentes portugueses. Educação e Pesquisa, 42(1), 199-212. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201603138125
1517-9702
http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201603138125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134402816507904