O contributo do trabalho de grupo e do trabalho a pares para o desenvolvimento de relações interpessoais de cooperação entre alunos do 1.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Raquel Filipa Cunha Jacinto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12977
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling O contributo do trabalho de grupo e do trabalho a pares para o desenvolvimento de relações interpessoais de cooperação entre alunos do 1.º ano de escolaridadeCooperaçãoRelações interpessoaisTrabalho de grupoCooperationInterpersonal relationshipsGroup workRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrante do 2.º ano do curso de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. O relatório encontra-se dividido em duas partes: a primeira parte, na qual é realizada a análise crítica reflexiva da prática de ensino supervisionada de 2.º ciclo, e a segunda parte, apresentando o estudo empírico desenvolvido para o 1.º ciclo. A escolha do tema relaciona-se com a importância da cooperação em sala de aula. Procura-se então investigar se o trabalho de grupo e de pares permite desenvolver as relações interpessoais em sala de aula. Através das relações interpessoais, os alunos conseguem adequar os seus comportamentos em contextos de cooperação com outros, conseguindo, desta forma, trabalhar em equipa. Assim, foram estruturados dois objetivos de estudo: a) identificar estratégias e atividades a desenvolver em sala de aula que promovam o desenvolvimento de processos de cooperação entre os alunos; e b) observar se a realização de trabalhos de grupo e a pares constituem estratégias facilitadoras do desenvolvimento de relações interpessoais e de cooperação entre os alunos. O estudo é de natureza qualitativa, recorrendo a metodologia de investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados, é utilizada a observação direta participante, utilizando grelhas de registo de observação, notas de campo, analise documental às produções dos alunos e aos documentos fornecidos pela escola e ainda a realização de uma entrevista semiestruturada à professora cooperante. Como conclusão, é importante realçar que é através das relações que as crianças estabelecem entre si que conseguem desenvolver a cooperação, pois não é possível cooperar sem interagir com outros. A escola deve então promover aspetos para que as crianças consigam trabalhar cooperativamente.ABSTRACT The present report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice II Curricular Unit, in the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd CBE. This report is divided into two parts: the first part, in which the reflexive critical analysis of supervised teaching of the 2nd CBE takes place; and the second part, where the developed empirical study of the 1st CBE is presented. The choice of the theme relates to the importance of cooperation in the classroom. One seeks to investigate whether group and peer work allows the development of interpersonal relationships in the classroom. Through interpersonal relationships, students are able to adapt their behavior in contexts of cooperation with others, thus being able to work as a team. Consequently, two study objectives were structured: a) identify strategies and activities to be developed in the classroom that promote the development of cooperation processes amongst students; and b) observe whether the performance of group and peer work are strategies that facilitate the development of interpersonal relationships and cooperation between students. The study is of a qualitative nature, using the action-research methodology. As data collection techniques, direct participant observation is used, utilizing observation record grids, field notes, documentary analysis of students' productions and documents provided by the school, and a semi-structured interview with the cooperating teacher. In conclusion, it is important to emphasize that it is through the relationships that children establish with each other that they are able to develop cooperation, as it is not possible to cooperate without interacting with others. The school must then promote aspects so that children can work cooperatively.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaMadureira, IsabelRCIPLOliveira, Raquel Filipa Cunha Jacinto2021-02-26T12:34:08Z2020-07-092020-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12977TID:202628981porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:00.388756Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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