A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: António, Maria Manuela Machado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18666
Resumo: A Fundação José Saramago tem a sua sede na Casa dos Bicos, em Lisboa. Este edifício, inserido num dos bairros históricos de Lisboa – Alfama – encontra-se classificado como monumento nacional. A FJS tem como objetivo promover o estudo da obra literária do seu fundador, bem como preservar o seu espólio, perpetuando assim a memória do escritor José Saramago. Considerado como um dos expoentes máximos da literatura portuguesa, José Saramago tem inúmeras obras publicadas e traduzidas em várias línguas. O relevante interesse histórico do edifício e a função que desempenha atualmente, ou seja, a divulgação da vida e obra do escritor, foram elementos fundamentais para a determinação do presente estudo, que se propõe analisar os atributos da imagem de marca da Fundação José Saramago através dos traços das associações de memória revelados pelos visitantes. É com este propósito, no âmbito do turismo cultural e literário, que a nossa investigação levou a efeito uma análise netnográfica com base no modelo de associações de memória da imagem de marca de Keller, trabalhando com os comentários recolhidos no site TripAdvisor entre março de 2013 e novembro de 2016. Os principais resultados do tipo e da natureza das associações são positivos, fortes e, na sua maioria, favoráveis. Apesar da existência de pontos fracos e desfavoráveis – expectáveis – existe também um leque de opiniões mistas. Com base nos resultados, são apresentadas propostas para a gestão da imagem de marca, bem como estratégias de comunicação a desenvolver, para que a Fundação José Saramago seja considerada como um local de atração turística do ponto de vista cultural e literário, conseguindo fidelizar os turistas ao destino.
id RCAP_0831dc3c71fbc936e1d9bd91ef07c257
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18666
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise NetnográficaTurismo culturalTurismo literárioNetnografiaAnálise de conteúdoAssociações de memóriaImagem de marcaFundação José SaramagoCasa dos BicosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA Fundação José Saramago tem a sua sede na Casa dos Bicos, em Lisboa. Este edifício, inserido num dos bairros históricos de Lisboa – Alfama – encontra-se classificado como monumento nacional. A FJS tem como objetivo promover o estudo da obra literária do seu fundador, bem como preservar o seu espólio, perpetuando assim a memória do escritor José Saramago. Considerado como um dos expoentes máximos da literatura portuguesa, José Saramago tem inúmeras obras publicadas e traduzidas em várias línguas. O relevante interesse histórico do edifício e a função que desempenha atualmente, ou seja, a divulgação da vida e obra do escritor, foram elementos fundamentais para a determinação do presente estudo, que se propõe analisar os atributos da imagem de marca da Fundação José Saramago através dos traços das associações de memória revelados pelos visitantes. É com este propósito, no âmbito do turismo cultural e literário, que a nossa investigação levou a efeito uma análise netnográfica com base no modelo de associações de memória da imagem de marca de Keller, trabalhando com os comentários recolhidos no site TripAdvisor entre março de 2013 e novembro de 2016. Os principais resultados do tipo e da natureza das associações são positivos, fortes e, na sua maioria, favoráveis. Apesar da existência de pontos fracos e desfavoráveis – expectáveis – existe também um leque de opiniões mistas. Com base nos resultados, são apresentadas propostas para a gestão da imagem de marca, bem como estratégias de comunicação a desenvolver, para que a Fundação José Saramago seja considerada como um local de atração turística do ponto de vista cultural e literário, conseguindo fidelizar os turistas ao destino.Oliveira, MarceloRepositório ComumAntónio, Maria Manuela Machado2017-07-21T18:34:35Z2017-07-182017-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18666TID:201719509porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:04.757451Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográfica
title A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográfica
spellingShingle A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográfica
António, Maria Manuela Machado
Turismo cultural
Turismo literário
Netnografia
Análise de conteúdo
Associações de memória
Imagem de marca
Fundação José Saramago
Casa dos Bicos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográfica
title_full A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográfica
title_fullStr A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográfica
title_full_unstemmed A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográfica
title_sort A imagem de Marca da Fundação José Saramago e a sua Articulação com o Turismo Literário: Uma Análise Netnográfica
author António, Maria Manuela Machado
author_facet António, Maria Manuela Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Marcelo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv António, Maria Manuela Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo cultural
Turismo literário
Netnografia
Análise de conteúdo
Associações de memória
Imagem de marca
Fundação José Saramago
Casa dos Bicos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Turismo cultural
Turismo literário
Netnografia
Análise de conteúdo
Associações de memória
Imagem de marca
Fundação José Saramago
Casa dos Bicos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A Fundação José Saramago tem a sua sede na Casa dos Bicos, em Lisboa. Este edifício, inserido num dos bairros históricos de Lisboa – Alfama – encontra-se classificado como monumento nacional. A FJS tem como objetivo promover o estudo da obra literária do seu fundador, bem como preservar o seu espólio, perpetuando assim a memória do escritor José Saramago. Considerado como um dos expoentes máximos da literatura portuguesa, José Saramago tem inúmeras obras publicadas e traduzidas em várias línguas. O relevante interesse histórico do edifício e a função que desempenha atualmente, ou seja, a divulgação da vida e obra do escritor, foram elementos fundamentais para a determinação do presente estudo, que se propõe analisar os atributos da imagem de marca da Fundação José Saramago através dos traços das associações de memória revelados pelos visitantes. É com este propósito, no âmbito do turismo cultural e literário, que a nossa investigação levou a efeito uma análise netnográfica com base no modelo de associações de memória da imagem de marca de Keller, trabalhando com os comentários recolhidos no site TripAdvisor entre março de 2013 e novembro de 2016. Os principais resultados do tipo e da natureza das associações são positivos, fortes e, na sua maioria, favoráveis. Apesar da existência de pontos fracos e desfavoráveis – expectáveis – existe também um leque de opiniões mistas. Com base nos resultados, são apresentadas propostas para a gestão da imagem de marca, bem como estratégias de comunicação a desenvolver, para que a Fundação José Saramago seja considerada como um local de atração turística do ponto de vista cultural e literário, conseguindo fidelizar os turistas ao destino.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-21T18:34:35Z
2017-07-18
2017-07-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18666
TID:201719509
url http://hdl.handle.net/10400.26/18666
identifier_str_mv TID:201719509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135488292945920