Risk factors for COVID-19 infection : virtual-reality paradigm

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Catarina Sofia Coelho Martins de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13297
Resumo: Este estudo teve como objetivo examinar um modelo integrativo que explique o comportamento dos indivíduos durante a pandemia de Covid-19, especificamente o risco de infeção. Os objetivos específicos prendem-se em compreender se o estilo de vinculação dos adultos está associado aos comportamentos de risco dos indivíduos e se o medo ao covid-19 está associado aos comportamentos de risco. O risco de infeção por Covid-19 foi avaliado através de um dispositivo de realidade virtual com a utilização de Oculus Quest. O estudo inclui uma amostra de 73 estudantes e colaboradores da universidade, 24 (32.9%) do sexo masculino e 49 (67.1%) do sexo feminino (Mo = 1), com idades compreendidas entre os 18 e os 47 anos, (M = 24; DP = 5.70). No que concerne às hipóteses do estudo, foi colocada a hipótese de que tanto o medo como a vinculação (evitante e ansiosa) são preditores dos comportamentos de risco. Verificou-se que níveis mais elevados de medo e de vinculação evitante foram preditores de níveis inferiores de comportamentos de risco e que níveis superiores de vinculação ansiosa foram preditores de níveis superiores de comportamentos de risco. Este estudo apresenta algumas limitações, como o reduzido tamanho da amostra que limitou o poder estatístico do estudo e a inclusão de apenas estudantes e colaboradores pertencentes à universidade. A utilização da realidade virtual permitiu um controlo dos estímulos apresentados aos sujeitos em 3 dimensões e a uma variedade de respostas também previamente estabelecidas. Esta é uma ferramenta útil para a criação de múltiplos cenários complexos e detalhados, fazendo com que o participante esteja submetido no ambiente virtual.
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