Reforço da consciência de grupo através da prática de corpo de baile no 4º e 5º ano da Escola de Dança Ana Mangericão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Susana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14072
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Dança.
id RCAP_26e05909c887818b4876732a231132b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14072
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reforço da consciência de grupo através da prática de corpo de baile no 4º e 5º ano da Escola de Dança Ana MangericãoCorpo de baileRelações interpessoaisConsciência de grupoCorps de balletInterpersonal relationshipsGroup awarenessRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Dança.O objetivo do estágio foi a prática pedagógica de corpo de baile, na área do repertório clássico, e através desta, pretendeu-se reforçar o conceito de consciência de grupo do público-alvo. Mais concretamente, pretendeu-se determinar de que forma a prática pedagógica de corpo de baile, nomeadamente através da aprendizagem de um excerto do 2º ato do bailado Giselle, pode interferir nas relações interpessoais do público-alvo, e particularmente no reforço do trabalho desenvolvido em conjunto. Propôs-se utilizar o trabalho de grupo para promover o desenvolvimento de diversos elementos técnicos e artísticos (como a fluidez, a respiração, a musicalidade, a coordenação, a projeção e dinâmica do movimento), como veículo para a promoção da qualidade do movimento executado em conjunto. A metodologia utilizada para a análise e apresentação dos resultados do relatório foi a investigação-ação qualitativa, com a aplicação de diversos instrumentos de recolha de dados como a tabela de observação, diário de bordo, questionário, e recolha de registos audiovisuais. Através da análise reflexiva concluiu-se que o trabalho desenvolvido nas danças de conjunto, nomeadamente nas danças de corpo de baile, contribuiu para o reforço da consciência de grupo e para o desenvolvimento das relações interpessoais, ao promover e desenvolver a autonomia, a confiança, a interajuda, a cooperação, a colaboração e o respeito pelo próximo. Estes são elementos importantes na formação de jovens adolescentes, e particularmente de alunos do Ensino Artístico Especializado em dança, proporcionando a integração e o bem estar num futuro profissional de sucesso.ABSTRACT -This internship report is part of the Internship curricular units I and II, integrated in the master’s course in Dance Teaching – 9th Edition, at the Escola Superior de Dança of the Instituto Politécnico in Lisbon. The internship was developed during the 2020/2021 school year, at the cooperating school Escola de Dança Ana Mangericão, and the target audience was students from the 4th and 5th years of Specialized Artistic Education. The objective of the internship was the pedagogical practice of corps de ballet, within the classical repertoire, and through this, it was intended to reinforce the concept of group awareness among the target audience. More specifically, it was intended to determine how the pedagogical practice of corps de ballet, namely through learning an excerpt from the 2nd act of the ballet Giselle, can interfere in the target audience`s interpersonal relationships, and particularly in the reinforcement of the work developed together. It was proposed to use group work to promote the development of various technical and artistic elements (such as fluidity, breathing, musicality, coordination, projection, and movement dynamics), as a vehicle for promoting the quality of the movement performed together. The methodology used for the analysis and presentation of the results of the report was qualitative action research, with the application of various data collection instruments such as the observation table, logbook, questionnaire, and collection of audio-visual records. Through reflective analysis, it was concluded that the work developed in ensemble dances, namely in corps de ballet, contributed to the reinforcement of group awareness and to the development of interpersonal relationships, by promoting and developing autonomy, trust, mutual help, cooperation, collaboration, and respect for others. These are important elements in the education of young teenagers, and particularly students of Specialized Artistic Education in dance, providing integration and well-being in a successful professional future.Instituto Politécnico de LisboaEscola Superior de DançaGraça, CristinaRCIPLMatos, Susana2021-12-20T11:51:46Z2021-11-302021-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14072TID:202885968porMatos, S.(2021) Reforço da consciência de grupo através da prática de corpo de baile no 4º e 5º ano da Escola de Dança Ana Mangericão (Dissertação de Mestrado). Escola Superior de Dançainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:56.646753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reforço da consciência de grupo através da prática de corpo de baile no 4º e 5º ano da Escola de Dança Ana Mangericão
title Reforço da consciência de grupo através da prática de corpo de baile no 4º e 5º ano da Escola de Dança Ana Mangericão
spellingShingle Reforço da consciência de grupo através da prática de corpo de baile no 4º e 5º ano da Escola de Dança Ana Mangericão
Matos, Susana
Corpo de baile
Relações interpessoais
Consciência de grupo
Corps de ballet
Interpersonal relationships
Group awareness
title_short Reforço da consciência de grupo através da prática de corpo de baile no 4º e 5º ano da Escola de Dança Ana Mangericão
title_full Reforço da consciência de grupo através da prática de corpo de baile no 4º e 5º ano da Escola de Dança Ana Mangericão
title_fullStr Reforço da consciência de grupo através da prática de corpo de baile no 4º e 5º ano da Escola de Dança Ana Mangericão
title_full_unstemmed Reforço da consciência de grupo através da prática de corpo de baile no 4º e 5º ano da Escola de Dança Ana Mangericão
title_sort Reforço da consciência de grupo através da prática de corpo de baile no 4º e 5º ano da Escola de Dança Ana Mangericão
author Matos, Susana
author_facet Matos, Susana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Graça, Cristina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo de baile
Relações interpessoais
Consciência de grupo
Corps de ballet
Interpersonal relationships
Group awareness
topic Corpo de baile
Relações interpessoais
Consciência de grupo
Corps de ballet
Interpersonal relationships
Group awareness
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Dança.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20T11:51:46Z
2021-11-30
2021-11-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14072
TID:202885968
url http://hdl.handle.net/10400.21/14072
identifier_str_mv TID:202885968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Matos, S.(2021) Reforço da consciência de grupo através da prática de corpo de baile no 4º e 5º ano da Escola de Dança Ana Mangericão (Dissertação de Mestrado). Escola Superior de Dança
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Dança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133490899320832