Uma abordagem na ótica do consumidor: regiões turísticas transfronteiriças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Bruno
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Simões, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/714
Resumo: O turismo é um dos mais importantes e atuais motores de crescimento de uma economia, marcado pelo dinamismo, diversidade da oferta e crescimento constante, nele se incidindo o objeto de estudo proposto. É nosso intuito estudar o comportamento e perfil do consumidor de turismo, numa perspetiva de marketing, de modo a melhor conhecer o padrão de consumo turístico em contextos específicos de turismo, em mercados cada vez mais dinâmicos e com interesses individuais distintos. Em particular, discutimos tendências, motivações e determinantes na procura de turismo de nichos em regiões transfronteiriças. Espera-se conhecer o padrão de consumo turístico de zonas transfronteiriças, procurando sistematizar os aspetos principais e encontrar tendências/hábitos específicos na procura de nichos. O trabalho a desenvolver será composto por duas partes distintas: numa primeira parte será feita uma revisão da literatura existente no âmbito desta temática, numa segunda parte será desenvolvido um estudo empírico, que procurará dar um contributo acrescido à sua compreensão, tendo em vista os objetivos de pesquisa previamente definidos
id RCAP_271dfd73170e3b1900f20e4af7303f73
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/714
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma abordagem na ótica do consumidor: regiões turísticas transfronteiriçasMarketing de nichosRegiões transfronteiriçasO turismo é um dos mais importantes e atuais motores de crescimento de uma economia, marcado pelo dinamismo, diversidade da oferta e crescimento constante, nele se incidindo o objeto de estudo proposto. É nosso intuito estudar o comportamento e perfil do consumidor de turismo, numa perspetiva de marketing, de modo a melhor conhecer o padrão de consumo turístico em contextos específicos de turismo, em mercados cada vez mais dinâmicos e com interesses individuais distintos. Em particular, discutimos tendências, motivações e determinantes na procura de turismo de nichos em regiões transfronteiriças. Espera-se conhecer o padrão de consumo turístico de zonas transfronteiriças, procurando sistematizar os aspetos principais e encontrar tendências/hábitos específicos na procura de nichos. O trabalho a desenvolver será composto por duas partes distintas: numa primeira parte será feita uma revisão da literatura existente no âmbito desta temática, numa segunda parte será desenvolvido um estudo empírico, que procurará dar um contributo acrescido à sua compreensão, tendo em vista os objetivos de pesquisa previamente definidosJournal of Tourism and Development [Revista Turismo & Desenvolvimento]2014-11-24T19:20:50Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/714oai:ciencipca.ipca.pt:11110/714porSousa, B. & Simões, C. (2012). Uma abordagem na ótica do consumidor: Regiões turísticas transfronteiriças. Journal of Tourism and Development [Revista Turismo & Desenvolvimento], n.º 17/18 – Volume 4, electronic edition, ISSN: 2182-1453.2182-1453http://hdl.handle.net/11110/714metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, BrunoSimões, Cláudiareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:52:16Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:01:09.778569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem na ótica do consumidor: regiões turísticas transfronteiriças
title Uma abordagem na ótica do consumidor: regiões turísticas transfronteiriças
spellingShingle Uma abordagem na ótica do consumidor: regiões turísticas transfronteiriças
Sousa, Bruno
Marketing de nichos
Regiões transfronteiriças
title_short Uma abordagem na ótica do consumidor: regiões turísticas transfronteiriças
title_full Uma abordagem na ótica do consumidor: regiões turísticas transfronteiriças
title_fullStr Uma abordagem na ótica do consumidor: regiões turísticas transfronteiriças
title_full_unstemmed Uma abordagem na ótica do consumidor: regiões turísticas transfronteiriças
title_sort Uma abordagem na ótica do consumidor: regiões turísticas transfronteiriças
author Sousa, Bruno
author_facet Sousa, Bruno
Simões, Cláudia
author_role author
author2 Simões, Cláudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Bruno
Simões, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de nichos
Regiões transfronteiriças
topic Marketing de nichos
Regiões transfronteiriças
description O turismo é um dos mais importantes e atuais motores de crescimento de uma economia, marcado pelo dinamismo, diversidade da oferta e crescimento constante, nele se incidindo o objeto de estudo proposto. É nosso intuito estudar o comportamento e perfil do consumidor de turismo, numa perspetiva de marketing, de modo a melhor conhecer o padrão de consumo turístico em contextos específicos de turismo, em mercados cada vez mais dinâmicos e com interesses individuais distintos. Em particular, discutimos tendências, motivações e determinantes na procura de turismo de nichos em regiões transfronteiriças. Espera-se conhecer o padrão de consumo turístico de zonas transfronteiriças, procurando sistematizar os aspetos principais e encontrar tendências/hábitos específicos na procura de nichos. O trabalho a desenvolver será composto por duas partes distintas: numa primeira parte será feita uma revisão da literatura existente no âmbito desta temática, numa segunda parte será desenvolvido um estudo empírico, que procurará dar um contributo acrescido à sua compreensão, tendo em vista os objetivos de pesquisa previamente definidos
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2014-11-24T19:20:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/714
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/714
url http://hdl.handle.net/11110/714
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, B. & Simões, C. (2012). Uma abordagem na ótica do consumidor: Regiões turísticas transfronteiriças. Journal of Tourism and Development [Revista Turismo & Desenvolvimento], n.º 17/18 – Volume 4, electronic edition, ISSN: 2182-1453.
2182-1453
http://hdl.handle.net/11110/714
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Journal of Tourism and Development [Revista Turismo & Desenvolvimento]
publisher.none.fl_str_mv Journal of Tourism and Development [Revista Turismo & Desenvolvimento]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129881762594816