Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espada, Ana Rita Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9950
Resumo: Este relatório de estágio serve para apresentar o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Universidade de Évora no ano lectivo de 2010-2011. O estágio foi desenvolvido no Centro de Actividade Infantil de Évora, em Creche e jardim-de-infância. O relatório assenta na minha prática tendo diferentes componentes: caracterização da instituição cooperante e dos dois grupos de crianças; a concepção educativa nomeadamente o modelo High Scope; organização do espaço e materiais; o valor da rotina como suporte ao adulto e criança; aspectos ligados à minha intervenção na PES: a observação como base para a planificação, o processo de planear-fazer-rever e a brincadeira com as crianças como fonte de aprendizagem; suportes de investigação: os diários, as observações das crianças, o Perfil de Implementação do Programa e ainda um estudo sobre as actividades desenvolvidas em creche.Palavras-chave: High Scope, crianças, aprendizagem activa, brincadeira, interacções,rotinas ;Abstract This internship report is to present the work developed along the Supervised Teaching Practice, in the Master of Education in Preschool, in the University of Évora in the school year of 2010-2011. The traineeship was developed in the Child Activity Center of Évora, in Nursery and kindergarten. The report is based on my practice having different components: characterization of the cooperating institution and the two groups of children; the education conception particularly “High Scope” model; organization of space and materials; The routine value as support to the adult and child; aspects of my intervention in “PES”: observation as a basis for planning, the process of plan-do-review and play with children as a source of learning; research supports: the diaries, observations of children, Profile of Program Implementation and also a study of the activities developed in the nursery. Key-words:High Scope, children, active learning, play, interactions, routines
id RCAP_2703f31dd26633d851ff35f6ba641386
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9950
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIEHigh Scopecriançasaprendizagem activabrincadeirainteracçõesrotinasEste relatório de estágio serve para apresentar o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Universidade de Évora no ano lectivo de 2010-2011. O estágio foi desenvolvido no Centro de Actividade Infantil de Évora, em Creche e jardim-de-infância. O relatório assenta na minha prática tendo diferentes componentes: caracterização da instituição cooperante e dos dois grupos de crianças; a concepção educativa nomeadamente o modelo High Scope; organização do espaço e materiais; o valor da rotina como suporte ao adulto e criança; aspectos ligados à minha intervenção na PES: a observação como base para a planificação, o processo de planear-fazer-rever e a brincadeira com as crianças como fonte de aprendizagem; suportes de investigação: os diários, as observações das crianças, o Perfil de Implementação do Programa e ainda um estudo sobre as actividades desenvolvidas em creche.Palavras-chave: High Scope, crianças, aprendizagem activa, brincadeira, interacções,rotinas ;Abstract This internship report is to present the work developed along the Supervised Teaching Practice, in the Master of Education in Preschool, in the University of Évora in the school year of 2010-2011. The traineeship was developed in the Child Activity Center of Évora, in Nursery and kindergarten. The report is based on my practice having different components: characterization of the cooperating institution and the two groups of children; the education conception particularly “High Scope” model; organization of space and materials; The routine value as support to the adult and child; aspects of my intervention in “PES”: observation as a basis for planning, the process of plan-do-review and play with children as a source of learning; research supports: the diaries, observations of children, Profile of Program Implementation and also a study of the activities developed in the nursery. Key-words:High Scope, children, active learning, play, interactions, routinesUNiversidade de Évora2014-01-23T15:15:24Z2014-01-232011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/9950http://hdl.handle.net/10174/9950pornd676Espada, Ana Rita Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:23Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:56.701673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIE
title Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIE
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIE
Espada, Ana Rita Pereira
High Scope
crianças
aprendizagem activa
brincadeira
interacções
rotinas
title_short Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIE
title_full Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIE
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIE
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIE
title_sort Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIE
author Espada, Ana Rita Pereira
author_facet Espada, Ana Rita Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espada, Ana Rita Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv High Scope
crianças
aprendizagem activa
brincadeira
interacções
rotinas
topic High Scope
crianças
aprendizagem activa
brincadeira
interacções
rotinas
description Este relatório de estágio serve para apresentar o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Universidade de Évora no ano lectivo de 2010-2011. O estágio foi desenvolvido no Centro de Actividade Infantil de Évora, em Creche e jardim-de-infância. O relatório assenta na minha prática tendo diferentes componentes: caracterização da instituição cooperante e dos dois grupos de crianças; a concepção educativa nomeadamente o modelo High Scope; organização do espaço e materiais; o valor da rotina como suporte ao adulto e criança; aspectos ligados à minha intervenção na PES: a observação como base para a planificação, o processo de planear-fazer-rever e a brincadeira com as crianças como fonte de aprendizagem; suportes de investigação: os diários, as observações das crianças, o Perfil de Implementação do Programa e ainda um estudo sobre as actividades desenvolvidas em creche.Palavras-chave: High Scope, crianças, aprendizagem activa, brincadeira, interacções,rotinas ;Abstract This internship report is to present the work developed along the Supervised Teaching Practice, in the Master of Education in Preschool, in the University of Évora in the school year of 2010-2011. The traineeship was developed in the Child Activity Center of Évora, in Nursery and kindergarten. The report is based on my practice having different components: characterization of the cooperating institution and the two groups of children; the education conception particularly “High Scope” model; organization of space and materials; The routine value as support to the adult and child; aspects of my intervention in “PES”: observation as a basis for planning, the process of plan-do-review and play with children as a source of learning; research supports: the diaries, observations of children, Profile of Program Implementation and also a study of the activities developed in the nursery. Key-words:High Scope, children, active learning, play, interactions, routines
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-01-23T15:15:24Z
2014-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9950
http://hdl.handle.net/10174/9950
url http://hdl.handle.net/10174/9950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nd
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNiversidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv UNiversidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136523095900160