Responsabilidade social das organizações e satisfação no trabalho: estudo num call center
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/3493 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objectivo estudar a percepção dos colaboradores a respeito da Responsabilidade Social da Organização exercida pela organização onde trabalham e a relação desta com a Satisfação no Trabalho. Cento e sete colaboradores de um call center responderam a um questionário que incluía as escalas de Percepção de Responsabilidade Social, Satisfação no Trabalho e a escala de Call Center construída para este estudo. As hipóteses são, duas, verificar se quando maior a percepção de práticas socialmente responsáveis nas diferentes dimensões (colaboradores, ambiente e comunidade e económica) maior a satisfação com o trabalho e se as condições de trabalho na organização apresentarem níveis elevados, maior a Satisfação no Trabalho. Dos resultados obtidos, concluiu-se uma associação positiva entre as três dimensões da Responsabilidade Social com a Satisfação no Trabalho, em particular uma associação mais elevada com a dimensão Percepção da Responsabilidade Social - Ambiente e Comunidade. Destaca-se também que a Satisfação no Trabalho está mais associada com a percepção do reconhecimento profissional do que com as condições de trabalho no call center. |
id |
RCAP_276b27d395f7f114edd9df7654fa80cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3493 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Responsabilidade social das organizações e satisfação no trabalho: estudo num call centerPSICOLOGIASATISFAÇÃO PROFISSIONALRESPONSABILIDADE SOCIALPSYCHOLOGYPROFESSIONAL SATISFACTIONSOCIAL RESPONSIBILITYMESTRADO EM PSICOLOGIA DO TRABALHO EM CONTEXTOS INTERNACIONAIS E INTERCULTURAISA presente dissertação tem como objectivo estudar a percepção dos colaboradores a respeito da Responsabilidade Social da Organização exercida pela organização onde trabalham e a relação desta com a Satisfação no Trabalho. Cento e sete colaboradores de um call center responderam a um questionário que incluía as escalas de Percepção de Responsabilidade Social, Satisfação no Trabalho e a escala de Call Center construída para este estudo. As hipóteses são, duas, verificar se quando maior a percepção de práticas socialmente responsáveis nas diferentes dimensões (colaboradores, ambiente e comunidade e económica) maior a satisfação com o trabalho e se as condições de trabalho na organização apresentarem níveis elevados, maior a Satisfação no Trabalho. Dos resultados obtidos, concluiu-se uma associação positiva entre as três dimensões da Responsabilidade Social com a Satisfação no Trabalho, em particular uma associação mais elevada com a dimensão Percepção da Responsabilidade Social - Ambiente e Comunidade. Destaca-se também que a Satisfação no Trabalho está mais associada com a percepção do reconhecimento profissional do que com as condições de trabalho no call center.This dissertation intents to study the workers perception about the Social Responsibility of the Organization where they work in and its relation to Work Satisfaction. Hundred and seven call center workers responded to a questionnaire, composed by the Perception of Social Responsibility Scale, Work Satisfaction Scale and the Call Center Scale, built for this study. Two hypotheses were presented: to verify if, the higher the perception of socially responsible practices in the different dimensions (workers, environment and community and economical), the higher the work satisfaction and if when the work conditions in the organization present high levels, higher the Work Satisfaction is found. The results lead us to conclude that there is a positive association between the three dimensions of Social Responsibility and Work Satisfaction, in particular, there is a stronger association with the dimension Social Responsibility Perception – Environment and Community. It is also verifiable a stronger association between Work Satisfaction and the Perception of Professional Recognition than with the Call Center Work Conditions.2013-05-30T18:13:16Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3493porSantos, Mónica Sofia Freitas dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:18Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:05.655988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Responsabilidade social das organizações e satisfação no trabalho: estudo num call center |
title |
Responsabilidade social das organizações e satisfação no trabalho: estudo num call center |
spellingShingle |
Responsabilidade social das organizações e satisfação no trabalho: estudo num call center Santos, Mónica Sofia Freitas dos PSICOLOGIA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL RESPONSABILIDADE SOCIAL PSYCHOLOGY PROFESSIONAL SATISFACTION SOCIAL RESPONSIBILITY MESTRADO EM PSICOLOGIA DO TRABALHO EM CONTEXTOS INTERNACIONAIS E INTERCULTURAIS |
title_short |
Responsabilidade social das organizações e satisfação no trabalho: estudo num call center |
title_full |
Responsabilidade social das organizações e satisfação no trabalho: estudo num call center |
title_fullStr |
Responsabilidade social das organizações e satisfação no trabalho: estudo num call center |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade social das organizações e satisfação no trabalho: estudo num call center |
title_sort |
Responsabilidade social das organizações e satisfação no trabalho: estudo num call center |
author |
Santos, Mónica Sofia Freitas dos |
author_facet |
Santos, Mónica Sofia Freitas dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mónica Sofia Freitas dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PSICOLOGIA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL RESPONSABILIDADE SOCIAL PSYCHOLOGY PROFESSIONAL SATISFACTION SOCIAL RESPONSIBILITY MESTRADO EM PSICOLOGIA DO TRABALHO EM CONTEXTOS INTERNACIONAIS E INTERCULTURAIS |
topic |
PSICOLOGIA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL RESPONSABILIDADE SOCIAL PSYCHOLOGY PROFESSIONAL SATISFACTION SOCIAL RESPONSIBILITY MESTRADO EM PSICOLOGIA DO TRABALHO EM CONTEXTOS INTERNACIONAIS E INTERCULTURAIS |
description |
A presente dissertação tem como objectivo estudar a percepção dos colaboradores a respeito da Responsabilidade Social da Organização exercida pela organização onde trabalham e a relação desta com a Satisfação no Trabalho. Cento e sete colaboradores de um call center responderam a um questionário que incluía as escalas de Percepção de Responsabilidade Social, Satisfação no Trabalho e a escala de Call Center construída para este estudo. As hipóteses são, duas, verificar se quando maior a percepção de práticas socialmente responsáveis nas diferentes dimensões (colaboradores, ambiente e comunidade e económica) maior a satisfação com o trabalho e se as condições de trabalho na organização apresentarem níveis elevados, maior a Satisfação no Trabalho. Dos resultados obtidos, concluiu-se uma associação positiva entre as três dimensões da Responsabilidade Social com a Satisfação no Trabalho, em particular uma associação mais elevada com a dimensão Percepção da Responsabilidade Social - Ambiente e Comunidade. Destaca-se também que a Satisfação no Trabalho está mais associada com a percepção do reconhecimento profissional do que com as condições de trabalho no call center. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-05-30T18:13:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/3493 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/3493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131228049244160 |