Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/29760 |
Resumo: | A inclusão de estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) no ensino superior é uma questão de crescente importância na agenda educacional global. Esses estudantes enfrentam desafios únicos que exigem soluções inovadoras e comprometidas para garantir seu sucesso académico e a integração social. Encontram várias barreiras ao ingressar no ensino superior, incluindo, dificuldades linguísticas e culturais, desafios financeiros e lacunas na preparação académica. Estes fatores podem afetar significativamente a sua experiência educacional e o seu desempenho académico. Este projeto baseado no processo de Design thinking, visa explorar estratégias eficazes para promover a inclusão destes estudantes, destacando os desafios, iniciativas de sucesso e recomendações para as instituições de ensino superior. |
id |
RCAP_2751bf981fcd9648ca1faf9d1c03b850 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29760 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusiveEstudantesPaíses Africanos de Língua Oficial PortuguesaA inclusão de estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) no ensino superior é uma questão de crescente importância na agenda educacional global. Esses estudantes enfrentam desafios únicos que exigem soluções inovadoras e comprometidas para garantir seu sucesso académico e a integração social. Encontram várias barreiras ao ingressar no ensino superior, incluindo, dificuldades linguísticas e culturais, desafios financeiros e lacunas na preparação académica. Estes fatores podem afetar significativamente a sua experiência educacional e o seu desempenho académico. Este projeto baseado no processo de Design thinking, visa explorar estratégias eficazes para promover a inclusão destes estudantes, destacando os desafios, iniciativas de sucesso e recomendações para as instituições de ensino superior.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBCunha, BeatrizGalvão, Ana MariaChumbo, IsabelAnes, Eugénia2024-05-13T13:58:08Z20242024-01-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29760porCunha, Beatriz; Galvão, Ana Maria; Chumbo, Isabel; Anes, Eugénia (2024). Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive. In Galvão, Ana Maria; Vaz, Clara B.; Pais, Clarisse; Sánchez, Susana (Eds.). I Congresso Internacional de Bem-Estar e Saúde Mental nos estudantes do ensino superior: livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico. p. 94-96. ISBN 978-972-745-332-0978-972-745-332-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-15T01:19:55Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-15T01:19:55Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive |
title |
Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive |
spellingShingle |
Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive Cunha, Beatriz Estudantes Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa |
title_short |
Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive |
title_full |
Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive |
title_fullStr |
Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive |
title_full_unstemmed |
Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive |
title_sort |
Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive |
author |
Cunha, Beatriz |
author_facet |
Cunha, Beatriz Galvão, Ana Maria Chumbo, Isabel Anes, Eugénia |
author_role |
author |
author2 |
Galvão, Ana Maria Chumbo, Isabel Anes, Eugénia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Beatriz Galvão, Ana Maria Chumbo, Isabel Anes, Eugénia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa |
topic |
Estudantes Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa |
description |
A inclusão de estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) no ensino superior é uma questão de crescente importância na agenda educacional global. Esses estudantes enfrentam desafios únicos que exigem soluções inovadoras e comprometidas para garantir seu sucesso académico e a integração social. Encontram várias barreiras ao ingressar no ensino superior, incluindo, dificuldades linguísticas e culturais, desafios financeiros e lacunas na preparação académica. Estes fatores podem afetar significativamente a sua experiência educacional e o seu desempenho académico. Este projeto baseado no processo de Design thinking, visa explorar estratégias eficazes para promover a inclusão destes estudantes, destacando os desafios, iniciativas de sucesso e recomendações para as instituições de ensino superior. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-13T13:58:08Z 2024 2024-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference object |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/29760 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/29760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cunha, Beatriz; Galvão, Ana Maria; Chumbo, Isabel; Anes, Eugénia (2024). Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive. In Galvão, Ana Maria; Vaz, Clara B.; Pais, Clarisse; Sánchez, Susana (Eds.). I Congresso Internacional de Bem-Estar e Saúde Mental nos estudantes do ensino superior: livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico. p. 94-96. ISBN 978-972-745-332-0 978-972-745-332-0 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545405869588480 |