Programa de estimulação cognitiva para alunos com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Angelina Ferraz da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6353
Resumo: Com esta investigação pretendemos fazer o ponto da situação relativamente à problemática das Dificuldades de Aprendizagem (DA), sua identificação, avaliação e intervenção, em Portugal, comparativamente com outros países, analisando os normativos legislativos e as perspectivas actuais de atendimento educativo, no seio do movimento da escola inclusiva. Intentamos, ainda, construir e avaliar os efeitos de um programa de estimulação cognitiva dirigido a adolescentes com NEE, designadamente, Dificuldades de Aprendizagem (DA) e Deficiência Mental (DM), ligeira a moderada. Este “Programa de Estimulação Cognitiva” baseou-se em modelos desenvolvimentais e cognitivistas, principalmente na teoria de desenvolvimento de Piaget, na teoria sócio-cultural de Vygotsky, na teoria da aprendizagem mediatizada de Feuerstein e na teoria do processamento da informação de Sternberg. A sua concepção balizou-se entre três preocupações: (i) Diversidade de processos cognitivos básicos (atenção; percepção; comparação; organização; registo e evocação de informação); (ii) Diversidade de áreas de desenvolvimento (desenvolvimento sócio-afectivo; linguagem compreensiva e expressiva; psicomotricidade e cognição); e (iii) Diversidade de conteúdo das actividades (figurativo-espaciais; verbais e numéricas). As 50 sessões do programa estruturam-se em seis momentos: (i) interacção da aplicadora com o grupo; (ii) exploração inicial do material acompanhada de verbalização e modelação; (iii) realização faseada das tarefas de treino; (iv) verbalização das acções realizadas e sua reformulação; (v) consolidação através de outros exercícios diversificados de lápis e papel; (vi) generalização e transferência a situações do quotidiano. O programa foi implementado ao longo de seis meses, em contexto de sala de apoio. Na avaliação dos efeitos do programa recorreu-se a procedimentos qualitativos e quantitativos (Escalas de Avaliação Sócio-Afectivas e Motivacionais, Cognitivas e Linguísticas, aplicadas pelos professores e pela aplicadora; Matrizes Progressivas de Raven e Bateria de Provas de Raciocínio de Almeida (2005). Os adolescentes alvo do estudo (n=4) foram sinalizadas pela Equipa de Educação Especial na periferia da cidade de Barcelos (meio rural), estando a usufruir de um “Currículo Alternativo”, previsto no Regime Educativo Especial. O programa interferiu positivamente no desempenho dos jovens nas tarefas académicas, cognitivas e sócio-emocionais.
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Este “Programa de Estimulação Cognitiva” baseou-se em modelos desenvolvimentais e cognitivistas, principalmente na teoria de desenvolvimento de Piaget, na teoria sócio-cultural de Vygotsky, na teoria da aprendizagem mediatizada de Feuerstein e na teoria do processamento da informação de Sternberg. A sua concepção balizou-se entre três preocupações: (i) Diversidade de processos cognitivos básicos (atenção; percepção; comparação; organização; registo e evocação de informação); (ii) Diversidade de áreas de desenvolvimento (desenvolvimento sócio-afectivo; linguagem compreensiva e expressiva; psicomotricidade e cognição); e (iii) Diversidade de conteúdo das actividades (figurativo-espaciais; verbais e numéricas). As 50 sessões do programa estruturam-se em seis momentos: (i) interacção da aplicadora com o grupo; (ii) exploração inicial do material acompanhada de verbalização e modelação; (iii) realização faseada das tarefas de treino; (iv) verbalização das acções realizadas e sua reformulação; (v) consolidação através de outros exercícios diversificados de lápis e papel; (vi) generalização e transferência a situações do quotidiano. O programa foi implementado ao longo de seis meses, em contexto de sala de apoio. Na avaliação dos efeitos do programa recorreu-se a procedimentos qualitativos e quantitativos (Escalas de Avaliação Sócio-Afectivas e Motivacionais, Cognitivas e Linguísticas, aplicadas pelos professores e pela aplicadora; Matrizes Progressivas de Raven e Bateria de Provas de Raciocínio de Almeida (2005). Os adolescentes alvo do estudo (n=4) foram sinalizadas pela Equipa de Educação Especial na periferia da cidade de Barcelos (meio rural), estando a usufruir de um “Currículo Alternativo”, previsto no Regime Educativo Especial. O programa interferiu positivamente no desempenho dos jovens nas tarefas académicas, cognitivas e sócio-emocionais.With this research we aim to present a thorough perspective of the Learning Disabilities issue, in Portugal, namely, its identification, evaluation and intervention, comparatively to other countries, by analysing legislation and the current views of educational responses inside the movement of an Inclusive School. We also intend to design and evaluate the effects of a cognitive training programme directed to adolescents, with Special Learning Needs, namely, those with Learning Disabilities (LD) and from slight to moderate Mental Retardation. This “Cognitive Training Programme” was based in developmental and cognitive models, in special, Piagetian’s developmental theory, Vygotsky’s social-cultural theory, Feuerstein’s mediated learning theory and Sternberg’s processing information theory. The construction of this programme considers three major aspects: (i) Diversity of basic cognitive processes (attention; perception; comparison; organization; information retention and evocation); (ii) Diversity of developmental areas (social and affective development; receptive and expressive language; psycho-motricity and cognition); and (iii) Diversity of activities contents (Spatial-figurative, linguistic and numerical activities). The 50 sessions of the program were structured in six moments: (i) interaction of the teacher with the students group; (ii) initial exploration of the material along with verbalization and simulation; (iii) step by step performance of cognitive tasks; (iv) verbalization of problem-solving procedures and their reformulation; (v) consolidation through other varied paper and pencil exercises; (vi) generalization and transfer to daily situations. The implementation of the programme occurred during six months in a context of a special assistance classroom. In the evaluation of the effects of the programme, we used some qualitative and quantitative procedures (Social-Affective, Motivational, Cognitive and Linguistic Scales of Evaluation, used by the teachers and the applicant; Raven’s Progressive Matrix and Almeida’s Reasoning Battery Tests (2005). The adolescents of this study (n=4) were signalized by the Special Educational Team in the neighbourhood of the city of Barcelos (rural area), and were students on a specific educational curriculum, established by the Special Educational Regimen “Alternative Curriculum”. The program has presented a positive influence in subjects performance, namely, in academical tasks and in cognitive and social-emotional situations.Almeida, Leandro S.Universidade do MinhoMota, Angelina Ferraz da2006-12-222006-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6353porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:24.559746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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