Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma H do 7º ano, no ano letivo 2018/2019. A visão da (in)disciplina de alunos e respetivos professores de uma turma do ensino básico: Estudo de Caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarabando, Pedro Miguel Neves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93483
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_26f1b0fac2ff1655c7a691a2a6535689
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93483
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma H do 7º ano, no ano letivo 2018/2019. A visão da (in)disciplina de alunos e respetivos professores de uma turma do ensino básico: Estudo de CasoPedagogical Intership Report developed with class H of the 7th grade in Escola Básica nº2 de São Bernardo. The (in)discipline view of student and respective teachers in a basic education: Case StudyEstágio PedagógicoEducação FísicaIntervenção PedagógicaIndisciplinaPedagogic InterventionIndisciplineTeacher TrainingPysical EducationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO Estágio Pedagógico é a última etapa do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, elemento imprescindível para uma visão profissional. A presente etapa foi desenvolvida na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma H do 7º ano de escolaridade. O Relatório de Estágio descreve as experiências vivenciadas ao longo do Estágio Pedagógico e visa uma reflexão sobre a nossa intervenção pedagógica. O conteúdo está dividido em quatro dimensões: área 1- atividades de ensino aprendizagem; área 2- atividades de organização e gestão escolar; área 3- projeto e parcerias educativas e por fim, a área 4- atitude ético-profissional. Para além destas dimensões, aprofundamos o nosso tema problema, onde é realizado um estudo de caso que tem como principal como objetivo entender como é vista a indisciplina entre os alunos e os professores da mesma turma. Pretendemos compreender as visões dos intervenientes e analisar se vai num sentido divergente ou convergente. De uma forma minuciosa, procuramos perceber que razões estão por trás destas ações encontrar em diferentes disciplinas, conhecer o que os professores e alunos pensam sobre este conceito, identificar as causas e que tipo de estratégias usam os docentes para controlar os alunos. Ao longo do ano letivo, demos primazia ao Estágio Pedagógico, com o propósito de melhorarmos a cada dia, concluindo o ano letivo como um docente mais competente. Este Estágio permitiu-nos adquirir mais conhecimentos e competências, através de críticas construtivas e feedbacks constantes acerca da nossa intervenção pedagógica, bem como do aprofundamento dos conhecimentos por meio da literatura técnico-científica disponível. Através duma evolução gradual, superámos os objetivos e as nossas fragilidades que foram definidas inicialmente.The teacher training is the last stage of master's degree in Teaching Physical Education in Elementary and Secondary Education, an essential element for a professional vision. This stage was developed with class H of the 7th grade in Escola Básica nº2 de São Bernardo. Throughout the year of pedagogical internship, trainees, apply the knowledge acquired, in a situation of real education, accompanying a class throughout the school year, under the supervision of two pedagogical advisors, one in school and another one in college.The Internship Report describes the experiences lived during the Pedagogical Internship and aims at a reflection on the pedagogical intervention. The content is divided into four dimensions: area 1- teaching learning activities; area 2-activities of school organization and management; area 3- project and educational partnerships and finally area 4- ethical-professional attitude. Beyond these dimensions, to deepen our theme problem, where a case study is conducted whose main objective is to understand how an indiscipline is seen between students and teachers in the same class. We want to understand how views of participants and will analyze whether a divergent or convergent direction. In a thorough way, we try to understand the reasons why these actions are in different disciplines, to know what teachers and students think about this concept, to identify how the causes and the type of use that teachers use to control the students. Throughout the school year, we gave priority to the pedagogical internship, with the purpose of improving each day, concluding the school year as a more competent teacher. This internship allowed us to acquire more knowledge and skills, through constructive criticism and constant feedback about our pedagogical intervention, as well as the deepening of knowledge trough the available technical-scientific literature. Through a gradual evolution, we have overcome the objectives and our weaknesses that were initially defined.2019-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93483http://hdl.handle.net/10316/93483TID:202673677porSarabando, Pedro Miguel Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:49:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:24.506002Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma H do 7º ano, no ano letivo 2018/2019. A visão da (in)disciplina de alunos e respetivos professores de uma turma do ensino básico: Estudo de Caso
Pedagogical Intership Report developed with class H of the 7th grade in Escola Básica nº2 de São Bernardo. The (in)discipline view of student and respective teachers in a basic education: Case Study
title Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma H do 7º ano, no ano letivo 2018/2019. A visão da (in)disciplina de alunos e respetivos professores de uma turma do ensino básico: Estudo de Caso
spellingShingle Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma H do 7º ano, no ano letivo 2018/2019. A visão da (in)disciplina de alunos e respetivos professores de uma turma do ensino básico: Estudo de Caso
Sarabando, Pedro Miguel Neves
Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Indisciplina
Pedagogic Intervention
Indiscipline
Teacher Training
Pysical Education
title_short Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma H do 7º ano, no ano letivo 2018/2019. A visão da (in)disciplina de alunos e respetivos professores de uma turma do ensino básico: Estudo de Caso
title_full Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma H do 7º ano, no ano letivo 2018/2019. A visão da (in)disciplina de alunos e respetivos professores de uma turma do ensino básico: Estudo de Caso
title_fullStr Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma H do 7º ano, no ano letivo 2018/2019. A visão da (in)disciplina de alunos e respetivos professores de uma turma do ensino básico: Estudo de Caso
title_full_unstemmed Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma H do 7º ano, no ano letivo 2018/2019. A visão da (in)disciplina de alunos e respetivos professores de uma turma do ensino básico: Estudo de Caso
title_sort Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma H do 7º ano, no ano letivo 2018/2019. A visão da (in)disciplina de alunos e respetivos professores de uma turma do ensino básico: Estudo de Caso
author Sarabando, Pedro Miguel Neves
author_facet Sarabando, Pedro Miguel Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarabando, Pedro Miguel Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Indisciplina
Pedagogic Intervention
Indiscipline
Teacher Training
Pysical Education
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Indisciplina
Pedagogic Intervention
Indiscipline
Teacher Training
Pysical Education
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93483
http://hdl.handle.net/10316/93483
TID:202673677
url http://hdl.handle.net/10316/93483
identifier_str_mv TID:202673677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019939467264