O potencial (económico) da língua portuguesa: representações de alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, João André Tavares
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14308
Resumo: Na era da globalização, as línguas têm vindo a ganhar uma nova centralidade, quer enquanto objeto de estudo de diversas áreas de conhecimento, quer enquanto poder, com implicações geoestratégicas que não têm escapado à atenção dos Estados. A Língua Portuguesa (LP), em particular, tem visto a sua importância aumentar consideravelmente, sobretudo devido ao crescimento demográfico e económico de alguns países lusófonos. De acordo com diversos estudos na área da Didática das Línguas, o fator económico-político é um dos mais importantes na valorização de um idioma e pode condicionar a motivação dos alunos para a sua aprendizagem. Com o presente trabalho de investigação, procurou-se perceber quais as representações dos alunos de uma turma de português do 9.º ano sobre a LP, o seu potencial e a importância da lusofonia no crescimento e valorização deste idioma. A análise dos dados obtidos, segundo diferentes métodos e instrumentos, permitiu concluir que estes alunos, embora considerem importante a expansão da LP, não estão convictos de que esta seja uma realidade, nem conscientes do contributo da lusofonia para a expansão da sua língua materna, o que reforça o papel do professor na desconstrução de preconceitos e na mudança das suas representações.
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