O programa nacional das escolas cívico-militares (PECIM) na blogosfera : uma análise da mediatização de uma política pública brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marina Queiroz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53786
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_27798fae9217b3371aa9374ad8d354a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53786
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O programa nacional das escolas cívico-militares (PECIM) na blogosfera : uma análise da mediatização de uma política pública brasileiraPolítica pública - BrasilEducação - BrasilBlogosfera - BrasilTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Os novos medias são, cada vez mais, objeto da ação pública e de investigações em vários campos do conhecimento. Esta pesquisa analisou o debate mediado e mediatizado pela blogosfera brasileira sobre o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) recentemente implementado no Brasil. Através da análise de conteúdo de 22 blogues e 235 posts, publicados entre janeiro de 2019 a outubro de 2020, foi possível perceber que atores participaram do debate, de onde provêm esses atores e que posicionamentos expressaram a respeito desta medida política. Neste sentido, a blogosfera apresentou-se como um espaço público de promoção e difusão de opiniões, onde os diferentes grupos sociais ‘lutam’ pela definição e imposição de um Referencial. Recorrendo à abordagem cognitiva da ação pública, a partir da proposta de análise de Pierre Muller, exploraram-se os pontos de vista dos atores que participaram no debate mediatizado sobre o PECIM. Inferiram-se, assim, os valores, normas, algoritmos e imagens que integram os referenciais sectoriais (educação) difundidos na blogosfera durante um período de tempo, concluindo que um destes referenciais se terá tornado dominante e servido de alicerce para uma rápida e ampla aceitação social do PECIM na sociedade brasileira.New media are increasingly the object of public action and investigations in various areas of knowledge. This research analyzed the debate mediated and mediatized by the Brazilian blogosphere on the National Program of Civic-Military Schools (PECIM) recently implemented in Brazil. Through the content analysis of 22 blogs and 235 posts, published between January 2019 and October 2020, it was possible to see which actors participated in the debate, where these actors come from, and what positions they expressed regarding this policy measure. In this sense, the blogosphere presented itself as a public space for the promotion and dissemination of opinions, where different social groups 'fight' for the definition and imposition of a Referential. Using the cognitive approach of public action, based on the analysis proposal by Pierre Muller, the actors’ points of view who participated in the mediatized debate on PECIM were explored, and the values, norms, algorithms, and images that integrate were inferred. The sectorial references (education) disseminated in the blogosphere over some time will have served as the foundation for an easy, fast, and broad social acceptance of PECIM in Brazilian society.Melo, Benedita Portugal eRepositório da Universidade de LisboaSilva, Marina Queiroz2022-07-13T14:55:24Z20212021-12-132021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53786TID:203060083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:45.362770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O programa nacional das escolas cívico-militares (PECIM) na blogosfera : uma análise da mediatização de uma política pública brasileira
title O programa nacional das escolas cívico-militares (PECIM) na blogosfera : uma análise da mediatização de uma política pública brasileira
spellingShingle O programa nacional das escolas cívico-militares (PECIM) na blogosfera : uma análise da mediatização de uma política pública brasileira
Silva, Marina Queiroz
Política pública - Brasil
Educação - Brasil
Blogosfera - Brasil
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O programa nacional das escolas cívico-militares (PECIM) na blogosfera : uma análise da mediatização de uma política pública brasileira
title_full O programa nacional das escolas cívico-militares (PECIM) na blogosfera : uma análise da mediatização de uma política pública brasileira
title_fullStr O programa nacional das escolas cívico-militares (PECIM) na blogosfera : uma análise da mediatização de uma política pública brasileira
title_full_unstemmed O programa nacional das escolas cívico-militares (PECIM) na blogosfera : uma análise da mediatização de uma política pública brasileira
title_sort O programa nacional das escolas cívico-militares (PECIM) na blogosfera : uma análise da mediatização de uma política pública brasileira
author Silva, Marina Queiroz
author_facet Silva, Marina Queiroz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Benedita Portugal e
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marina Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Política pública - Brasil
Educação - Brasil
Blogosfera - Brasil
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Política pública - Brasil
Educação - Brasil
Blogosfera - Brasil
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-12-13
2021-01-01T00:00:00Z
2022-07-13T14:55:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53786
TID:203060083
url http://hdl.handle.net/10451/53786
identifier_str_mv TID:203060083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134598849888256