A docência em EAD e o papel do e-tutor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Ana Perpétua Ellery
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Bento Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/52175
Resumo: A educação a distância (EAD) tem ampliado sua participação no cenário mundial por estar sintonizada ao ritmo e dinâmica do mundo global, fazendo com que o espaço de atuação do e-tutor torne-se ainda mais importante. O presente trabalho faz parte da Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho e tem como propósito apresentar as estratégias de investigação e as bases de reflexão norteadoras do estudo sobre a função pedagógica do e-tutor, valorizando o olhar que este tem sobre si mesmo enquanto educador e promotor da aprendizagem significativa e emancipatória, trazendo como campo de investigação as Instituições de Ensino Superior (IES) vinculadas ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Estado do Ceará.
id RCAP_26f4d10c78f47d168c523d7315ea6a7d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52175
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A docência em EAD e o papel do e-tutorEducação a distânciaEducação superiore-tutorComunicação onlineDistance educationHigher educationOnline communicationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA educação a distância (EAD) tem ampliado sua participação no cenário mundial por estar sintonizada ao ritmo e dinâmica do mundo global, fazendo com que o espaço de atuação do e-tutor torne-se ainda mais importante. O presente trabalho faz parte da Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho e tem como propósito apresentar as estratégias de investigação e as bases de reflexão norteadoras do estudo sobre a função pedagógica do e-tutor, valorizando o olhar que este tem sobre si mesmo enquanto educador e promotor da aprendizagem significativa e emancipatória, trazendo como campo de investigação as Instituições de Ensino Superior (IES) vinculadas ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Estado do Ceará.The distance education (EAD) has increased its share in the world scenario for being connected with the rhythm and dynamics of the global world, enabling the e-tutor to have their performance even more important. This work is part of the PhD thesis in Educational Sciences, specialization in Educational Technology from the Universidade do Minho and aims to present the research strategies and the reflecting bases that guide the study on the e-tutor’s pedagogical function, valuing the look that they have on themselves as an educator and promoter of meaningful and emancipatory learning, bringing as research field the Higher Education Institutions linked to the Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) in the State of Ceará-Brazil.Agradecimento à FCT pelo apoio concedido no âmbito da Bolsa de Investigação contemplada pelo Programa de Doutoramento FCT - Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoCorrêa, Ana Perpétua EllerySilva, Bento Duarte2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/52175porCorrea, Ana & Silva, Bento (2015). A docência em EAD e o papel do e-tutor.Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. Vol. Extr., No. 13., pp. 220-2232386-741810.17979/reipe.2015.0.13.669http://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/view/57/showTocinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:20:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:39.726969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A docência em EAD e o papel do e-tutor
title A docência em EAD e o papel do e-tutor
spellingShingle A docência em EAD e o papel do e-tutor
Corrêa, Ana Perpétua Ellery
Educação a distância
Educação superior
e-tutor
Comunicação online
Distance education
Higher education
Online communication
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A docência em EAD e o papel do e-tutor
title_full A docência em EAD e o papel do e-tutor
title_fullStr A docência em EAD e o papel do e-tutor
title_full_unstemmed A docência em EAD e o papel do e-tutor
title_sort A docência em EAD e o papel do e-tutor
author Corrêa, Ana Perpétua Ellery
author_facet Corrêa, Ana Perpétua Ellery
Silva, Bento Duarte
author_role author
author2 Silva, Bento Duarte
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Ana Perpétua Ellery
Silva, Bento Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Educação superior
e-tutor
Comunicação online
Distance education
Higher education
Online communication
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação a distância
Educação superior
e-tutor
Comunicação online
Distance education
Higher education
Online communication
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A educação a distância (EAD) tem ampliado sua participação no cenário mundial por estar sintonizada ao ritmo e dinâmica do mundo global, fazendo com que o espaço de atuação do e-tutor torne-se ainda mais importante. O presente trabalho faz parte da Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho e tem como propósito apresentar as estratégias de investigação e as bases de reflexão norteadoras do estudo sobre a função pedagógica do e-tutor, valorizando o olhar que este tem sobre si mesmo enquanto educador e promotor da aprendizagem significativa e emancipatória, trazendo como campo de investigação as Instituições de Ensino Superior (IES) vinculadas ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Estado do Ceará.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/52175
url https://hdl.handle.net/1822/52175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Correa, Ana & Silva, Bento (2015). A docência em EAD e o papel do e-tutor.Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. Vol. Extr., No. 13., pp. 220-223
2386-7418
10.17979/reipe.2015.0.13.669
http://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/view/57/showToc
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132925040525312