A docência em EAD e o papel do e-tutor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/52175 |
Resumo: | A educação a distância (EAD) tem ampliado sua participação no cenário mundial por estar sintonizada ao ritmo e dinâmica do mundo global, fazendo com que o espaço de atuação do e-tutor torne-se ainda mais importante. O presente trabalho faz parte da Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho e tem como propósito apresentar as estratégias de investigação e as bases de reflexão norteadoras do estudo sobre a função pedagógica do e-tutor, valorizando o olhar que este tem sobre si mesmo enquanto educador e promotor da aprendizagem significativa e emancipatória, trazendo como campo de investigação as Instituições de Ensino Superior (IES) vinculadas ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Estado do Ceará. |
id |
RCAP_26f4d10c78f47d168c523d7315ea6a7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52175 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A docência em EAD e o papel do e-tutorEducação a distânciaEducação superiore-tutorComunicação onlineDistance educationHigher educationOnline communicationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA educação a distância (EAD) tem ampliado sua participação no cenário mundial por estar sintonizada ao ritmo e dinâmica do mundo global, fazendo com que o espaço de atuação do e-tutor torne-se ainda mais importante. O presente trabalho faz parte da Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho e tem como propósito apresentar as estratégias de investigação e as bases de reflexão norteadoras do estudo sobre a função pedagógica do e-tutor, valorizando o olhar que este tem sobre si mesmo enquanto educador e promotor da aprendizagem significativa e emancipatória, trazendo como campo de investigação as Instituições de Ensino Superior (IES) vinculadas ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Estado do Ceará.The distance education (EAD) has increased its share in the world scenario for being connected with the rhythm and dynamics of the global world, enabling the e-tutor to have their performance even more important. This work is part of the PhD thesis in Educational Sciences, specialization in Educational Technology from the Universidade do Minho and aims to present the research strategies and the reflecting bases that guide the study on the e-tutor’s pedagogical function, valuing the look that they have on themselves as an educator and promoter of meaningful and emancipatory learning, bringing as research field the Higher Education Institutions linked to the Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) in the State of Ceará-Brazil.Agradecimento à FCT pelo apoio concedido no âmbito da Bolsa de Investigação contemplada pelo Programa de Doutoramento FCT - Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoCorrêa, Ana Perpétua EllerySilva, Bento Duarte2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/52175porCorrea, Ana & Silva, Bento (2015). A docência em EAD e o papel do e-tutor.Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. Vol. Extr., No. 13., pp. 220-2232386-741810.17979/reipe.2015.0.13.669http://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/view/57/showTocinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:20:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:39.726969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A docência em EAD e o papel do e-tutor |
title |
A docência em EAD e o papel do e-tutor |
spellingShingle |
A docência em EAD e o papel do e-tutor Corrêa, Ana Perpétua Ellery Educação a distância Educação superior e-tutor Comunicação online Distance education Higher education Online communication Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A docência em EAD e o papel do e-tutor |
title_full |
A docência em EAD e o papel do e-tutor |
title_fullStr |
A docência em EAD e o papel do e-tutor |
title_full_unstemmed |
A docência em EAD e o papel do e-tutor |
title_sort |
A docência em EAD e o papel do e-tutor |
author |
Corrêa, Ana Perpétua Ellery |
author_facet |
Corrêa, Ana Perpétua Ellery Silva, Bento Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Bento Duarte |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Ana Perpétua Ellery Silva, Bento Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Educação superior e-tutor Comunicação online Distance education Higher education Online communication Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação a distância Educação superior e-tutor Comunicação online Distance education Higher education Online communication Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A educação a distância (EAD) tem ampliado sua participação no cenário mundial por estar sintonizada ao ritmo e dinâmica do mundo global, fazendo com que o espaço de atuação do e-tutor torne-se ainda mais importante. O presente trabalho faz parte da Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho e tem como propósito apresentar as estratégias de investigação e as bases de reflexão norteadoras do estudo sobre a função pedagógica do e-tutor, valorizando o olhar que este tem sobre si mesmo enquanto educador e promotor da aprendizagem significativa e emancipatória, trazendo como campo de investigação as Instituições de Ensino Superior (IES) vinculadas ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Estado do Ceará. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12 2015-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/52175 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/52175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Correa, Ana & Silva, Bento (2015). A docência em EAD e o papel do e-tutor.Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. Vol. Extr., No. 13., pp. 220-223 2386-7418 10.17979/reipe.2015.0.13.669 http://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/view/57/showToc |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132925040525312 |