Formas de desenvolvimento e estímulo da criatividade inseridas na aprendizagem organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/103092 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar o modo de desenvolver e estimular a criatividade nas organizações inserida na aprendizagem organizacional. O estudo utiliza referenciais bibliográficos que apresentam teorias sobre a formação e criação da aprendizagem organizacional. Foram utilizados três autores; Nonaka, que descreve o modelo de aprendizagem e procura demonstrar alguns estilos individuais de aprendizagem que afetam a educação o processo decisórios e de solução dos problemas. Kolb, explica uma nova teoria da criação do conhecimento organizacional, onde a base é a distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Swieringa & Wierdsma, que aborda a aprendizagem organizacional como um processo de mudança organizacional, caracterizado por um aprendizado em interação com várias pessoas onde apresenta três ciclos de aprendizagem organizacional. E, ao final, Alencar com uma pesquisa nacional de Indicadores de Clima para Criatividade, em que destaca vários aspectos no ambiente de trabalho que atuam como estímulo e barreiras para a expressão da criatividade. |
id |
UFRGS-2_e819ca91a5c3ef7c32d6e809fbb2de47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103092 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Adriana dosRuas, Roberto Lima2014-09-13T02:13:38Z2006http://hdl.handle.net/10183/103092000596453Este trabalho tem como objetivo investigar o modo de desenvolver e estimular a criatividade nas organizações inserida na aprendizagem organizacional. O estudo utiliza referenciais bibliográficos que apresentam teorias sobre a formação e criação da aprendizagem organizacional. Foram utilizados três autores; Nonaka, que descreve o modelo de aprendizagem e procura demonstrar alguns estilos individuais de aprendizagem que afetam a educação o processo decisórios e de solução dos problemas. Kolb, explica uma nova teoria da criação do conhecimento organizacional, onde a base é a distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Swieringa & Wierdsma, que aborda a aprendizagem organizacional como um processo de mudança organizacional, caracterizado por um aprendizado em interação com várias pessoas onde apresenta três ciclos de aprendizagem organizacional. E, ao final, Alencar com uma pesquisa nacional de Indicadores de Clima para Criatividade, em que destaca vários aspectos no ambiente de trabalho que atuam como estímulo e barreiras para a expressão da criatividade.application/pdfporAprendizagem organizacionalMudança organizacionalCriatividade : Empresa : OrganizacoesFormas de desenvolvimento e estímulo da criatividade inseridas na aprendizagem organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2006especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Empresarialinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000596453.pdf000596453.pdfTexto completoapplication/pdf42450http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103092/1/000596453.pdfab1c925da16199e12f9d9457c3fcf4e6MD51TEXT000596453.pdf.txt000596453.pdf.txtExtracted Texttext/plain25926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103092/2/000596453.pdf.txt92a7c500eb5e21bd73be8b0c13fa6d88MD52THUMBNAIL000596453.pdf.jpg000596453.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103092/3/000596453.pdf.jpg8bec00fb1a8e3d1277d806000cf46821MD5310183/1030922018-10-23 09:27:37.786oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103092Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:27:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formas de desenvolvimento e estímulo da criatividade inseridas na aprendizagem organizacional |
title |
Formas de desenvolvimento e estímulo da criatividade inseridas na aprendizagem organizacional |
spellingShingle |
Formas de desenvolvimento e estímulo da criatividade inseridas na aprendizagem organizacional Santos, Adriana dos Aprendizagem organizacional Mudança organizacional Criatividade : Empresa : Organizacoes |
title_short |
Formas de desenvolvimento e estímulo da criatividade inseridas na aprendizagem organizacional |
title_full |
Formas de desenvolvimento e estímulo da criatividade inseridas na aprendizagem organizacional |
title_fullStr |
Formas de desenvolvimento e estímulo da criatividade inseridas na aprendizagem organizacional |
title_full_unstemmed |
Formas de desenvolvimento e estímulo da criatividade inseridas na aprendizagem organizacional |
title_sort |
Formas de desenvolvimento e estímulo da criatividade inseridas na aprendizagem organizacional |
author |
Santos, Adriana dos |
author_facet |
Santos, Adriana dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Adriana dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ruas, Roberto Lima |
contributor_str_mv |
Ruas, Roberto Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional Mudança organizacional Criatividade : Empresa : Organizacoes |
topic |
Aprendizagem organizacional Mudança organizacional Criatividade : Empresa : Organizacoes |
description |
Este trabalho tem como objetivo investigar o modo de desenvolver e estimular a criatividade nas organizações inserida na aprendizagem organizacional. O estudo utiliza referenciais bibliográficos que apresentam teorias sobre a formação e criação da aprendizagem organizacional. Foram utilizados três autores; Nonaka, que descreve o modelo de aprendizagem e procura demonstrar alguns estilos individuais de aprendizagem que afetam a educação o processo decisórios e de solução dos problemas. Kolb, explica uma nova teoria da criação do conhecimento organizacional, onde a base é a distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Swieringa & Wierdsma, que aborda a aprendizagem organizacional como um processo de mudança organizacional, caracterizado por um aprendizado em interação com várias pessoas onde apresenta três ciclos de aprendizagem organizacional. E, ao final, Alencar com uma pesquisa nacional de Indicadores de Clima para Criatividade, em que destaca vários aspectos no ambiente de trabalho que atuam como estímulo e barreiras para a expressão da criatividade. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-13T02:13:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/103092 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000596453 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/103092 |
identifier_str_mv |
000596453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103092/1/000596453.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103092/2/000596453.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103092/3/000596453.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab1c925da16199e12f9d9457c3fcf4e6 92a7c500eb5e21bd73be8b0c13fa6d88 8bec00fb1a8e3d1277d806000cf46821 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447133450403840 |