Responsabilidade social e "fast fashion" : influência na reputação e no comportamento do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ângelo, Inês Filipa Carvalheiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14719
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Responsabilidade social e "fast fashion" : influência na reputação e no comportamento do consumidorResponsabilidade social empresarialfast fashioncomunicaçãoperceçõesreputaçãointenção de compraCorporate social responsibilitycommunicationperceptionsreputationpurchase intentionMestrado em MarketingA indústria da moda, nomeadamente o segmento da fast fashion tem causado alguns impactos negativos a nível ambiental e social. Assim, o objetivo da investigação passa pelo estudo das perceções dos consumidores quanto à responsabilidade social das entidades de fast fashion e a conexão que estas têm com a reputação e a intenção de compra. Neste sentido, torna-se relevante estudar a responsabilidade social destas entidades e identificar os benefícios que esta lhes pode trazer. Para dar resposta ao objetivo proposto adota-se uma abordagem quantitativa através da aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 184 indivíduos. A sua seleção teve por base um julgamento subjetivo. Os dados obtidos foram examinados de forma estatística. Os resultados alcançados apontam que a comunicação da responsabilidade social destas empresas carece de transparência, relevância pessoal, informação, consistência e factualidade. Verificou-se que o conhecimento da responsabilidade social é reduzido e que é positivamente afetado pela consistência e relevância pessoal da comunicação. Percebe-se, também, que as perceções da responsabilidade social são afetadas de forma positiva pelos fatores da comunicação. De seguida, os dados demonstram que a reputação é positivamente afetada pelas perceções das dimensões ambiental e económica da responsabilidade social. Por fim, revelou-se que a intenção de compra é afetada de forma positiva pela reputação. Os contributos da presente investigação são essencialmente direcionados para as entidades de fast fashion, que podem entender melhor como articular uma comunicação da responsabilidade social mais efetiva e melhorar a sua reputação por meio de determinadas dimensões da responsabilidade social.The fashion industry, particularly the fast fashion segment has been causing some negative implications on the environment and society. Therefore, the goal of this research it is to study consumer's perceptions of fast fashion companies social responsibility and the connection that these have with reputation and purchase intention. In this sense, it becomes relevant to study the social responsibility of these entities and to indentify the benefits that it can bring for them. To answer the proposed goal it is adopted a quantitative approach by implementing a questionnaire to a sample of 184 individuals. The sample selection was based on a subjective judgement, by convenience and snowball. The obtained data were analyzed through statistical procedures. The reached results indicate that social responsibility communication of fast fashion companies lacks transparency, personal relevance, information, consistency and factual tone. It was found that social responsibility knowledge is low and that it is positively influenced by consistency and personal relevance of communication. It was also noticed that social responsibility perceptions are positively affected by communication factors. The data also showed that reputation is positively affected by social responsibility perceptions, in both environmental and economical dimensions. Finally, this investigation has proved that purchase intention is positively affected by reputation. The contributions of the present research are essentially addressed to fast fashion companies, that can bettter understand how to link a more effective social responsibility communication and to improve its reputation through certain social responsibility dimensions.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaÂngelo, Inês Filipa Carvalheiro2018-01-15T15:44:31Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14719porÂngelo, Inês Filipa Carvalheiro (2017). "Responsabilidade social e "fast fashion" : influência na reputação e no comportamento do consumidor". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:44Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:31.759921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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