Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Beatriz
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Galvão, Ana Maria, Chumbo, Isabel, Anes, Eugénia
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/29760
Resumo: A inclusão de estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) no ensino superior é uma questão de crescente importância na agenda educacional global. Esses estudantes enfrentam desafios únicos que exigem soluções inovadoras e comprometidas para garantir seu sucesso académico e a integração social. Encontram várias barreiras ao ingressar no ensino superior, incluindo, dificuldades linguísticas e culturais, desafios financeiros e lacunas na preparação académica. Estes fatores podem afetar significativamente a sua experiência educacional e o seu desempenho académico. Este projeto baseado no processo de Design thinking, visa explorar estratégias eficazes para promover a inclusão destes estudantes, destacando os desafios, iniciativas de sucesso e recomendações para as instituições de ensino superior.
id RCAP_2751bf981fcd9648ca1faf9d1c03b850
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29760
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusiveEstudantesPaíses Africanos de Língua Oficial PortuguesaA inclusão de estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) no ensino superior é uma questão de crescente importância na agenda educacional global. Esses estudantes enfrentam desafios únicos que exigem soluções inovadoras e comprometidas para garantir seu sucesso académico e a integração social. Encontram várias barreiras ao ingressar no ensino superior, incluindo, dificuldades linguísticas e culturais, desafios financeiros e lacunas na preparação académica. Estes fatores podem afetar significativamente a sua experiência educacional e o seu desempenho académico. Este projeto baseado no processo de Design thinking, visa explorar estratégias eficazes para promover a inclusão destes estudantes, destacando os desafios, iniciativas de sucesso e recomendações para as instituições de ensino superior.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBCunha, BeatrizGalvão, Ana MariaChumbo, IsabelAnes, Eugénia2024-05-13T13:58:08Z20242024-01-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29760porCunha, Beatriz; Galvão, Ana Maria; Chumbo, Isabel; Anes, Eugénia (2024). Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive. In Galvão, Ana Maria; Vaz, Clara B.; Pais, Clarisse; Sánchez, Susana (Eds.). I Congresso Internacional de Bem-Estar e Saúde Mental nos estudantes do ensino superior: livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico. p. 94-96. ISBN 978-972-745-332-0978-972-745-332-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-15T01:19:55Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-15T01:19:55Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive
title Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive
spellingShingle Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive
Cunha, Beatriz
Estudantes
Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa
title_short Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive
title_full Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive
title_fullStr Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive
title_full_unstemmed Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive
title_sort Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive
author Cunha, Beatriz
author_facet Cunha, Beatriz
Galvão, Ana Maria
Chumbo, Isabel
Anes, Eugénia
author_role author
author2 Galvão, Ana Maria
Chumbo, Isabel
Anes, Eugénia
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Beatriz
Galvão, Ana Maria
Chumbo, Isabel
Anes, Eugénia
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes
Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa
topic Estudantes
Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa
description A inclusão de estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) no ensino superior é uma questão de crescente importância na agenda educacional global. Esses estudantes enfrentam desafios únicos que exigem soluções inovadoras e comprometidas para garantir seu sucesso académico e a integração social. Encontram várias barreiras ao ingressar no ensino superior, incluindo, dificuldades linguísticas e culturais, desafios financeiros e lacunas na preparação académica. Estes fatores podem afetar significativamente a sua experiência educacional e o seu desempenho académico. Este projeto baseado no processo de Design thinking, visa explorar estratégias eficazes para promover a inclusão destes estudantes, destacando os desafios, iniciativas de sucesso e recomendações para as instituições de ensino superior.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-13T13:58:08Z
2024
2024-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/29760
url http://hdl.handle.net/10198/29760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cunha, Beatriz; Galvão, Ana Maria; Chumbo, Isabel; Anes, Eugénia (2024). Transição para o ensino superior, desafios - projeto de cocriação: let's get inclusive. In Galvão, Ana Maria; Vaz, Clara B.; Pais, Clarisse; Sánchez, Susana (Eds.). I Congresso Internacional de Bem-Estar e Saúde Mental nos estudantes do ensino superior: livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico. p. 94-96. ISBN 978-972-745-332-0
978-972-745-332-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545405869588480