O papel das práticas de responsabilidade social percebida na satisfação no trabalho : um estudo em empresas brasileiras e portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Sarah de Carvalho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4857
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo estudar a perceção das práticas de responsabilidade social e sua relação com a satisfação no trabalho de colaboradores de duas empresas de tecnologia da informação, sendo uma brasileira e outra portuguesa. Duzentos e dois colaboradores responderam a um questionário que incluía as escalas de perceção de responsabilidade social e satisfação no trabalho, e itens de caracterização sócio demográfica. Esperava-se que quanto maior a perceção dos colaboradores quanto às três dimensões de responsabilidade social: para com os colaboradores, ambiente e comunidade e económica, maior seria a satisfação no trabalho. Os resultados mostram uma correlação positiva entre as três dimensões da responsabilidade social com a satisfação, sendo a dimensão de responsabilidade para com os colaboradores e a económica mais elevada do que a responsabilidade social ambiental. Destaca-se ainda que os colaboradores da empresa brasileira tiveram uma perceção mais alta das práticas de responsabilidade social da empresa na qual trabalham, impactando no aumento da satisfação desses colaboradores.
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Cavalcante, Sarah de Carvalho
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PSICOSSOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
RESPONSABILIDADE SOCIAL
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MESTRADO EM PSICOLOGIA DO TRABALHO EM CONTEXTOS INTERNACIONAIS E INTERCULTURAIS
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