Uma abordagem na ótica do consumidor: regiões turísticas transfronteiriças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/714 |
Resumo: | O turismo é um dos mais importantes e atuais motores de crescimento de uma economia, marcado pelo dinamismo, diversidade da oferta e crescimento constante, nele se incidindo o objeto de estudo proposto. É nosso intuito estudar o comportamento e perfil do consumidor de turismo, numa perspetiva de marketing, de modo a melhor conhecer o padrão de consumo turístico em contextos específicos de turismo, em mercados cada vez mais dinâmicos e com interesses individuais distintos. Em particular, discutimos tendências, motivações e determinantes na procura de turismo de nichos em regiões transfronteiriças. Espera-se conhecer o padrão de consumo turístico de zonas transfronteiriças, procurando sistematizar os aspetos principais e encontrar tendências/hábitos específicos na procura de nichos. O trabalho a desenvolver será composto por duas partes distintas: numa primeira parte será feita uma revisão da literatura existente no âmbito desta temática, numa segunda parte será desenvolvido um estudo empírico, que procurará dar um contributo acrescido à sua compreensão, tendo em vista os objetivos de pesquisa previamente definidos |
id |
RCAP_271dfd73170e3b1900f20e4af7303f73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/714 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma abordagem na ótica do consumidor: regiões turísticas transfronteiriçasMarketing de nichosRegiões transfronteiriçasO turismo é um dos mais importantes e atuais motores de crescimento de uma economia, marcado pelo dinamismo, diversidade da oferta e crescimento constante, nele se incidindo o objeto de estudo proposto. É nosso intuito estudar o comportamento e perfil do consumidor de turismo, numa perspetiva de marketing, de modo a melhor conhecer o padrão de consumo turístico em contextos específicos de turismo, em mercados cada vez mais dinâmicos e com interesses individuais distintos. Em particular, discutimos tendências, motivações e determinantes na procura de turismo de nichos em regiões transfronteiriças. Espera-se conhecer o padrão de consumo turístico de zonas transfronteiriças, procurando sistematizar os aspetos principais e encontrar tendências/hábitos específicos na procura de nichos. O trabalho a desenvolver será composto por duas partes distintas: numa primeira parte será feita uma revisão da literatura existente no âmbito desta temática, numa segunda parte será desenvolvido um estudo empírico, que procurará dar um contributo acrescido à sua compreensão, tendo em vista os objetivos de pesquisa previamente definidosJournal of Tourism and Development [Revista Turismo & Desenvolvimento]2014-11-24T19:20:50Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/714oai:ciencipca.ipca.pt:11110/714porSousa, B. & Simões, C. (2012). Uma abordagem na ótica do consumidor: Regiões turísticas transfronteiriças. Journal of Tourism and Development [Revista Turismo & Desenvolvimento], n.º 17/18 – Volume 4, electronic edition, ISSN: 2182-1453.2182-1453http://hdl.handle.net/11110/714metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, BrunoSimões, Cláudiareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:52:16Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:01:09.778569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem na ótica do consumidor: regiões turísticas transfronteiriças |
title |
Uma abordagem na ótica do consumidor: regiões turísticas transfronteiriças |
spellingShingle |
Uma abordagem na ótica do consumidor: regiões turísticas transfronteiriças Sousa, Bruno Marketing de nichos Regiões transfronteiriças |
title_short |
Uma abordagem na ótica do consumidor: regiões turísticas transfronteiriças |
title_full |
Uma abordagem na ótica do consumidor: regiões turísticas transfronteiriças |
title_fullStr |
Uma abordagem na ótica do consumidor: regiões turísticas transfronteiriças |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem na ótica do consumidor: regiões turísticas transfronteiriças |
title_sort |
Uma abordagem na ótica do consumidor: regiões turísticas transfronteiriças |
author |
Sousa, Bruno |
author_facet |
Sousa, Bruno Simões, Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Simões, Cláudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Bruno Simões, Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de nichos Regiões transfronteiriças |
topic |
Marketing de nichos Regiões transfronteiriças |
description |
O turismo é um dos mais importantes e atuais motores de crescimento de uma economia, marcado pelo dinamismo, diversidade da oferta e crescimento constante, nele se incidindo o objeto de estudo proposto. É nosso intuito estudar o comportamento e perfil do consumidor de turismo, numa perspetiva de marketing, de modo a melhor conhecer o padrão de consumo turístico em contextos específicos de turismo, em mercados cada vez mais dinâmicos e com interesses individuais distintos. Em particular, discutimos tendências, motivações e determinantes na procura de turismo de nichos em regiões transfronteiriças. Espera-se conhecer o padrão de consumo turístico de zonas transfronteiriças, procurando sistematizar os aspetos principais e encontrar tendências/hábitos específicos na procura de nichos. O trabalho a desenvolver será composto por duas partes distintas: numa primeira parte será feita uma revisão da literatura existente no âmbito desta temática, numa segunda parte será desenvolvido um estudo empírico, que procurará dar um contributo acrescido à sua compreensão, tendo em vista os objetivos de pesquisa previamente definidos |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2014-11-24T19:20:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/714 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/714 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/714 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, B. & Simões, C. (2012). Uma abordagem na ótica do consumidor: Regiões turísticas transfronteiriças. Journal of Tourism and Development [Revista Turismo & Desenvolvimento], n.º 17/18 – Volume 4, electronic edition, ISSN: 2182-1453. 2182-1453 http://hdl.handle.net/11110/714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Journal of Tourism and Development [Revista Turismo & Desenvolvimento] |
publisher.none.fl_str_mv |
Journal of Tourism and Development [Revista Turismo & Desenvolvimento] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129881762594816 |