Computador Magalhães : aquisição e utilização em contexto educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1997 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_276f40e902f6e09bd364fa72c7e2334c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1997 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Computador Magalhães : aquisição e utilização em contexto educativoComputador MagalhãesPrograma e-escolinhaEnsino do 1º Ciclo do Ensino BásicoAquisiçãoUtilizaçãoRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) transformaram-se, ao longo dos últimos anos, num instrumento essencial ao trabalho, à aquisição de conhecimentos, à ocupação de tempos livres e mesmo ao modo como nos relacionamos com os outros. Também na educação as TIC têm desempenhado um papel cada vez mais importante. A integração destas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem vem promovendo novas formas de aprender, de ensinar e de pensar. Nos últimos anos, temos assistido a um movimento de apetrechamento tecnológico das escolas. O mais recente exemplo foi o programa e-escolinha, com a distribuição de computadores Magalhães. Mas antes deste recurso se tornar capaz de auxiliar os alunos nas diversas aprendizagens curriculares, muitos deles foram obrigados a uma espera prolongada e ansiosa, desconhecendo a sua utilidade. O estudo realizado, desenvolvido no decorrer da unidade curricular de Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, teve como finalidade investigar o processo de aquisição e utilização do computador Magalhães em contexto educativo, refletindo a integração e aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Foi desenvolvida uma revisão de literatura que começou, numa primeira fase, por sistematizar o processo das TIC no ensino em Portugal, dando, posteriormente, particular destaque ao programa e-escolinha e naturalmente ao computador Magalhães, TIC sobre o qual recaiu o nosso estudo. Na investigação empírica, adotou-se uma metodologia de estudo de caso qualitativo. De acordo com este modelo metodológico, o objetivo do estudo foi identificar as dificuldades sentidas na aquisição e na utilização do computador Magalhães, através de uma turma de 2º ano e respetivos agentes educativos. Acreditamos que, de alguma forma, este estudo poderá contribuir para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Embora o programa e-escolinha tenha sido suspenso, o computador Magalhães pode e deve continuar a ser utilizado na sala de aula e a identificação das dificuldades sentidas pelos seus recetores pode conduzir às falhas do processo e ao seu contorno num futuro projeto tecnológico.Tomé, Vítor Manuel NabaisPicado, JoaquimRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCalha, Vânia Sofia Lopes2013-07-18T13:35:55Z2013-07-1820132013-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1997porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:27Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:22.756041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Computador Magalhães : aquisição e utilização em contexto educativo |
title |
Computador Magalhães : aquisição e utilização em contexto educativo |
spellingShingle |
Computador Magalhães : aquisição e utilização em contexto educativo Calha, Vânia Sofia Lopes Computador Magalhães Programa e-escolinha Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Aquisição Utilização |
title_short |
Computador Magalhães : aquisição e utilização em contexto educativo |
title_full |
Computador Magalhães : aquisição e utilização em contexto educativo |
title_fullStr |
Computador Magalhães : aquisição e utilização em contexto educativo |
title_full_unstemmed |
Computador Magalhães : aquisição e utilização em contexto educativo |
title_sort |
Computador Magalhães : aquisição e utilização em contexto educativo |
author |
Calha, Vânia Sofia Lopes |
author_facet |
Calha, Vânia Sofia Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tomé, Vítor Manuel Nabais Picado, Joaquim Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calha, Vânia Sofia Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computador Magalhães Programa e-escolinha Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Aquisição Utilização |
topic |
Computador Magalhães Programa e-escolinha Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Aquisição Utilização |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-18T13:35:55Z 2013-07-18 2013 2013-07-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1997 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130793073704960 |