Indisciplina e violência escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Carlos Manuel Leal
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/174
Resumo: O nosso percurso como professores que somos, traz-nos a preocupação acrescida de repensar a problemática da violência e indisciplina escolar que tem vindo a engrossar diariamente nos meios de comunicação em inúmeros países. A violência e indisciplina na escola são um desafio educativo e social, mas ao mesmo tempo científico, político e pragmático. Este desafio repousa talvez sobre a globalização deste fenómeno, que é preocupante, cujos conceitos estão associados à necessidade dos seus membros se regerem por normas que facilitem a integração de qualquer um na organização escolar, em geral. Desde a nossa entrada na vida profissional que percepcionamos com maior clareza a dimensão desta problemática e reconhecemos que a solução se apresenta muito difícil. Várias vezes nos interrogamos até onde vai a nossa culpa nesta questão e de que modo poderemos contribuir para a solucionar, ou pelo menos, minimizar. Apesar de tecermos algumas propostas, quaisquer que sejam as medidas adoptadas, nada muda com a velocidade que desejaríamos, pois num contexto em que o poder económico se assume como valor dominante, dificilmente se conseguirá a curto prazo valorizar a instituição escolar e as mesmas regras, saberes e valores que esta veicula. Neste enquadramento, encontramos o fundamento do nosso estudo e tentaremos entender os diversos factores que originam este fenómeno, causas e estruturas que fomentam a indisciplina e violência escolar, tentando procurar soluções sempre que nos for possível.
id RCAP_2700c435fa3e2bfee4de12c086deaa17
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/174
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Indisciplina e violência escolar.Indisciplina escolarViolência escolarEscolaJovensFamíliaProfessorSupervisãoTMEO nosso percurso como professores que somos, traz-nos a preocupação acrescida de repensar a problemática da violência e indisciplina escolar que tem vindo a engrossar diariamente nos meios de comunicação em inúmeros países. A violência e indisciplina na escola são um desafio educativo e social, mas ao mesmo tempo científico, político e pragmático. Este desafio repousa talvez sobre a globalização deste fenómeno, que é preocupante, cujos conceitos estão associados à necessidade dos seus membros se regerem por normas que facilitem a integração de qualquer um na organização escolar, em geral. Desde a nossa entrada na vida profissional que percepcionamos com maior clareza a dimensão desta problemática e reconhecemos que a solução se apresenta muito difícil. Várias vezes nos interrogamos até onde vai a nossa culpa nesta questão e de que modo poderemos contribuir para a solucionar, ou pelo menos, minimizar. Apesar de tecermos algumas propostas, quaisquer que sejam as medidas adoptadas, nada muda com a velocidade que desejaríamos, pois num contexto em que o poder económico se assume como valor dominante, dificilmente se conseguirá a curto prazo valorizar a instituição escolar e as mesmas regras, saberes e valores que esta veicula. Neste enquadramento, encontramos o fundamento do nosso estudo e tentaremos entender os diversos factores que originam este fenómeno, causas e estruturas que fomentam a indisciplina e violência escolar, tentando procurar soluções sempre que nos for possível.2009-12-09T10:38:16Z2013-08-14T18:00:35Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/174porCota: TME 391Monteiro, Carlos Manuel Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:27ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina e violência escolar.
title Indisciplina e violência escolar.
spellingShingle Indisciplina e violência escolar.
Monteiro, Carlos Manuel Leal
Indisciplina escolar
Violência escolar
Escola
Jovens
Família
Professor
Supervisão
TME
title_short Indisciplina e violência escolar.
title_full Indisciplina e violência escolar.
title_fullStr Indisciplina e violência escolar.
title_full_unstemmed Indisciplina e violência escolar.
title_sort Indisciplina e violência escolar.
author Monteiro, Carlos Manuel Leal
author_facet Monteiro, Carlos Manuel Leal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Carlos Manuel Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina escolar
Violência escolar
Escola
Jovens
Família
Professor
Supervisão
TME
topic Indisciplina escolar
Violência escolar
Escola
Jovens
Família
Professor
Supervisão
TME
description O nosso percurso como professores que somos, traz-nos a preocupação acrescida de repensar a problemática da violência e indisciplina escolar que tem vindo a engrossar diariamente nos meios de comunicação em inúmeros países. A violência e indisciplina na escola são um desafio educativo e social, mas ao mesmo tempo científico, político e pragmático. Este desafio repousa talvez sobre a globalização deste fenómeno, que é preocupante, cujos conceitos estão associados à necessidade dos seus membros se regerem por normas que facilitem a integração de qualquer um na organização escolar, em geral. Desde a nossa entrada na vida profissional que percepcionamos com maior clareza a dimensão desta problemática e reconhecemos que a solução se apresenta muito difícil. Várias vezes nos interrogamos até onde vai a nossa culpa nesta questão e de que modo poderemos contribuir para a solucionar, ou pelo menos, minimizar. Apesar de tecermos algumas propostas, quaisquer que sejam as medidas adoptadas, nada muda com a velocidade que desejaríamos, pois num contexto em que o poder económico se assume como valor dominante, dificilmente se conseguirá a curto prazo valorizar a instituição escolar e as mesmas regras, saberes e valores que esta veicula. Neste enquadramento, encontramos o fundamento do nosso estudo e tentaremos entender os diversos factores que originam este fenómeno, causas e estruturas que fomentam a indisciplina e violência escolar, tentando procurar soluções sempre que nos for possível.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-09T10:38:16Z
2009-01-01T00:00:00Z
2009
2013-08-14T18:00:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/174
url http://hdl.handle.net/11328/174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302546293981184