Conhecimento estatístico para ensinar de uma professora estagiária a partir da análise das suas práticas relacionadas com a promoção da literacia estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Cláudia Sofia Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29275
Resumo: O presente Relatório Final surge no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e reflete o trabalho realizado no estágio ao longo dos dois anos de mestrado. Este Relatório está organizado em três componentes: a Introdução; a Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. Na Componente Investigativa consta a análise do Conhecimento Estatístico para Ensinar de uma Professora Estagiária a partir das suas práticas, utilizando o modelo de Burgess (2008). Atendendo à necessidade do Conhecimento Estatístico para Ensinar que um Professor deverá possuir para promover a literacia estatística em contexto educativo, formulou-se o seguinte objetivo de investigação: analisar o Conhecimento Estatístico para Ensinar de uma Professora Estagiária com base nas suas aulas e respetivas reflexões no âmbito da promoção da literacia estatística, no 3.º ano de escolaridade do 1.º CEB. O estudo aqui apresentado segue os pressupostos de uma investigação qualitativa de caráter interpretativo e design de estudo de caso descritivo. Concluiu-se que o quadro conceptual utilizado para analisar o Conhecimento Estatístico para Ensinar, associado aos tipos de pensamento proposto, revelou-se adequado para os estudos assentes nas análises de conteúdos estatísticos. De acordo com os resultados apresentados, podemos dizer que, de um modo geral, os elementos emergentes fornecem boas indicações quanto ao Conhecimento Estatístico para Ensinar da Professora Estagiária, no que diz respeito ao desenvolvimento de investigações estatísticas e do pensamento estatístico, que, atualmente, são aspetos essenciais para a promoção da literacia estatística. Conclui-se que a Professora Estagiária é detentora de um Conhecimento Comum do Conteúdo e evidencia alguns aspetos do Conhecimento Especializado do Conteúdo. No entanto, como referido ao longo do estudo, o facto de apenas evidenciar alguns aspetos do Conhecimento Especializado do Conteúdo permite referir que ainda existem ausências ao nível desta dimensão que têm que ser colmatadas. Os resultados parecem ainda comprovar poucas evidências a nível do Conhecimento do Conteúdo e dos Alunos e do Conhecimento do Conteúdo e do Ensino, uma vez que o grau de profundidade e de abrangência nestas categorias ainda são um pouco limitadas, este facto deve-se também às lacunas ao nível da dimensão do Conhecimento Especializado do Conteúdo. No que concerne à Componente Reflexiva, que se encontra na terceira parte, faz-se uma reflexão crítica destes dois anos de estágio.
id RCAP_702d81d6759da077afec81ed66e1746c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29275
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento estatístico para ensinar de uma professora estagiária a partir da análise das suas práticas relacionadas com a promoção da literacia estatísticaLiteracia EstatísticaConhecimento Estatístico para EnsinarPensamento EstatísticoO presente Relatório Final surge no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e reflete o trabalho realizado no estágio ao longo dos dois anos de mestrado. Este Relatório está organizado em três componentes: a Introdução; a Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. Na Componente Investigativa consta a análise do Conhecimento Estatístico para Ensinar de uma Professora Estagiária a partir das suas práticas, utilizando o modelo de Burgess (2008). Atendendo à necessidade do Conhecimento Estatístico para Ensinar que um Professor deverá possuir para promover a literacia estatística em contexto educativo, formulou-se o seguinte objetivo de investigação: analisar o Conhecimento Estatístico para Ensinar de uma Professora Estagiária com base nas suas aulas e respetivas reflexões no âmbito da promoção da literacia estatística, no 3.º ano de escolaridade do 1.º CEB. O estudo aqui apresentado segue os pressupostos de uma investigação qualitativa de caráter interpretativo e design de estudo de caso descritivo. Concluiu-se que o quadro conceptual utilizado para analisar o Conhecimento Estatístico para Ensinar, associado aos tipos de pensamento proposto, revelou-se adequado para os estudos assentes nas análises de conteúdos estatísticos. De acordo com os resultados apresentados, podemos dizer que, de um modo geral, os elementos emergentes fornecem boas indicações quanto ao Conhecimento Estatístico para Ensinar da Professora Estagiária, no que diz respeito ao desenvolvimento de investigações estatísticas e do pensamento estatístico, que, atualmente, são aspetos essenciais para a promoção da literacia estatística. Conclui-se que a Professora Estagiária é detentora de um Conhecimento Comum do Conteúdo e evidencia alguns aspetos do Conhecimento Especializado do Conteúdo. No entanto, como referido ao longo do estudo, o facto de apenas evidenciar alguns aspetos do Conhecimento Especializado do Conteúdo permite referir que ainda existem ausências ao nível desta dimensão que têm que ser colmatadas. Os resultados parecem ainda comprovar poucas evidências a nível do Conhecimento do Conteúdo e dos Alunos e do Conhecimento do Conteúdo e do Ensino, uma vez que o grau de profundidade e de abrangência nestas categorias ainda são um pouco limitadas, este facto deve-se também às lacunas ao nível da dimensão do Conhecimento Especializado do Conteúdo. No que concerne à Componente Reflexiva, que se encontra na terceira parte, faz-se uma reflexão crítica destes dois anos de estágio.Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Repositório ComumFernandes, Cláudia Sofia Marques2019-07-19T09:41:31Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29275202255360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:47Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:36.021246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento estatístico para ensinar de uma professora estagiária a partir da análise das suas práticas relacionadas com a promoção da literacia estatística
title Conhecimento estatístico para ensinar de uma professora estagiária a partir da análise das suas práticas relacionadas com a promoção da literacia estatística
spellingShingle Conhecimento estatístico para ensinar de uma professora estagiária a partir da análise das suas práticas relacionadas com a promoção da literacia estatística
Fernandes, Cláudia Sofia Marques
Literacia Estatística
Conhecimento Estatístico para Ensinar
Pensamento Estatístico
title_short Conhecimento estatístico para ensinar de uma professora estagiária a partir da análise das suas práticas relacionadas com a promoção da literacia estatística
title_full Conhecimento estatístico para ensinar de uma professora estagiária a partir da análise das suas práticas relacionadas com a promoção da literacia estatística
title_fullStr Conhecimento estatístico para ensinar de uma professora estagiária a partir da análise das suas práticas relacionadas com a promoção da literacia estatística
title_full_unstemmed Conhecimento estatístico para ensinar de uma professora estagiária a partir da análise das suas práticas relacionadas com a promoção da literacia estatística
title_sort Conhecimento estatístico para ensinar de uma professora estagiária a partir da análise das suas práticas relacionadas com a promoção da literacia estatística
author Fernandes, Cláudia Sofia Marques
author_facet Fernandes, Cláudia Sofia Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Cláudia Sofia Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia Estatística
Conhecimento Estatístico para Ensinar
Pensamento Estatístico
topic Literacia Estatística
Conhecimento Estatístico para Ensinar
Pensamento Estatístico
description O presente Relatório Final surge no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e reflete o trabalho realizado no estágio ao longo dos dois anos de mestrado. Este Relatório está organizado em três componentes: a Introdução; a Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. Na Componente Investigativa consta a análise do Conhecimento Estatístico para Ensinar de uma Professora Estagiária a partir das suas práticas, utilizando o modelo de Burgess (2008). Atendendo à necessidade do Conhecimento Estatístico para Ensinar que um Professor deverá possuir para promover a literacia estatística em contexto educativo, formulou-se o seguinte objetivo de investigação: analisar o Conhecimento Estatístico para Ensinar de uma Professora Estagiária com base nas suas aulas e respetivas reflexões no âmbito da promoção da literacia estatística, no 3.º ano de escolaridade do 1.º CEB. O estudo aqui apresentado segue os pressupostos de uma investigação qualitativa de caráter interpretativo e design de estudo de caso descritivo. Concluiu-se que o quadro conceptual utilizado para analisar o Conhecimento Estatístico para Ensinar, associado aos tipos de pensamento proposto, revelou-se adequado para os estudos assentes nas análises de conteúdos estatísticos. De acordo com os resultados apresentados, podemos dizer que, de um modo geral, os elementos emergentes fornecem boas indicações quanto ao Conhecimento Estatístico para Ensinar da Professora Estagiária, no que diz respeito ao desenvolvimento de investigações estatísticas e do pensamento estatístico, que, atualmente, são aspetos essenciais para a promoção da literacia estatística. Conclui-se que a Professora Estagiária é detentora de um Conhecimento Comum do Conteúdo e evidencia alguns aspetos do Conhecimento Especializado do Conteúdo. No entanto, como referido ao longo do estudo, o facto de apenas evidenciar alguns aspetos do Conhecimento Especializado do Conteúdo permite referir que ainda existem ausências ao nível desta dimensão que têm que ser colmatadas. Os resultados parecem ainda comprovar poucas evidências a nível do Conhecimento do Conteúdo e dos Alunos e do Conhecimento do Conteúdo e do Ensino, uma vez que o grau de profundidade e de abrangência nestas categorias ainda são um pouco limitadas, este facto deve-se também às lacunas ao nível da dimensão do Conhecimento Especializado do Conteúdo. No que concerne à Componente Reflexiva, que se encontra na terceira parte, faz-se uma reflexão crítica destes dois anos de estágio.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-19T09:41:31Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/29275
202255360
url http://hdl.handle.net/10400.26/29275
identifier_str_mv 202255360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130029291995136