Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura : um estudo de Single-subject design sobre práticas eficazes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/25971 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
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Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura : um estudo de Single-subject design sobre práticas eficazesDificuldades de aprendizagem específicas na leitura - dislexiaNecessidades educativas especiaisModelo de atendimento à diversidadeMapeamento de históriasSpecific learning disabilities in de reading - dyslexiaSpecial need educationModel of treatment for diversityStory mapping37.015.3376.36372.41Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)No âmbito da compreensão da leitura, a estratégia denominada de “mapeamento de histórias”, examinada ao longo de vários estudos, mostrou consistentemente a sua eficácia junto de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas (Gardill &, Jitendra 1999). Tendo por base esta evidência, desenvolvemos um estudo que teve por finalidade, analisar a eficácia de uma intervenção substanciada na utilização da estratégia “mapeamento de histórias” (Boulineau, Fore, Hagan-Burke, & Burke, 2004), como forma de melhorar a compreensão leitora, junto de dois alunos com dificuldades de aprendizagem específicas na leitura, a frequentarem o terceiro ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesse sentido, optamos pelo uso da metodologia Single- Subject Design, do tipo A-B-C (A- linha de base, B- intervenção, C- manutenção). Na fase A foram realizadas medições do comportamento-alvo e definida a linha de base. Na fase B, intervenção, a variável independente foi manipulada para modificar o comportamento medido na condição de linha de base, ou seja, foi realizada uma intervenção através da implementação da estratégia “mapeamento de histórias”. Na fase C, manutenção, após interrupção da intervenção, foram realizadas medições do comportamento alvo para se observar se este se mantinha. Perante a análise dos resultados, podemos concluir que a) Os participantes melhoraram os seus conhecimentos sobre os elementos da narrativa quando se utilizou a estratégia “mapeamento de histórias”; b) A intervenção foi eficaz para o ensino de todos os elementos da narrativa; e c) O desempenho dos alunos na fase da intervenção manteve-se na fase da manutenção, indicando que a melhora na compreensão da leitura foi continuada após o ensino da estratégia, ou seja, os alunos usaram a estratégia de forma independente. Procurando responder à finalidade deste estudo, podemos concluir que a estratégia “mapeamento de histórias” se revelou eficaz para o desenvolvimento das competências na compreensão da leitura junto destes dois alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. Esta conclusão é consistente com o que diz a literatura sobre a estratégia anteriormente mencionada (Boulineau, Fore, Hagan, Burke, & Burke, 2004; Gardill & Jitendra, 1999; Li, 2007; Onachukwu, Boon, Fore, & Bender, 2007; Taylor, Alber, & Walker, 2002).In the context of reading comprehension, the strategy known as “story mapping”, discussed over several studies, was effective with pupils with specific learning disabilities (Gardill &, Jitendra 1999). Based on this evidence, we developed a study which analysed the efficiency of a substantiated intervention in the use of the “story mapping” strategy (Boulineau, Fore, Hagan- Burke, & Burke, 2004), as a way to improve reading comprehension with two pupils with learning disabilities specific in reading, attending the 3rd grade of Primary school. Therefore we chose the Single-Subject Design methodology of the A, B, C type (A- baseline, B- intervention, C- maintenance). In phase A we took some measurements of the target-behaviour and we defined a baseline. In phase B, intervention, the independent variable was manipulated to modify the behaviour measured in the baseline condition, in other words, an intervention was made by implementing the “story mapping” strategy. In phase C, maintenance, and after the interruption of the intervention, measurements of the target behaviour were made to observe its continuity. Through the analysis of the results we concluded that: a) the participants improved their knowledge of the narrative elements when the “story mapping” strategy was used; b) the intervention was effective for the teaching of all narrative elements; and c) the pupils performance in the intervention phase continued throughout the maintenance phase, indicating that the improvement in reading comprehension continued after the teaching of the strategy, so pupils used it independently. We can conclude that the “story mapping” strategy was effective for the development of reading comprehension competences with these two pupils with specific learning disabilities. This conclusion is consistent with the literature of this strategy (Boulineau, Fore, Hagan, Burke, & Burke, 2004; Gardill & Jitendra, 1999; Li, 2007; Onachukwu, Boon, Fore, & Bender, 2007; Taylor, Alber, & Walker, 2002).Martins, Ana Paula LouçãoUniversidade do MinhoSilva, Albertina de Jesus Martins20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25971por201554097info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:51.800831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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