Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de Marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Fernando Edgar Correia de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18321
Resumo: Em 2017, o Palácio Nacional de Mafra celebra 300 anos. Pela sua relevância como monumento nacional e símbolo da História de Portugal, distingue-se culturalmente como um destino de excelência. A sua ligação ao romance de José Saramago, «Memorial do Convento», assim como o seu incontornável valor patrimonial, contribuíram como elementos fundamentais para a determinação do presente estudo, que visa analisar os atributos da imagem de marca do Palácio pelos traços das associações de memória percecionados pelos visitantes. É com este propósito, no âmbito do turismo cultural e literário, que a nossa investigação levou a efeito esta pesquisa através da netnografia e da análise de conteúdo com base no modelo de associações de memória da imagem de marca de Keller, trabalhando com os comentários recolhidos no site TripAdvisor entre setembro de 2015 e outubro de 2016. Os principais resultados do tipo e da natureza das associações são positivos, fortes e, na sua maioria, favoráveis. Apesar da existência de pontos fracos e desfavoráveis – expectáveis –, existe também um leque de opiniões mistas. Com base nos resultados, são apresentadas propostas para a gestão da imagem de marca e dos meios de comunicação do Palácio Nacional de Mafra como local de atração turística do ponto de vista cultural e literário.
id RCAP_26caead9d0c955eb29c8b0985dc0fe6c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18321
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de MarcaTurismo CulturalTurismo literárioNetnografiaAnálise de conteúdoAssociações de memóriaImagem de marcaPalácio Nacional de MafraJosé SaramagoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEm 2017, o Palácio Nacional de Mafra celebra 300 anos. Pela sua relevância como monumento nacional e símbolo da História de Portugal, distingue-se culturalmente como um destino de excelência. A sua ligação ao romance de José Saramago, «Memorial do Convento», assim como o seu incontornável valor patrimonial, contribuíram como elementos fundamentais para a determinação do presente estudo, que visa analisar os atributos da imagem de marca do Palácio pelos traços das associações de memória percecionados pelos visitantes. É com este propósito, no âmbito do turismo cultural e literário, que a nossa investigação levou a efeito esta pesquisa através da netnografia e da análise de conteúdo com base no modelo de associações de memória da imagem de marca de Keller, trabalhando com os comentários recolhidos no site TripAdvisor entre setembro de 2015 e outubro de 2016. Os principais resultados do tipo e da natureza das associações são positivos, fortes e, na sua maioria, favoráveis. Apesar da existência de pontos fracos e desfavoráveis – expectáveis –, existe também um leque de opiniões mistas. Com base nos resultados, são apresentadas propostas para a gestão da imagem de marca e dos meios de comunicação do Palácio Nacional de Mafra como local de atração turística do ponto de vista cultural e literário.Oliveira, MarceloLeal, Maria do CarmoRepositório ComumFaria, Fernando Edgar Correia de2017-05-10T15:19:14Z2017-04-262017-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18321TID:201695332porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:03.898080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de Marca
title Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de Marca
spellingShingle Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de Marca
Faria, Fernando Edgar Correia de
Turismo Cultural
Turismo literário
Netnografia
Análise de conteúdo
Associações de memória
Imagem de marca
Palácio Nacional de Mafra
José Saramago
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de Marca
title_full Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de Marca
title_fullStr Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de Marca
title_full_unstemmed Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de Marca
title_sort Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de Marca
author Faria, Fernando Edgar Correia de
author_facet Faria, Fernando Edgar Correia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Marcelo
Leal, Maria do Carmo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Fernando Edgar Correia de
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo Cultural
Turismo literário
Netnografia
Análise de conteúdo
Associações de memória
Imagem de marca
Palácio Nacional de Mafra
José Saramago
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Turismo Cultural
Turismo literário
Netnografia
Análise de conteúdo
Associações de memória
Imagem de marca
Palácio Nacional de Mafra
José Saramago
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Em 2017, o Palácio Nacional de Mafra celebra 300 anos. Pela sua relevância como monumento nacional e símbolo da História de Portugal, distingue-se culturalmente como um destino de excelência. A sua ligação ao romance de José Saramago, «Memorial do Convento», assim como o seu incontornável valor patrimonial, contribuíram como elementos fundamentais para a determinação do presente estudo, que visa analisar os atributos da imagem de marca do Palácio pelos traços das associações de memória percecionados pelos visitantes. É com este propósito, no âmbito do turismo cultural e literário, que a nossa investigação levou a efeito esta pesquisa através da netnografia e da análise de conteúdo com base no modelo de associações de memória da imagem de marca de Keller, trabalhando com os comentários recolhidos no site TripAdvisor entre setembro de 2015 e outubro de 2016. Os principais resultados do tipo e da natureza das associações são positivos, fortes e, na sua maioria, favoráveis. Apesar da existência de pontos fracos e desfavoráveis – expectáveis –, existe também um leque de opiniões mistas. Com base nos resultados, são apresentadas propostas para a gestão da imagem de marca e dos meios de comunicação do Palácio Nacional de Mafra como local de atração turística do ponto de vista cultural e literário.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-10T15:19:14Z
2017-04-26
2017-04-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18321
TID:201695332
url http://hdl.handle.net/10400.26/18321
identifier_str_mv TID:201695332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135487316721664