Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9950 |
Resumo: | Este relatório de estágio serve para apresentar o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Universidade de Évora no ano lectivo de 2010-2011. O estágio foi desenvolvido no Centro de Actividade Infantil de Évora, em Creche e jardim-de-infância. O relatório assenta na minha prática tendo diferentes componentes: caracterização da instituição cooperante e dos dois grupos de crianças; a concepção educativa nomeadamente o modelo High Scope; organização do espaço e materiais; o valor da rotina como suporte ao adulto e criança; aspectos ligados à minha intervenção na PES: a observação como base para a planificação, o processo de planear-fazer-rever e a brincadeira com as crianças como fonte de aprendizagem; suportes de investigação: os diários, as observações das crianças, o Perfil de Implementação do Programa e ainda um estudo sobre as actividades desenvolvidas em creche.Palavras-chave: High Scope, crianças, aprendizagem activa, brincadeira, interacções,rotinas ;Abstract This internship report is to present the work developed along the Supervised Teaching Practice, in the Master of Education in Preschool, in the University of Évora in the school year of 2010-2011. The traineeship was developed in the Child Activity Center of Évora, in Nursery and kindergarten. The report is based on my practice having different components: characterization of the cooperating institution and the two groups of children; the education conception particularly “High Scope” model; organization of space and materials; The routine value as support to the adult and child; aspects of my intervention in “PES”: observation as a basis for planning, the process of plan-do-review and play with children as a source of learning; research supports: the diaries, observations of children, Profile of Program Implementation and also a study of the activities developed in the nursery. Key-words:High Scope, children, active learning, play, interactions, routines |
id |
RCAP_2703f31dd26633d851ff35f6ba641386 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/9950 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIEHigh Scopecriançasaprendizagem activabrincadeirainteracçõesrotinasEste relatório de estágio serve para apresentar o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Universidade de Évora no ano lectivo de 2010-2011. O estágio foi desenvolvido no Centro de Actividade Infantil de Évora, em Creche e jardim-de-infância. O relatório assenta na minha prática tendo diferentes componentes: caracterização da instituição cooperante e dos dois grupos de crianças; a concepção educativa nomeadamente o modelo High Scope; organização do espaço e materiais; o valor da rotina como suporte ao adulto e criança; aspectos ligados à minha intervenção na PES: a observação como base para a planificação, o processo de planear-fazer-rever e a brincadeira com as crianças como fonte de aprendizagem; suportes de investigação: os diários, as observações das crianças, o Perfil de Implementação do Programa e ainda um estudo sobre as actividades desenvolvidas em creche.Palavras-chave: High Scope, crianças, aprendizagem activa, brincadeira, interacções,rotinas ;Abstract This internship report is to present the work developed along the Supervised Teaching Practice, in the Master of Education in Preschool, in the University of Évora in the school year of 2010-2011. The traineeship was developed in the Child Activity Center of Évora, in Nursery and kindergarten. The report is based on my practice having different components: characterization of the cooperating institution and the two groups of children; the education conception particularly “High Scope” model; organization of space and materials; The routine value as support to the adult and child; aspects of my intervention in “PES”: observation as a basis for planning, the process of plan-do-review and play with children as a source of learning; research supports: the diaries, observations of children, Profile of Program Implementation and also a study of the activities developed in the nursery. Key-words:High Scope, children, active learning, play, interactions, routinesUNiversidade de Évora2014-01-23T15:15:24Z2014-01-232011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/9950http://hdl.handle.net/10174/9950pornd676Espada, Ana Rita Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:23Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:56.701673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIE |
title |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIE |
spellingShingle |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIE Espada, Ana Rita Pereira High Scope crianças aprendizagem activa brincadeira interacções rotinas |
title_short |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIE |
title_full |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIE |
title_fullStr |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIE |
title_full_unstemmed |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIE |
title_sort |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIE |
author |
Espada, Ana Rita Pereira |
author_facet |
Espada, Ana Rita Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espada, Ana Rita Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
High Scope crianças aprendizagem activa brincadeira interacções rotinas |
topic |
High Scope crianças aprendizagem activa brincadeira interacções rotinas |
description |
Este relatório de estágio serve para apresentar o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Universidade de Évora no ano lectivo de 2010-2011. O estágio foi desenvolvido no Centro de Actividade Infantil de Évora, em Creche e jardim-de-infância. O relatório assenta na minha prática tendo diferentes componentes: caracterização da instituição cooperante e dos dois grupos de crianças; a concepção educativa nomeadamente o modelo High Scope; organização do espaço e materiais; o valor da rotina como suporte ao adulto e criança; aspectos ligados à minha intervenção na PES: a observação como base para a planificação, o processo de planear-fazer-rever e a brincadeira com as crianças como fonte de aprendizagem; suportes de investigação: os diários, as observações das crianças, o Perfil de Implementação do Programa e ainda um estudo sobre as actividades desenvolvidas em creche.Palavras-chave: High Scope, crianças, aprendizagem activa, brincadeira, interacções,rotinas ;Abstract This internship report is to present the work developed along the Supervised Teaching Practice, in the Master of Education in Preschool, in the University of Évora in the school year of 2010-2011. The traineeship was developed in the Child Activity Center of Évora, in Nursery and kindergarten. The report is based on my practice having different components: characterization of the cooperating institution and the two groups of children; the education conception particularly “High Scope” model; organization of space and materials; The routine value as support to the adult and child; aspects of my intervention in “PES”: observation as a basis for planning, the process of plan-do-review and play with children as a source of learning; research supports: the diaries, observations of children, Profile of Program Implementation and also a study of the activities developed in the nursery. Key-words:High Scope, children, active learning, play, interactions, routines |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2014-01-23T15:15:24Z 2014-01-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/9950 http://hdl.handle.net/10174/9950 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/9950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
nd 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNiversidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNiversidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136523095900160 |