As atividades lúdicas como facilitadoras de aprendizagem no 1ºCEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/39586 |
Resumo: | Durante o percurso académico, mais concretamente durante as diversas experiências de estágios curriculares, constatei que todos os alunos têm ritmos diferentes de aprendizagem e que o ensino tradicional padronizado não consegue dar a devida resposta, principalmente aqueles que têm mais dificuldades e estão menos motivados. Consequentemente, esta constatação fez com que procurasse usar estratégias diferenciadas e lúdicas durante o meu último estágio do segundo ano do mestrado. Assim, a intervenção desenvolveu-se durante o estágio realizado no âmbito do mestrado de educação pré-escolar e ensino do 1ºCEB. Numa primeira fase, procurei entender de que forma as atividades lúdicas podiam ser utilizadas como uma ferramenta facilitadora de aprendizagens no 1ºciclo, tendo efetuado leituras diversas que contribuíram para a elaboração da componente teórica deste relatório. As sete sessões didáticas foram planificadas com o objetivo de potenciar nos alunos aprendizagens nas áreas da matemática e do português. Desta forma, este estudo implicou a utilização de diversas técnicas de recolha de dados como: a observação direta através de notas de campo e grelhas de envolvimento/aprendizagem das sessões; fotografias; os questionários e a entrevista. Na fase final foi elaborado um infográfico onde é possível concluir através dos gráficos que as atividades lúdicas potenciam no aluno um grande envolvimento, o que resulta em aprendizagens consolidadas. Através da observação direta foi possível constatar que os conteúdos lecionados através de atividades lúdicas foram mais facilmente apreendidos pelos alunos, fomentando assim, o gosto pela aprendizagem. É ainda de realçar que, em diálogo e através dos questionários/entrevista realizados aos docentes, estes partilham também a opinião que a motivação dos alunos cresceu e que houve uma maior apropriação dos conteúdos trabalhados. Estas afirmações podem ser corroboradas através do infográfico apresentado no capítulo IV. |
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