Formas de desenvolvimento e estímulo da criatividade inseridas na aprendizagem organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adriana dos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103092
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o modo de desenvolver e estimular a criatividade nas organizações inserida na aprendizagem organizacional. O estudo utiliza referenciais bibliográficos que apresentam teorias sobre a formação e criação da aprendizagem organizacional. Foram utilizados três autores; Nonaka, que descreve o modelo de aprendizagem e procura demonstrar alguns estilos individuais de aprendizagem que afetam a educação o processo decisórios e de solução dos problemas. Kolb, explica uma nova teoria da criação do conhecimento organizacional, onde a base é a distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Swieringa & Wierdsma, que aborda a aprendizagem organizacional como um processo de mudança organizacional, caracterizado por um aprendizado em interação com várias pessoas onde apresenta três ciclos de aprendizagem organizacional. E, ao final, Alencar com uma pesquisa nacional de Indicadores de Clima para Criatividade, em que destaca vários aspectos no ambiente de trabalho que atuam como estímulo e barreiras para a expressão da criatividade.
id UFRGS-2_e819ca91a5c3ef7c32d6e809fbb2de47
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103092
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Adriana dosRuas, Roberto Lima2014-09-13T02:13:38Z2006http://hdl.handle.net/10183/103092000596453Este trabalho tem como objetivo investigar o modo de desenvolver e estimular a criatividade nas organizações inserida na aprendizagem organizacional. O estudo utiliza referenciais bibliográficos que apresentam teorias sobre a formação e criação da aprendizagem organizacional. Foram utilizados três autores; Nonaka, que descreve o modelo de aprendizagem e procura demonstrar alguns estilos individuais de aprendizagem que afetam a educação o processo decisórios e de solução dos problemas. Kolb, explica uma nova teoria da criação do conhecimento organizacional, onde a base é a distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Swieringa & Wierdsma, que aborda a aprendizagem organizacional como um processo de mudança organizacional, caracterizado por um aprendizado em interação com várias pessoas onde apresenta três ciclos de aprendizagem organizacional. E, ao final, Alencar com uma pesquisa nacional de Indicadores de Clima para Criatividade, em que destaca vários aspectos no ambiente de trabalho que atuam como estímulo e barreiras para a expressão da criatividade.application/pdfporAprendizagem organizacionalMudança organizacionalCriatividade : Empresa : OrganizacoesFormas de desenvolvimento e estímulo da criatividade inseridas na aprendizagem organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2006especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Empresarialinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000596453.pdf000596453.pdfTexto completoapplication/pdf42450http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103092/1/000596453.pdfab1c925da16199e12f9d9457c3fcf4e6MD51TEXT000596453.pdf.txt000596453.pdf.txtExtracted Texttext/plain25926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103092/2/000596453.pdf.txt92a7c500eb5e21bd73be8b0c13fa6d88MD52THUMBNAIL000596453.pdf.jpg000596453.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103092/3/000596453.pdf.jpg8bec00fb1a8e3d1277d806000cf46821MD5310183/1030922018-10-23 09:27:37.786oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103092Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:27:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formas de desenvolvimento e estímulo da criatividade inseridas na aprendizagem organizacional
title Formas de desenvolvimento e estímulo da criatividade inseridas na aprendizagem organizacional
spellingShingle Formas de desenvolvimento e estímulo da criatividade inseridas na aprendizagem organizacional
Santos, Adriana dos
Aprendizagem organizacional
Mudança organizacional
Criatividade : Empresa : Organizacoes
title_short Formas de desenvolvimento e estímulo da criatividade inseridas na aprendizagem organizacional
title_full Formas de desenvolvimento e estímulo da criatividade inseridas na aprendizagem organizacional
title_fullStr Formas de desenvolvimento e estímulo da criatividade inseridas na aprendizagem organizacional
title_full_unstemmed Formas de desenvolvimento e estímulo da criatividade inseridas na aprendizagem organizacional
title_sort Formas de desenvolvimento e estímulo da criatividade inseridas na aprendizagem organizacional
author Santos, Adriana dos
author_facet Santos, Adriana dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adriana dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ruas, Roberto Lima
contributor_str_mv Ruas, Roberto Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem organizacional
Mudança organizacional
Criatividade : Empresa : Organizacoes
topic Aprendizagem organizacional
Mudança organizacional
Criatividade : Empresa : Organizacoes
description Este trabalho tem como objetivo investigar o modo de desenvolver e estimular a criatividade nas organizações inserida na aprendizagem organizacional. O estudo utiliza referenciais bibliográficos que apresentam teorias sobre a formação e criação da aprendizagem organizacional. Foram utilizados três autores; Nonaka, que descreve o modelo de aprendizagem e procura demonstrar alguns estilos individuais de aprendizagem que afetam a educação o processo decisórios e de solução dos problemas. Kolb, explica uma nova teoria da criação do conhecimento organizacional, onde a base é a distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Swieringa & Wierdsma, que aborda a aprendizagem organizacional como um processo de mudança organizacional, caracterizado por um aprendizado em interação com várias pessoas onde apresenta três ciclos de aprendizagem organizacional. E, ao final, Alencar com uma pesquisa nacional de Indicadores de Clima para Criatividade, em que destaca vários aspectos no ambiente de trabalho que atuam como estímulo e barreiras para a expressão da criatividade.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-13T02:13:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/103092
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000596453
url http://hdl.handle.net/10183/103092
identifier_str_mv 000596453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103092/1/000596453.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103092/2/000596453.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103092/3/000596453.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ab1c925da16199e12f9d9457c3fcf4e6
92a7c500eb5e21bd73be8b0c13fa6d88
8bec00fb1a8e3d1277d806000cf46821
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447133450403840