Representações de encarregados de educação da gravidade de comportamentos indisciplinados dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernando Manuel Videira dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/65
Resumo: O presente estudo teve como objectivo geral analisar as representações de encarregados de educação acerca da gravidade atribuída a dimensões específicas dos comportamentos indisciplinados dos alunos. Especificamente foram colocadas as seguintes questões de estudo: como se distribuem os encarregados de educação dos alunos pela gravidade atribuída a comportamentos indisciplinados, nas suas diferentes dimensões (agressão a professores, falta de assiduidade, agressão a colegas, desobediência, transgressão a regras fora da aula, excessos de linguagem, distracção, transgressão de regras de higiene, transgressão de regras na aula, e transgressão de regras de boas maneiras na aula), em função de específicas variáveis independentes: constituição do agregado familiar, idade, género do encarregado de educação, profissão, habilitações literárias, retenções do aluno, comunicação com o seu educando, conhecimento do regulamento interno da escola, percepção da adequação comportamental do educando, percepção do gosto do educando pela escola, residência, género e tipo de escola (com ou sem secundário). A amostra foi constituida por 428 encarregados de educação, de ambos os sexos, com idades variadas, em escolas do distrito da Guarda. Como instrumentos, foram construídos vários indicadores agregados, constituídos por ítens conforme a literatura revista. A análise dos resultados permitiu observar relações específicas entre as dimensões dos comportamentos indisciplinados e as variáveis independentes, apresentando-se a distribuição dos sujeitos pela gravidade, atribuída aos comportamentos, em consonância com as hipóteses de estudo inicialmente formuladas. Os resultados aproximam-se de estudos prévios, foram interpretados numa perspectiva cognitivo-social e sugerem novas investigações.
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