Curvas de experiência, alterações tecnológicas e vantagens competitivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luís Manuel Botelho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3192
Resumo: Trabalho apresentado no âmbito dos artigos 11º e 14º do Regulamento de Prestação de Serviço Docente do ISCAL
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spelling Curvas de experiência, alterações tecnológicas e vantagens competitivasCurvas de experiênciaAlterações tecnológicasVantagens competitivasTrabalho apresentado no âmbito dos artigos 11º e 14º do Regulamento de Prestação de Serviço Docente do ISCALO objectivo deste trabalho é o de clarificar, com a ajuda de algumas ferramentas matemáticas básicas, o conceito de curva de aprendizagem/experiência (um instrumento analítico que permite a estimação da taxa de aprendizagem quer ao nível estritamente individual, quer ao nível das organizações), analisar os diferentes tipos de aprendizagem no seio das organizações industriais e o modo como eles podem interagir, e mostrar os efeitos que o “aprender fazendo” e o “aprender investigando” podem ter sobre as curvas de experiência. O trabalho debruça-se também sobre as limitações das curvas de experiência e destaca o impacte estratégico que essas curvas podem na aquisição de vantagens competitivas pelas empresas pioneiras.The purpose of this essay is not only to clarify, with the help of some basic mathematical tools, the concept and meaning of learning/experience curves (an analytical instrument, which allows us to estimate the learning rate of the individual and organizational levels), but also to analyze the different types of learning inside industrial organizations and the ways they can interact, and to show the effects that learning by doing and learning by searching can have on the experience curves. The essay also approaches the limitations of the experience curves and puts some emphasis on the strategic impact those curves can have on the competitive advantages of first movers.RCIPLOliveira, Luís Manuel Botelho2014-02-17T11:34:40Z2012-102012-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3192porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:43:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:50.283347Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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