A literacia estatística de licenciados em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bruna
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/59167
Resumo: O objetivo da inclusão da Estatística no currículo de Matemática, em diferentes níveis dentro do contexto escolar, é o desenvolvimento da literacia estatística dos alunos. Para que este desenvolvimento ocorra, é necessário que o professor tenha conhecimentos apropriados, bem como também seja estatisticamente letrado. No presente artigo, analisamos as componentes cognitiva e afetiva da literacia estatística evidenciadas por 18 licenciados inseridos num curso de especialização para professores de Matemática. Os dados foram recolhidos por meio de um questionário aplicado na primeira sessão da disciplina de Estatística inserida neste curso de especialização. Os resultados indicam que os participantes apresentam dificuldades em reconhecer o significado e associação a um contexto no que se refere às medidas de tendência central e às representações gráficas. A partir dos resultados, buscamos salientar aspectos importantes para a abordagem da Estatística na formação inicial e continuada dos professores de Matemática.
id RCAP_27309e768a662a2304cb9b41e2403f39
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/59167
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literacia estatística de licenciados em matemáticaConhecimento estatísticoAtitudesLiteracia estatísticaProfessorO objetivo da inclusão da Estatística no currículo de Matemática, em diferentes níveis dentro do contexto escolar, é o desenvolvimento da literacia estatística dos alunos. Para que este desenvolvimento ocorra, é necessário que o professor tenha conhecimentos apropriados, bem como também seja estatisticamente letrado. No presente artigo, analisamos as componentes cognitiva e afetiva da literacia estatística evidenciadas por 18 licenciados inseridos num curso de especialização para professores de Matemática. Os dados foram recolhidos por meio de um questionário aplicado na primeira sessão da disciplina de Estatística inserida neste curso de especialização. Os resultados indicam que os participantes apresentam dificuldades em reconhecer o significado e associação a um contexto no que se refere às medidas de tendência central e às representações gráficas. A partir dos resultados, buscamos salientar aspectos importantes para a abordagem da Estatística na formação inicial e continuada dos professores de Matemática.Universidade Federal de Santa CatarinaRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, BrunaPonte, João Pedro da2023-09-07T13:00:03Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/59167porRodrigues, B., & Ponte, J.P. (2022). A literacia estatística de licenciados em matemática. REVEMAT, Ed. especial, 1-24. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e8074410.5007/1981-1322.2022.e807441981-1322info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:08:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/59167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:07.483886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literacia estatística de licenciados em matemática
title A literacia estatística de licenciados em matemática
spellingShingle A literacia estatística de licenciados em matemática
Rodrigues, Bruna
Conhecimento estatístico
Atitudes
Literacia estatística
Professor
title_short A literacia estatística de licenciados em matemática
title_full A literacia estatística de licenciados em matemática
title_fullStr A literacia estatística de licenciados em matemática
title_full_unstemmed A literacia estatística de licenciados em matemática
title_sort A literacia estatística de licenciados em matemática
author Rodrigues, Bruna
author_facet Rodrigues, Bruna
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Bruna
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento estatístico
Atitudes
Literacia estatística
Professor
topic Conhecimento estatístico
Atitudes
Literacia estatística
Professor
description O objetivo da inclusão da Estatística no currículo de Matemática, em diferentes níveis dentro do contexto escolar, é o desenvolvimento da literacia estatística dos alunos. Para que este desenvolvimento ocorra, é necessário que o professor tenha conhecimentos apropriados, bem como também seja estatisticamente letrado. No presente artigo, analisamos as componentes cognitiva e afetiva da literacia estatística evidenciadas por 18 licenciados inseridos num curso de especialização para professores de Matemática. Os dados foram recolhidos por meio de um questionário aplicado na primeira sessão da disciplina de Estatística inserida neste curso de especialização. Os resultados indicam que os participantes apresentam dificuldades em reconhecer o significado e associação a um contexto no que se refere às medidas de tendência central e às representações gráficas. A partir dos resultados, buscamos salientar aspectos importantes para a abordagem da Estatística na formação inicial e continuada dos professores de Matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-09-07T13:00:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/59167
url http://hdl.handle.net/10451/59167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, B., & Ponte, J.P. (2022). A literacia estatística de licenciados em matemática. REVEMAT, Ed. especial, 1-24. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e80744
10.5007/1981-1322.2022.e80744
1981-1322
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134647308779520