A componente lúdica na sala de aula como elemento facilitador da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/14371 |
Resumo: | O presente relatório visa, num primeiro capítulo, descrever em que medida a componente lúdica, utilizada em ambiente de sala de aula, pode ser considerada como elemento facilitador da aprendizagem. Para tal, parte-se, para uma abordagem à evolução das metodologias de ensino, sobre qual a importância da comunicação e da aprendizagem por tarefas, bem como à definição de lúdico, analisando-se a sua importância na aquisição e consolidação de conhecimentos. Refere-se ainda o papel do docente e discente na abordagem e aplicação da ludicidade e motivação na realização de atividades. No segundo capítulo, faz-se uma apresentação do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada e num terceiro capítulo faz-se referência à observação e caracterização da turma em que foram lecionadas as aulas práticas. Por fim, no quarto capítulo, apresenta-se e reflete-se sobre as atividades lúdicas que foram desenvolvidas durante o período de lecionação. |
id |
RCAP_26f602067d8df43f61b55c9d4124a0d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/14371 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A componente lúdica na sala de aula como elemento facilitador da aprendizagemLúdicoMotivaçãoAprendizagemRecreationalMotivationLearningO presente relatório visa, num primeiro capítulo, descrever em que medida a componente lúdica, utilizada em ambiente de sala de aula, pode ser considerada como elemento facilitador da aprendizagem. Para tal, parte-se, para uma abordagem à evolução das metodologias de ensino, sobre qual a importância da comunicação e da aprendizagem por tarefas, bem como à definição de lúdico, analisando-se a sua importância na aquisição e consolidação de conhecimentos. Refere-se ainda o papel do docente e discente na abordagem e aplicação da ludicidade e motivação na realização de atividades. No segundo capítulo, faz-se uma apresentação do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada e num terceiro capítulo faz-se referência à observação e caracterização da turma em que foram lecionadas as aulas práticas. Por fim, no quarto capítulo, apresenta-se e reflete-se sobre as atividades lúdicas que foram desenvolvidas durante o período de lecionação.RUNMorais, Célia Cristina Silva de2017-02-01T01:30:20Z2014-092014-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/14371TID:201035960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:49:28Zoai:run.unl.pt:10362/14371Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:21:46.938630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A componente lúdica na sala de aula como elemento facilitador da aprendizagem |
title |
A componente lúdica na sala de aula como elemento facilitador da aprendizagem |
spellingShingle |
A componente lúdica na sala de aula como elemento facilitador da aprendizagem Morais, Célia Cristina Silva de Lúdico Motivação Aprendizagem Recreational Motivation Learning |
title_short |
A componente lúdica na sala de aula como elemento facilitador da aprendizagem |
title_full |
A componente lúdica na sala de aula como elemento facilitador da aprendizagem |
title_fullStr |
A componente lúdica na sala de aula como elemento facilitador da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A componente lúdica na sala de aula como elemento facilitador da aprendizagem |
title_sort |
A componente lúdica na sala de aula como elemento facilitador da aprendizagem |
author |
Morais, Célia Cristina Silva de |
author_facet |
Morais, Célia Cristina Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Célia Cristina Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lúdico Motivação Aprendizagem Recreational Motivation Learning |
topic |
Lúdico Motivação Aprendizagem Recreational Motivation Learning |
description |
O presente relatório visa, num primeiro capítulo, descrever em que medida a componente lúdica, utilizada em ambiente de sala de aula, pode ser considerada como elemento facilitador da aprendizagem. Para tal, parte-se, para uma abordagem à evolução das metodologias de ensino, sobre qual a importância da comunicação e da aprendizagem por tarefas, bem como à definição de lúdico, analisando-se a sua importância na aquisição e consolidação de conhecimentos. Refere-se ainda o papel do docente e discente na abordagem e aplicação da ludicidade e motivação na realização de atividades. No segundo capítulo, faz-se uma apresentação do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada e num terceiro capítulo faz-se referência à observação e caracterização da turma em que foram lecionadas as aulas práticas. Por fim, no quarto capítulo, apresenta-se e reflete-se sobre as atividades lúdicas que foram desenvolvidas durante o período de lecionação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09 2014-09-01T00:00:00Z 2017-02-01T01:30:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/14371 TID:201035960 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/14371 |
identifier_str_mv |
TID:201035960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137858041151488 |