Conceitos de mudança e aprendizagem organizacional: contributos para a análise da produção de saberes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/415 |
Resumo: | O artigo tem como objectivo discutir a articulação entre os conceitos de mudança e de aprendizagem aplicados aos contextos organizacionais. Procura-se demonstrar que a problematização teórica sobre a mudança organizacional no âmbito da sociologia fica enriquecida, se complementada com algumas das abordagens teóricas da psicologia acerca da aprendizagem organizacional. A argumentação adoptada reside na pertinência desta proposta de articulação teórica para a análise dos processos de produção de saberes no interior das empresas. |
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Conceitos de mudança e aprendizagem organizacional: contributos para a análise da produção de saberesMudançaAprendizagemEmpresaO artigo tem como objectivo discutir a articulação entre os conceitos de mudança e de aprendizagem aplicados aos contextos organizacionais. Procura-se demonstrar que a problematização teórica sobre a mudança organizacional no âmbito da sociologia fica enriquecida, se complementada com algumas das abordagens teóricas da psicologia acerca da aprendizagem organizacional. A argumentação adoptada reside na pertinência desta proposta de articulação teórica para a análise dos processos de produção de saberes no interior das empresas.This article aims to discuss the linkages between the concepts of change and learning when applied to organizational contexts. It seeks to demonstrate that the theoretical perspectives of organizational change can enrich Sociology when complemented by Psychology’s theoretical approaches to organizational learning. The argument is based on the relevance of this suggested theoretical linkage to knowledge production processes within organisations.Cet article aborde l’articulation entre les concepts de changement et d’apprentissage appliqués aux contextes organisationnels. Il essaye de démontrer que la recherche théorique sur le changement organisationnel dans le cadre de la sociologie peut être enrichie, si elle est complétée par certaines approches théoriques de la psychologie sur l’apprentissage organisationnel. L’argumentation adoptée réside dans la pertinence de cette proposition d’articulation théorique pour l’analyse des processus de production de savoirs, au sein des entreprises.Este artículo tiene como objetivo discutir la articulación entre los conceptos de cambio y de aprendizaje, aplicados al contexto de las organizaciones. Se pretende demostrar que el problema teórico sobre lo cambio en organizaciones en el ámbito de la sociología, se enriquece si es complementado, con algunos conceptos teóricos de psicología en relación al aprendizaje en organizaciones. La argumentación adoptada reside en la pertinencia de esta propuesta de articulación teórica para el análisis de los procesos de producción de conocimientos en el seno de las empresas.CIES-ISCTE / CELTA2007-06-26T09:14:19Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/415por0873-6529Parente, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:59:08Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:58.127571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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