O contributo da identidade visual corporativa para a eficácia da comunicação : Caso de estudo Centro Hospitalar Cova da Beira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Catarina Figueira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2264
Resumo: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
id RCAP_27521d991f2c3b39b3e3876c63b86d4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2264
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da identidade visual corporativa para a eficácia da comunicação : Caso de estudo Centro Hospitalar Cova da BeiraIdentidade corporativaCentro Hospitalar Cova da BeiraHumanizaçãoDesign gráficoMarca gráficaTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.O presente projeto foi desenhado no intuito de dar resposta a uma necessidade comunicada pelo Centro Hospitalar Cova da Beira (C.H.C.B) que agrega o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão, e pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Covilhã. Na sequência da identificação do tópico investigativo, procedeu-se a uma revisão da literatura que teve por propósito aprofundar conhecimento relativo ao estado da questão. A revisão da literatura incidiu sobre o papel do designer no desenvolvimento de projetos de design de identidade e na melhoria dos processos de comunicação para todos os stakeholders, como sejam, design gráfico, design de comunicação e design de informação, consultando autores como Joan Costa, Daniel Raposo e Alina Wheeler. O estado da questão e identificação do problema foi concluído com o estudo do C.H.C.B., procedendo-se à identificação de problemas de comunicação e respetivo diagnóstico. É objetivo deste estudo a definição de um projeto de identidade visual coerente com os valores do C.H.C.B. e mais inclusivo e humano. Um dos aspetos mais relevante na construção deste projeto prende-se com o facto de o C.H.C.B estar inserido numa região onde a taxa de envelhecimento é bastante significativa e reveladora das imensas necessidades desta faixa etária e para as quais se procuram respostas adequadas e consistentes. O projeto de identidade visual do C.H.C.B. foi desenvolvido visando a coerência com outros dois projetos para o Centro Hospitalar: o Projeto intitulado “Sistema de Orientação para o Centro Hospitalar Cova da Beira” , realizado pela designer de multimédia Ana Sofia Malta e na área de design de moda e têxtil foi elaborado o Projeto “Vestuário Profissional enquanto elemento de Identidade corporativa” , elaborado pela designer me moda Sara Valério, ambos para obtenção do grau de mestre das respetivas áreas. Todas as componentes referidas anteriormente, dadas as instituições envolvidas, o objetivo de carácter social e humano que integra, bem como a oportunidade da partilha e cooperação, através do trabalho de equipa em regime de parceria permitiu todo um processo enriquecedor e estimulante com o objetivo de contribuir para a otimização da imagem transmitida pelo C.H.C.B.Martins, Daniel RaposoSilva, José Miguel Gago daNeves, João Vasco MatosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSantos, Ana Catarina Figueira2014-03-06T18:14:16Z201420132014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2264TID:201073790porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:59Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:35.701450Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da identidade visual corporativa para a eficácia da comunicação : Caso de estudo Centro Hospitalar Cova da Beira
title O contributo da identidade visual corporativa para a eficácia da comunicação : Caso de estudo Centro Hospitalar Cova da Beira
spellingShingle O contributo da identidade visual corporativa para a eficácia da comunicação : Caso de estudo Centro Hospitalar Cova da Beira
Santos, Ana Catarina Figueira
Identidade corporativa
Centro Hospitalar Cova da Beira
Humanização
Design gráfico
Marca gráfica
title_short O contributo da identidade visual corporativa para a eficácia da comunicação : Caso de estudo Centro Hospitalar Cova da Beira
title_full O contributo da identidade visual corporativa para a eficácia da comunicação : Caso de estudo Centro Hospitalar Cova da Beira
title_fullStr O contributo da identidade visual corporativa para a eficácia da comunicação : Caso de estudo Centro Hospitalar Cova da Beira
title_full_unstemmed O contributo da identidade visual corporativa para a eficácia da comunicação : Caso de estudo Centro Hospitalar Cova da Beira
title_sort O contributo da identidade visual corporativa para a eficácia da comunicação : Caso de estudo Centro Hospitalar Cova da Beira
author Santos, Ana Catarina Figueira
author_facet Santos, Ana Catarina Figueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Daniel Raposo
Silva, José Miguel Gago da
Neves, João Vasco Matos
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Catarina Figueira
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade corporativa
Centro Hospitalar Cova da Beira
Humanização
Design gráfico
Marca gráfica
topic Identidade corporativa
Centro Hospitalar Cova da Beira
Humanização
Design gráfico
Marca gráfica
description Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-03-06T18:14:16Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2264
TID:201073790
url http://hdl.handle.net/10400.11/2264
identifier_str_mv TID:201073790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130795549392896