A importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, Eugênia Abrantes de.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13012
Resumo: O Presente estudo teve como relevância o incentivo e a motivação junto aos profissionais dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jose Batista de Sousa, localizada na cidade de Bernardino Batista-PB. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem foi desenvolvido através do estudo de diversos teóricos da área. E a partir deste trabalho procuramos investigar as causas da falta de estimulo e motivação para se trabalhar com um material tao rico e importante como o lúdico. Parti do pressuposto que o processo de interação estabelecido entre aluno/professor/desenvolvimento, possui um maior índice de aprovação quando a criança se identifica com o que esta estudando e o por que. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa explicativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. Desta forma, consideramos ainda que o lúdico e sua importância na sala de aula merecem reflexões aprofundadas, principalmente nos anos iniciais onde se encontra a base do processo educativo e também da formação da criança. Após analise dos dados, chegou-se a conclusão de que os alunos não aprendem de forma lúdica, movidos de um lado pela cultura que institui o ensino tradicional e do outro pela metodologia inadequada com que educadores trabalham o conteúdo.
id UFCG_570a3e84f2e990a666b51d406f67ab99
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13012
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem.The importance of playfulness in the teaching - learning process.LúdicoLudicidade - motivaçãoAtividades lúdicasAprendizagemLudicPlayfulness - motivationPlayful activitiesLearningO Presente estudo teve como relevância o incentivo e a motivação junto aos profissionais dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jose Batista de Sousa, localizada na cidade de Bernardino Batista-PB. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem foi desenvolvido através do estudo de diversos teóricos da área. E a partir deste trabalho procuramos investigar as causas da falta de estimulo e motivação para se trabalhar com um material tao rico e importante como o lúdico. Parti do pressuposto que o processo de interação estabelecido entre aluno/professor/desenvolvimento, possui um maior índice de aprovação quando a criança se identifica com o que esta estudando e o por que. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa explicativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. Desta forma, consideramos ainda que o lúdico e sua importância na sala de aula merecem reflexões aprofundadas, principalmente nos anos iniciais onde se encontra a base do processo educativo e também da formação da criança. Após analise dos dados, chegou-se a conclusão de que os alunos não aprendem de forma lúdica, movidos de um lado pela cultura que institui o ensino tradicional e do outro pela metodologia inadequada com que educadores trabalham o conteúdo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581ABREU, Eugênia Abrantes de.20092020-06-26T13:03:58Z2020-06-262020-06-26T13:03:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13012ABREU, Eugênia Abrantes de. A importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem. 2009. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T17:01:46Zoai:localhost:riufcg/13012Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T17:01:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem.
The importance of playfulness in the teaching - learning process.
title A importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem.
spellingShingle A importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem.
ABREU, Eugênia Abrantes de.
Lúdico
Ludicidade - motivação
Atividades lúdicas
Aprendizagem
Ludic
Playfulness - motivation
Playful activities
Learning
title_short A importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem.
title_full A importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem.
title_fullStr A importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem.
title_full_unstemmed A importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem.
title_sort A importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem.
author ABREU, Eugênia Abrantes de.
author_facet ABREU, Eugênia Abrantes de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv ABREU, Eugênia Abrantes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Ludicidade - motivação
Atividades lúdicas
Aprendizagem
Ludic
Playfulness - motivation
Playful activities
Learning
topic Lúdico
Ludicidade - motivação
Atividades lúdicas
Aprendizagem
Ludic
Playfulness - motivation
Playful activities
Learning
description O Presente estudo teve como relevância o incentivo e a motivação junto aos profissionais dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jose Batista de Sousa, localizada na cidade de Bernardino Batista-PB. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem foi desenvolvido através do estudo de diversos teóricos da área. E a partir deste trabalho procuramos investigar as causas da falta de estimulo e motivação para se trabalhar com um material tao rico e importante como o lúdico. Parti do pressuposto que o processo de interação estabelecido entre aluno/professor/desenvolvimento, possui um maior índice de aprovação quando a criança se identifica com o que esta estudando e o por que. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa explicativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. Desta forma, consideramos ainda que o lúdico e sua importância na sala de aula merecem reflexões aprofundadas, principalmente nos anos iniciais onde se encontra a base do processo educativo e também da formação da criança. Após analise dos dados, chegou-se a conclusão de que os alunos não aprendem de forma lúdica, movidos de um lado pela cultura que institui o ensino tradicional e do outro pela metodologia inadequada com que educadores trabalham o conteúdo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-06-26T13:03:58Z
2020-06-26
2020-06-26T13:03:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13012
ABREU, Eugênia Abrantes de. A importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem. 2009. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13012
identifier_str_mv ABREU, Eugênia Abrantes de. A importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem. 2009. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445165273088