Marketing territorial e digital em regiões transfronteiriças: o caso do Gerês-Xurés

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Joana Duarte Sá
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30147
Resumo: O setor do turismo tem crescido consideravelmente em todo o Mundo, e em níveis recorde em Portugal, contribuindo para aumentar as receitas do Estado e fazer crescer a economia nacional. O património natural e cultural do país e o clima ameno atraem muitos turistas, mas esta evolução positiva só é possível com um planeamento e uma estratégia de marketing delineada pelos gestores de destinos. Paralelamente a este cenário, a era do mundo digital em que as redes sociais se assumem como um veículo de comunicação de excelência, está presente na atualidade. Neste contexto, este relatório, além de expor as atividades desenvolvidas no estágio realizado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), apresenta um estudo empírico qualitativo sobre o projeto Gerês-Xurés Dinâmico, relativo à Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Os objetivos deste estudo empírico abrangem perceber a importância percecionada das redes sociais na comunicação do projeto e do território, as implicações da cooperação entre dois países, e o papel percecionado da população local na estratégia de marketing territorial. Os resultados provenientes das 10 entrevistas a parceiros do projeto e colaboradores de entidades públicas estão em concordância com a revisão de literatura realizada, e demonstram a necessidade de desenvolver uma região de baixa densidade populacional e poucos recursos infraestruturais e financeiros. Este estudo fornece orientações para a promoção deste projeto e de outros semelhantes, em que a cooperação transfronteiriça surge como elemento determinante.
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