A música na educação pré-escolar como promotora de uma aprendizagem holística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana Margarida Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/89407
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_26c2992d5192ed9486311a5036c55db9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89407
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A música na educação pré-escolar como promotora de uma aprendizagem holísticaMusic in pre-school education as a promoter of holistic learningAprendizagem holísticaConhecimentoEducação pré-escolarMúsicaHolistic learningKnowledgePre-school educationMusicCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, e desenvolveu-se em torno da música e suas possibilidades para uma aprendizagem integral, intitulando-se A Música na educação pré-escolar como promotora de uma aprendizagem holística. O estágio foi dividido em duas valências, a primeira na valência de Creche e a segunda na valência Pré-Escolar, sendo que o grupo de crianças foi o mesmo para as duas valências. A realização do projeto surgiu fruto da observação do grupo e do seu interesse pela música, uma área bastante explorada na sala mas que ainda suscitava bastantes dificuldades às crianças, tendo como principais objetivos: promover aprendizagens ao nível das diferentes áreas do saber e dos diferentes elementos musicais, dos instrumentos e da voz; desenvolver a imaginação e a criatividade, através de variadas experiências musicais; compreender o papel da música na construção de conhecimentos; proporcionar às crianças formas de expressar e comunicar o que ouvem; perceber o papel da música na promoção de uma aprendizagem holística. Ao longo de toda a intervenção não adotei nenhum modelo curricular, pois a Instituição não seguia nenhum em específico. Deste modo, a base de toda a minha intervenção foi através da investigação-ação, existindo sempre as fases de observação, planeamento, reflexão e avaliação. Como instrumentos de recolha de dados, e de modo a comprovar os resultados obtidos, utilizei a observação, as notas de campo, os registos fotográficos e as reflexões. O grupo sempre se mostrou bastante recetivo e participativo nas atividades que ia propondo. Algumas das crianças tentavam ser as mais autónomas possíveis, outras ainda necessitavam de ajuda na concretização de algumas tarefas. Quando as atividades envolviam música, o grupo ficava bastante entusiasmado, no entanto, quando realizavam atividades relacionadas com as Artes Visuais notei que apresentavam menos empenho. Ao longo de toda a minha intervenção procurei proporcionar ao grupo experiências musicais variadas interligando-as com outras áreas do saber. Em todas as atividades que implementei procurei também que as crianças fossem participativas e ativas. No final, as evidências das aprendizagens realizadas eram bastante significativas uma vez que a maior parte das crianças já sabia identificar, por exemplo, os instrumentos musicais que foram abordados, as canções que aprenderam, entre outros. Outro aspeto evidente foi o entusiasmo do grupo pela leitura e exploração dos livros que escolhi. Sempre que terminava a leitura, as crianças antecipavam-se e pediam para explorarem o livro de foram livre.The present Internship Report was carried out in the scope of the Master Degree in Pre-School Education of the Institute of Education of the University of Minho, it was developed around music and its possibilities for integral learning, under the title Music in pre-school education as a promoter of holistic learning. The internship was divided into two valences, the first in the nursery school valence and the second in the pre-school valence, with the group of children being the same for both valences. The project arose from the observation of the group and their interest in music, an area which was greatly explored in the classroom but which still raised many difficulties for the children. The main objectives were: to promote learning in different areas of knowledge and different musical elements, instruments and voice; to develop imagination and creativity through various musical experiences; to understand the role of music in the construction of knowledge; to provide children with ways of expressing and communicating what they hear; to understand the role of music in the support of holistic learning. Throughout the intervention I did not adopt any program, because the Institution did not follow any specific one. Thus, the basis of all my intervention was through action-research, always keeping present the phases of observation, planning, reflection and evaluation. As instruments of data collection and in order to prove the results obtained, I used observation, field notes, photographic records and reflections. The group was always very receptive and participatory in the activities I proposed. Some of the children tried to be as autonomous as possible, others still needed help to carry out some tasks. When the activities involved music, the group was very enthusiastic, however, when they carried out activities related to Visual Arts I noticed that they showed less commitment. Throughout my intervention I tried to provide the group with varied musical experiences interconnecting them with other areas of knowledge. In all the activities that I implemented I also tried to make the children participatory and active. At the end, the evidence of the learning experiences was quite significant as most of the children could already identify, for example, the musical instruments that were tackled, the songs they had learned, among others. Another evident aspect was the group's enthusiasm for reading and exploring the books I had chosen. Whenever I finished reading, the children would anticipate and ask to explore the book freely.Pacheco, AntónioUniversidade do MinhoMorais, Ana Margarida Rodrigues2022-06-222022-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89407por203545230info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:21:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:09.016633Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A música na educação pré-escolar como promotora de uma aprendizagem holística
Music in pre-school education as a promoter of holistic learning
title A música na educação pré-escolar como promotora de uma aprendizagem holística
spellingShingle A música na educação pré-escolar como promotora de uma aprendizagem holística
Morais, Ana Margarida Rodrigues
Aprendizagem holística
Conhecimento
Educação pré-escolar
Música
Holistic learning
Knowledge
Pre-school education
Music
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A música na educação pré-escolar como promotora de uma aprendizagem holística
title_full A música na educação pré-escolar como promotora de uma aprendizagem holística
title_fullStr A música na educação pré-escolar como promotora de uma aprendizagem holística
title_full_unstemmed A música na educação pré-escolar como promotora de uma aprendizagem holística
title_sort A música na educação pré-escolar como promotora de uma aprendizagem holística
author Morais, Ana Margarida Rodrigues
author_facet Morais, Ana Margarida Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, António
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Ana Margarida Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem holística
Conhecimento
Educação pré-escolar
Música
Holistic learning
Knowledge
Pre-school education
Music
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem holística
Conhecimento
Educação pré-escolar
Música
Holistic learning
Knowledge
Pre-school education
Music
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-22
2022-06-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/89407
url https://hdl.handle.net/1822/89407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203545230
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138185829154816