Qualidade dos serviços, satisfação e intenção de recompra : estudo dos adeptos que vão ao estádio pelas casas do Benfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcobia, Luís Filipe da Graça
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11988
Resumo: Este estudo pretende aferir a relação entre a qualidade de serviço, a satisfação e a intenção de recompra. Foram recolhidos 377 questionários de associados das casas do Benfica, que se deslocaram ao estádio para assistir ao jogo Benfica vs Marítimo, realizado em 23 de Maio de 2015. Posteriormente, os dados foram tratados no programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS 20.0 for Windows). Foi utilizada a estatística descritiva seguida de uma análise de consistência interna, por último realizou-se uma análise de regressão linear, para analisar as relações entre as dimensões. Verificou-se que os fatores da qualidade de serviço ajudam a explicar a satisfação com as casas do Benfica, a satisfação com o jogo e a intenção de recompra, nomeadamente o peso da qualidade do acesso e o atendimento das casas do Benfica. Também os fatores inerentes à satisfação ajudam a entender a intenção de recompra, sendo a satisfação com o jogo o fator com maior impacto na intenção de recompra. Verifica-se a importância das interações na satisfação e na intenção de recompra, bem como a importância dos resultados desportivos na satisfação dos inquiridos.
id RCAP_26e93424d343695b9a391fc9b708cf22
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11988
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade dos serviços, satisfação e intenção de recompra : estudo dos adeptos que vão ao estádio pelas casas do BenficaQualidade de serviçosSatisfaçãoIntenção de recompraCasas do BenficaSport Lisboa e BenficaQualidade do jogoEspectadoresClubeMarketingGestãoService qualitySatisfactionRepurchase intentionBenfica housesGame qualityAudienceClubManagementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaEste estudo pretende aferir a relação entre a qualidade de serviço, a satisfação e a intenção de recompra. Foram recolhidos 377 questionários de associados das casas do Benfica, que se deslocaram ao estádio para assistir ao jogo Benfica vs Marítimo, realizado em 23 de Maio de 2015. Posteriormente, os dados foram tratados no programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS 20.0 for Windows). Foi utilizada a estatística descritiva seguida de uma análise de consistência interna, por último realizou-se uma análise de regressão linear, para analisar as relações entre as dimensões. Verificou-se que os fatores da qualidade de serviço ajudam a explicar a satisfação com as casas do Benfica, a satisfação com o jogo e a intenção de recompra, nomeadamente o peso da qualidade do acesso e o atendimento das casas do Benfica. Também os fatores inerentes à satisfação ajudam a entender a intenção de recompra, sendo a satisfação com o jogo o fator com maior impacto na intenção de recompra. Verifica-se a importância das interações na satisfação e na intenção de recompra, bem como a importância dos resultados desportivos na satisfação dos inquiridos.This study aims to assess the relationship between the service quality, satisfaction and repurchase intention. In order to identify this relationship, 377 surveys were collected. This surveys were completed by members of casas do Benfica – Benfica Houses – who went to Estádio da Luz – Benfica Stadium - to watch the game Benfica vs Marítimo , held on 23rd May 2015. Subsequently, the collected data was analysed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS 20.0 for Windows). The descriptive statistics was used, followed by an internal consistency analysis. Finally, a linear regression analysis was carried out, in order to analise the relationship between the dimensions. Thus, it was found that the service quality factors help to explain satisfaction with casas do Benfica, the game satisfaction and the repurchase intention, namely the quality access weight and treatment of casas do Benfica. The inherent factors in satisfaction also help to understand the repurchase intention, in which the game satisfaction is the factor with the greatest impact on repurchase intention. Hence, it is possible to verify the importance of interactions in satisfaction and repurchase intention, as well as the sports results importance in the satisfaction of respondents.Correia, Abel Hermínio LourençoRepositório da Universidade de LisboaAlcobia, Luís Filipe da Graça2016-08-23T12:41:11Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11988TID:201224143porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:12Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:12.015578Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade dos serviços, satisfação e intenção de recompra : estudo dos adeptos que vão ao estádio pelas casas do Benfica
title Qualidade dos serviços, satisfação e intenção de recompra : estudo dos adeptos que vão ao estádio pelas casas do Benfica
spellingShingle Qualidade dos serviços, satisfação e intenção de recompra : estudo dos adeptos que vão ao estádio pelas casas do Benfica
Alcobia, Luís Filipe da Graça
Qualidade de serviços
Satisfação
Intenção de recompra
Casas do Benfica
Sport Lisboa e Benfica
Qualidade do jogo
Espectadores
Clube
Marketing
Gestão
Service quality
Satisfaction
Repurchase intention
Benfica houses
Game quality
Audience
Club
Management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Qualidade dos serviços, satisfação e intenção de recompra : estudo dos adeptos que vão ao estádio pelas casas do Benfica
title_full Qualidade dos serviços, satisfação e intenção de recompra : estudo dos adeptos que vão ao estádio pelas casas do Benfica
title_fullStr Qualidade dos serviços, satisfação e intenção de recompra : estudo dos adeptos que vão ao estádio pelas casas do Benfica
title_full_unstemmed Qualidade dos serviços, satisfação e intenção de recompra : estudo dos adeptos que vão ao estádio pelas casas do Benfica
title_sort Qualidade dos serviços, satisfação e intenção de recompra : estudo dos adeptos que vão ao estádio pelas casas do Benfica
author Alcobia, Luís Filipe da Graça
author_facet Alcobia, Luís Filipe da Graça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Abel Hermínio Lourenço
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alcobia, Luís Filipe da Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de serviços
Satisfação
Intenção de recompra
Casas do Benfica
Sport Lisboa e Benfica
Qualidade do jogo
Espectadores
Clube
Marketing
Gestão
Service quality
Satisfaction
Repurchase intention
Benfica houses
Game quality
Audience
Club
Management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Qualidade de serviços
Satisfação
Intenção de recompra
Casas do Benfica
Sport Lisboa e Benfica
Qualidade do jogo
Espectadores
Clube
Marketing
Gestão
Service quality
Satisfaction
Repurchase intention
Benfica houses
Game quality
Audience
Club
Management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Este estudo pretende aferir a relação entre a qualidade de serviço, a satisfação e a intenção de recompra. Foram recolhidos 377 questionários de associados das casas do Benfica, que se deslocaram ao estádio para assistir ao jogo Benfica vs Marítimo, realizado em 23 de Maio de 2015. Posteriormente, os dados foram tratados no programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS 20.0 for Windows). Foi utilizada a estatística descritiva seguida de uma análise de consistência interna, por último realizou-se uma análise de regressão linear, para analisar as relações entre as dimensões. Verificou-se que os fatores da qualidade de serviço ajudam a explicar a satisfação com as casas do Benfica, a satisfação com o jogo e a intenção de recompra, nomeadamente o peso da qualidade do acesso e o atendimento das casas do Benfica. Também os fatores inerentes à satisfação ajudam a entender a intenção de recompra, sendo a satisfação com o jogo o fator com maior impacto na intenção de recompra. Verifica-se a importância das interações na satisfação e na intenção de recompra, bem como a importância dos resultados desportivos na satisfação dos inquiridos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-23T12:41:11Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11988
TID:201224143
url http://hdl.handle.net/10400.5/11988
identifier_str_mv TID:201224143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131067351826432