Separação dos resíduos domésticos : um conceito ou uma prática ? uma proposta de intervenção pedagógica no 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Amélia Eduarda Mendes da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6211
Resumo: Dissertação mestrado
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spelling Separação dos resíduos domésticos : um conceito ou uma prática ? uma proposta de intervenção pedagógica no 1.º ciclo do ensino básico37.031:504504:37.031Dissertação mestradoO presente estudo surge pelo facto de nas nossas observações diárias durante o percurso para a Escola depararmos, um pouco por toda a parte, com sacos de resíduos domésticos não separados. Também porque na nossa prática profissional diária e, em diálogo com os alunos, constatarmos alguma falta de sensibilização e informação, quanto à necessidade e modo de procedermos, quer no sentido de reduzir a produção dos resíduos domésticos, quer no sentido de nos libertarmos destes, actuando em harmonia com o Ambiente. Sendo objectivo deste trabalho tentar reverter estas constatações, consideramos pertinente saber se a separação dos resíduos é uma prática ou um conceito e compreender o papel e contributo da Escola na resolução desta problemática emergente do meio escolar e meio envolvente próximo. Ou seja, saber em que medida os conteúdos programáticos em contexto escolar e as aquisições de novas aprendizagens por intermédio da implementação de actividades pedagógicas interventivas, que envolvam alunos, professores, técnicos e comunidade em geral, podem ser responsáveis por mudanças conceptuais e atitudinais em relação à problemática da Separação dos Resíduos Domésticos. A metodologia adoptada foi a Investigação-Acção, uma vez que nos propusemos, em contexto escolar, investigar um problema que foi identificado no meio envolvente à Escola, associando a teoria à prática para a sua resolução. O estudo de caso incidiu sobre dezanove sujeitos de estudo que frequentavam o 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os instrumentos de trabalho utilizados para a recolha de dados foram o pré-teste e o pós-teste. A aplicação destes teve por objectivo: 1) avaliar quais as concepções que os alunos demonstravam ter em relação à problemática da separação dos resíduos domésticos em termos de impacte ambiental e os valores e atitudes que revelam face ao problema em investigação; 2) avaliar se a abordagem destes conteúdos em contexto escolar promove ou não mudanças conceptuais e, sobretudo atitudinais em relação aos hábitos de separação dos resíduos domésticos e, consequentemente mudanças ao nível dos valores e atitudes em relação ao Ambiente em geral. As actividades implementadas visaram desenvolver nos alunos o espírito crítico, a cooperação, a responsabilidade, a aquisição de competências no sentido de serem capazes de tomarem decisões na resolução de problemas emergentes do meio. Os resultados obtidos revelam-nos que os alunos apresentam diferentes níveis de desempenho antes e após intervenção pedagógica. Tal permite-nos inferir, que os conteúdos programáticos em contexto escolar e as situações de aprendizagem propostas e desenvolvidas durante a intervenção pedagógica, contribuíram para a evolução e mudança conceptual dos alunos e, consequentemente, da sua família para a adopção de comportamentos em prol do Ambiente. Podemos concluir que a Escola é um meio por excelência para a promoção e mudança de valores e de atitudes Ambientais.The present study has arisen through the fact that, in the course of our daily observations during the journey to the School, we have noticed bags of unseparated domestic refuse. Also, because in our daily professional activity and, in conversation with the pupils, we have realised that there is a certain lack of awareness and information as regards the necessity for and way of proceeding, whether in the sense of reducing the output of domestic refuse or in the sense of disposing of them, acting in harmony with the Environment. As it is the objective of this study to try to reverse this state of affairs, we consider it relevant to know whether the separation of refuse is a practice or a concept and to understand the role and contribution of the School in the resolution of this emerging problematic of the school environment and the surrounding nearby environment. That is, to know to what extent the syllabus contents in the school context and the acquiring of new learning by means of the implementing of interventive pedagogical activities, which involve pupils, teachers, technical staff and the community in general, can be responsible for changes in concepts and attitudes in relation to the problematic of the Separation of Domestic Refuse. The methodology adopted was that of Investigation-Action, since we proposed, in the school context, to investigate a problem that was identified in the environment surrounding the School, joining theory to practice for its solution. The case study involved nineteen study subjects in their 4th year of Primary Education. The means used in the fieldwork for collecting data were the pre-test and the post-test. The application of these had as its objective: 1) to assess which the concepts were that the pupils showed they had in relation to the problematic of the separation of domestic refuse in terms of environmental impact and the values and attitudes that they demonstrate in relation to the problem under investigation; 2) to assess whether dealing with these topics in a school context fosters or not changes in concepts and, especially, attitudes as regards habits of separation of domestic refuse and, consequently, changes in terms of values and attitudes in relation to the Environment in general. The activities undertaken aimed to develop in the pupils a critical think, co-operation and responsibility, and also aimed at the pupils’ acquiring empowerment in the sense of being capable of making decisions to solve problems arising from the environment. The results obtained show us that the pupils demonstrate different levels of performance before and after pedagogical intervention. This permits us to infer that the syllabus contents in the school context and the learning situations that were proposed and carried out during the pedagogical intervention, contributed to the development and conceptual change of the pupils. As causing a subsequent effect on their families who also acquired behaviours in favour of the Environment. Therefore we conclude that the School is an excellent setting for the fostering and change of Environmental values and attitudes.Lima, NelsonUniversidade do MinhoSilva, Amélia Eduarda Mendes da2006-07-122006-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6211porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:06.990908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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