Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de Marca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18321 |
Resumo: | Em 2017, o Palácio Nacional de Mafra celebra 300 anos. Pela sua relevância como monumento nacional e símbolo da História de Portugal, distingue-se culturalmente como um destino de excelência. A sua ligação ao romance de José Saramago, «Memorial do Convento», assim como o seu incontornável valor patrimonial, contribuíram como elementos fundamentais para a determinação do presente estudo, que visa analisar os atributos da imagem de marca do Palácio pelos traços das associações de memória percecionados pelos visitantes. É com este propósito, no âmbito do turismo cultural e literário, que a nossa investigação levou a efeito esta pesquisa através da netnografia e da análise de conteúdo com base no modelo de associações de memória da imagem de marca de Keller, trabalhando com os comentários recolhidos no site TripAdvisor entre setembro de 2015 e outubro de 2016. Os principais resultados do tipo e da natureza das associações são positivos, fortes e, na sua maioria, favoráveis. Apesar da existência de pontos fracos e desfavoráveis – expectáveis –, existe também um leque de opiniões mistas. Com base nos resultados, são apresentadas propostas para a gestão da imagem de marca e dos meios de comunicação do Palácio Nacional de Mafra como local de atração turística do ponto de vista cultural e literário. |
id |
RCAP_26caead9d0c955eb29c8b0985dc0fe6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18321 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de MarcaTurismo CulturalTurismo literárioNetnografiaAnálise de conteúdoAssociações de memóriaImagem de marcaPalácio Nacional de MafraJosé SaramagoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEm 2017, o Palácio Nacional de Mafra celebra 300 anos. Pela sua relevância como monumento nacional e símbolo da História de Portugal, distingue-se culturalmente como um destino de excelência. A sua ligação ao romance de José Saramago, «Memorial do Convento», assim como o seu incontornável valor patrimonial, contribuíram como elementos fundamentais para a determinação do presente estudo, que visa analisar os atributos da imagem de marca do Palácio pelos traços das associações de memória percecionados pelos visitantes. É com este propósito, no âmbito do turismo cultural e literário, que a nossa investigação levou a efeito esta pesquisa através da netnografia e da análise de conteúdo com base no modelo de associações de memória da imagem de marca de Keller, trabalhando com os comentários recolhidos no site TripAdvisor entre setembro de 2015 e outubro de 2016. Os principais resultados do tipo e da natureza das associações são positivos, fortes e, na sua maioria, favoráveis. Apesar da existência de pontos fracos e desfavoráveis – expectáveis –, existe também um leque de opiniões mistas. Com base nos resultados, são apresentadas propostas para a gestão da imagem de marca e dos meios de comunicação do Palácio Nacional de Mafra como local de atração turística do ponto de vista cultural e literário.Oliveira, MarceloLeal, Maria do CarmoRepositório ComumFaria, Fernando Edgar Correia de2017-05-10T15:19:14Z2017-04-262017-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18321TID:201695332porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:03.898080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de Marca |
title |
Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de Marca |
spellingShingle |
Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de Marca Faria, Fernando Edgar Correia de Turismo Cultural Turismo literário Netnografia Análise de conteúdo Associações de memória Imagem de marca Palácio Nacional de Mafra José Saramago Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de Marca |
title_full |
Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de Marca |
title_fullStr |
Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de Marca |
title_full_unstemmed |
Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de Marca |
title_sort |
Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de Marca |
author |
Faria, Fernando Edgar Correia de |
author_facet |
Faria, Fernando Edgar Correia de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Marcelo Leal, Maria do Carmo Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Fernando Edgar Correia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Cultural Turismo literário Netnografia Análise de conteúdo Associações de memória Imagem de marca Palácio Nacional de Mafra José Saramago Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Turismo Cultural Turismo literário Netnografia Análise de conteúdo Associações de memória Imagem de marca Palácio Nacional de Mafra José Saramago Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Em 2017, o Palácio Nacional de Mafra celebra 300 anos. Pela sua relevância como monumento nacional e símbolo da História de Portugal, distingue-se culturalmente como um destino de excelência. A sua ligação ao romance de José Saramago, «Memorial do Convento», assim como o seu incontornável valor patrimonial, contribuíram como elementos fundamentais para a determinação do presente estudo, que visa analisar os atributos da imagem de marca do Palácio pelos traços das associações de memória percecionados pelos visitantes. É com este propósito, no âmbito do turismo cultural e literário, que a nossa investigação levou a efeito esta pesquisa através da netnografia e da análise de conteúdo com base no modelo de associações de memória da imagem de marca de Keller, trabalhando com os comentários recolhidos no site TripAdvisor entre setembro de 2015 e outubro de 2016. Os principais resultados do tipo e da natureza das associações são positivos, fortes e, na sua maioria, favoráveis. Apesar da existência de pontos fracos e desfavoráveis – expectáveis –, existe também um leque de opiniões mistas. Com base nos resultados, são apresentadas propostas para a gestão da imagem de marca e dos meios de comunicação do Palácio Nacional de Mafra como local de atração turística do ponto de vista cultural e literário. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-10T15:19:14Z 2017-04-26 2017-04-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18321 TID:201695332 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18321 |
identifier_str_mv |
TID:201695332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135487316721664 |