Gestão da qualidade do ar em ambientes portuários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/24862 |
Resumo: | Diversos estudos demonstram que o transporte marítimo e o manuseamento de mercadorias afetam a qualidade do ar à escala local e regional e consequentemente a saúde dos trabalhadores e da população residente na envolvente dos Portos. A qualidade do ar em ambientes portuários é uma das principais prioridades ao nível da gestão ambiental, da União Europeia, e, por conseguinte, das autoridades portuárias, devido ao aumento significativo do transporte de mercadorias por via marítima. Neste âmbito, o presente relatório de estágio, realizado no Instituto de Ambiente e Desenvolvimento teve como objetivo o estudo do impacto da atividade portuária, nomeadamente o manuseamento de mercadorias, no ambiente sonoro e na qualidade do ar à escala local. Para tal, foram analisados dados monitorizados de poluentes atmosféricos, das variáveis meteorológicas e de ruído em dois casos de estudo: Porto de Leixões e Porto de Aveiro. Este estudo permitiu concluir que no Porto de Leixões, a concentração média diária de PM10 é cerca de 7 µg/m3 superior quando ocorre manuseamento de mercadorias a quando não ocorre esta movimentação, esta diferença não apresenta significado estatístico. Ainda foi possível concluir que cerca de 70% dos episódios de excedências do nível sonoro equivalente ocorreram em períodos sem movimentação de contentores, evidenciando a existência de uma fonte sonora exterior ao Porto de Leixões. Relativamente ao Porto de Aveiro verificou-se que a combustão residencial e o tráfego rodoviário são possivelmente as principais fontes de poluentes atmosféricos. |
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Diversos estudos demonstram que o transporte marítimo e o manuseamento de mercadorias afetam a qualidade do ar à escala local e regional e consequentemente a saúde dos trabalhadores e da população residente na envolvente dos Portos. A qualidade do ar em ambientes portuários é uma das principais prioridades ao nível da gestão ambiental, da União Europeia, e, por conseguinte, das autoridades portuárias, devido ao aumento significativo do transporte de mercadorias por via marítima. Neste âmbito, o presente relatório de estágio, realizado no Instituto de Ambiente e Desenvolvimento teve como objetivo o estudo do impacto da atividade portuária, nomeadamente o manuseamento de mercadorias, no ambiente sonoro e na qualidade do ar à escala local. Para tal, foram analisados dados monitorizados de poluentes atmosféricos, das variáveis meteorológicas e de ruído em dois casos de estudo: Porto de Leixões e Porto de Aveiro. Este estudo permitiu concluir que no Porto de Leixões, a concentração média diária de PM10 é cerca de 7 µg/m3 superior quando ocorre manuseamento de mercadorias a quando não ocorre esta movimentação, esta diferença não apresenta significado estatístico. Ainda foi possível concluir que cerca de 70% dos episódios de excedências do nível sonoro equivalente ocorreram em períodos sem movimentação de contentores, evidenciando a existência de uma fonte sonora exterior ao Porto de Leixões. Relativamente ao Porto de Aveiro verificou-se que a combustão residencial e o tráfego rodoviário são possivelmente as principais fontes de poluentes atmosféricos. |
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