A gestão do ensino superior em Cabo Verde : o desempenho das funções de Presidente de um Instituto : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elisa Lopes da Cruz Ferreira da
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32892
Resumo: Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Administração Educacional) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2005
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spelling A gestão do ensino superior em Cabo Verde : o desempenho das funções de Presidente de um Instituto : um estudo de casoTeses de mestrado - 2005Administração educacionalGestão do ensino superiorCabo VerdeDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de Mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Administração Educacional) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2005O facto das instituições de ensino superior e não superior serem organizações específicas e complexas (Binrbaum, 1988) contribui para a ambiguidade do desempenho dos cargos de gestores de topo dos estabelecimentos de ensino superior e não superior, para a sua complexidade crescente e para o questionamento do seu papel na sociedade e nas referidas instituições. Coloca-se, também, a questão sobre a profissionalização ou não dos gestores de topo das instituições de ensino superior e não superior devido à influência da concepção gerencialista do ensino defendida pela corrente neoliberal, que tem vindo a suscitar muitas polémicas. O objecto da presente investigação é a acção ou desempenho (funções e papéis) do Presidente (gestor de topo) de um Instituto Superior Público em Cabo Verde. Este estudo tem como objectivo principal identificar, descrever e compreender o desempenho (funções e papéis) do presidente (gestor de topo) de um Instituto Superior Público em Cabo Verde, e a sua influência no funcionamento da instituição, enquanto presidente de um órgão central de gestão. Para se compreender a complexidade do trabalho do Presidente (gestor de topo) de um Instituto Superior Público em Cabo Verde, torna-se necessário conhecer a nível macro, a história e a evolução do ensino superior em Cabo Verde. O estudo desenvolve-se em três eixos de análise: os constrangimentos externos, através da história da evolução do Ensino Superior em Cabo Verde (contexto sociopolítico) e o seu reflexo a nível do trabalho dos Presidentes dos Institutos Superiores Públicos; o funcionamento das organizações de ensino superior (perspectiva organizacional); as funções e os papéis do profissional como administrador (perspectiva da acção do actor). A estratégia de investigação escolhida é a qualitativa (estudo de caso), e as técnicas de recolha de dados utilizadas foram a análise documental, a observação (não participante e participante) e a entrevista. Na análise dos dados optou-se pela análise temática de conteúdo, descrevendo-se a evolução do ensino superior em Cabo Verde, o funcionamento das organizações de ensino superior (recorrendo essencialmente a Binrbaum, 1988 e a Mintzberg, 1995) e o desempenho do gestor escolar baseando-se particularmente nas teorias analíticas de Mintzberg (1995, 1999), Dinis (1997, 2002) e Barroso (1991,1995, 1995a, 2001, 2001a, 2002). A análise do desempenho (funções e papéis) do Presidente do Instituto Superior Público permitiu a percepção e a compreensão da complexidade do seu trabalho dado ser um profissional docente a desempenhar funções de administrador (gestor).Les institutions d’enseignement supérieur et non supérieur sont des institutions spécifiques et complexes (Birnbaum, 1988). Cette réalité contribue pour l’ambiguité de la performance de leurs directeurs, pour la complexité de plus en plus grande et aussi pour mettre en question leur rôle dan la société et dans les établissements. On pose aussi la question sur donner o upas donner de la formation spécifique aux directeurs de ces institutions d ’enseignement supérieur et non supérieur á cause de l’influence de la conception gérencialiste de l’enseignement défendue par la courante neolibérale, ce que vient poser beaucoup de questions et de polémiques. L’objet de cette recherche c ’est l’action ou performance (fonctions e rôles) du directeur d ’un Institut supérieur publique au Cap Vert. L’étude a comme objectif identifier, décrier et comprendre les functions et roles du directeur d ’un Institut supérieur publique au cap Vert et son influence dans le fonctionnement de l’institution en tant que figure centrale dans la gestion de l’établissement. Pour comprendre la complexité du travail du directeur d ’un Institut Supérieur Publique au Cap Vert, il faut connaître l’histoire et l’évolution de l ’enseignement supérieur dans ce pays, en le considérant au macro contexte où elle émerge. L’étude se développe en trois lignes d ’analyse: les contraintes externes, le fonctionnement des organisations d’enseignement supérieur (perspective organizationnelle), les fonctions et les rôles du professionnel comme administateur (perspective de l’action de l’acteur). La stratégie de recherche qu’on a choisi c ’est l’étude qualitatif (étude de cas) et les techniques de rassemblement des donnés ont été l’analyse des documents, l’observation (participante et non participante) et l’entrevue. Dans l’analyse des donnés on a choisi de faire l’analyse thématique de contenu, en décrivant l’évolution de l’enseignement supérieur au Cap Vert, le fonctionnement des organisations de l’enseignement supérieur (en se soutenant surtout à Bimbaum, 1988 et à Mintzberg, 1995) et la performance du chef d ’établissement basées particulièrement aux théories analitiques de Mintzberg (1995,1999), Dinis (1997, 2002) et Barroso (1991, 1995, 1995a, 2001,2001a, 2002). L’analyse de la performance (fonctions et rôles) du directeur de l ’institut supérieur publique a permmis la perception et la compréhension de la complexité de son travail renforcée par la réalité d ’être un professionnel de l’enseignement qui joue le rôle d ’administrateur (directeur).The fact that higher and not higher education institutions are specific and complex organizations (Bimbaum, 1988), contributes to the ambiguity of the performance of the positions of top administrators of higher and not higher educational establishments, to its growing complexity and to questioning about its role in the society and the above-mentioned institutions. A question arises about the professionalization or not of top administrators of higher and not higher educational institutions due to the influence of the administrative conception of the education defended by the new liberal movement, which has been provoking so much polemics. The object of present investigation is the action or performance of the president of a superior public institute in Cabo Verde. The main purpose of present study is to identify, describe and understand the performance of the president of a superior public institute in Cabo Verde and his influence on the functioning of the institution as the president of the central administrative body. With the purpose of better understanding of a complexity of the work of a president of a superior public institute in Cabo Verde, it is necessary to know at the macro-level the history and the evolution of the higher education in Cabo Verde. The study develops three principal themes of analysis: external constraints through the history of evolution of higher education in Cabo Verde ( social-political context) and its consequences at the level of work of presidents of superior public institutes ; the functioning of organizations of higher education (organizational perspective); functions and roles of administrative heads ( actor's action perspective ). The chosen strategy for the investigation is the qualitative one (case study), and the technic of the collection of data used in this study were the documentary analysis, the observation (participative and non-participative), and the interview. During the analysis of data we opted for the thematic content analysis, describing the evolution of the higher education in Cabo Verde, the functioning of higher education organizations (specially recurring to Binrbaum, 1988 and to Mintzberg, 1995) and the performance of the school administrator, basing the study particularly on analytic theories of Mintzberg (1995, 1999), Dinis (1997, 2002) and Barroso (1991, 1995, 1995a 2001, 2001a, 2002). The analysis of the performance of the president of a public institute permitted the perception and the understanding of the complexity of his work as a teacher combining his functions with those of an administrator.Barroso, João, 1945-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Elisa Lopes da Cruz Ferreira da2018-04-18T15:27:19Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32892porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:03.110973Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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