O programa nacional das escolas cívico-militares (PECIM) na blogosfera : uma análise da mediatização de uma política pública brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/53786 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_27798fae9217b3371aa9374ad8d354a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/53786 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O programa nacional das escolas cívico-militares (PECIM) na blogosfera : uma análise da mediatização de uma política pública brasileiraPolítica pública - BrasilEducação - BrasilBlogosfera - BrasilTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Os novos medias são, cada vez mais, objeto da ação pública e de investigações em vários campos do conhecimento. Esta pesquisa analisou o debate mediado e mediatizado pela blogosfera brasileira sobre o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) recentemente implementado no Brasil. Através da análise de conteúdo de 22 blogues e 235 posts, publicados entre janeiro de 2019 a outubro de 2020, foi possível perceber que atores participaram do debate, de onde provêm esses atores e que posicionamentos expressaram a respeito desta medida política. Neste sentido, a blogosfera apresentou-se como um espaço público de promoção e difusão de opiniões, onde os diferentes grupos sociais ‘lutam’ pela definição e imposição de um Referencial. Recorrendo à abordagem cognitiva da ação pública, a partir da proposta de análise de Pierre Muller, exploraram-se os pontos de vista dos atores que participaram no debate mediatizado sobre o PECIM. Inferiram-se, assim, os valores, normas, algoritmos e imagens que integram os referenciais sectoriais (educação) difundidos na blogosfera durante um período de tempo, concluindo que um destes referenciais se terá tornado dominante e servido de alicerce para uma rápida e ampla aceitação social do PECIM na sociedade brasileira.New media are increasingly the object of public action and investigations in various areas of knowledge. This research analyzed the debate mediated and mediatized by the Brazilian blogosphere on the National Program of Civic-Military Schools (PECIM) recently implemented in Brazil. Through the content analysis of 22 blogs and 235 posts, published between January 2019 and October 2020, it was possible to see which actors participated in the debate, where these actors come from, and what positions they expressed regarding this policy measure. In this sense, the blogosphere presented itself as a public space for the promotion and dissemination of opinions, where different social groups 'fight' for the definition and imposition of a Referential. Using the cognitive approach of public action, based on the analysis proposal by Pierre Muller, the actors’ points of view who participated in the mediatized debate on PECIM were explored, and the values, norms, algorithms, and images that integrate were inferred. The sectorial references (education) disseminated in the blogosphere over some time will have served as the foundation for an easy, fast, and broad social acceptance of PECIM in Brazilian society.Melo, Benedita Portugal eRepositório da Universidade de LisboaSilva, Marina Queiroz2022-07-13T14:55:24Z20212021-12-132021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53786TID:203060083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:45.362770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O programa nacional das escolas cívico-militares (PECIM) na blogosfera : uma análise da mediatização de uma política pública brasileira |
title |
O programa nacional das escolas cívico-militares (PECIM) na blogosfera : uma análise da mediatização de uma política pública brasileira |
spellingShingle |
O programa nacional das escolas cívico-militares (PECIM) na blogosfera : uma análise da mediatização de uma política pública brasileira Silva, Marina Queiroz Política pública - Brasil Educação - Brasil Blogosfera - Brasil Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O programa nacional das escolas cívico-militares (PECIM) na blogosfera : uma análise da mediatização de uma política pública brasileira |
title_full |
O programa nacional das escolas cívico-militares (PECIM) na blogosfera : uma análise da mediatização de uma política pública brasileira |
title_fullStr |
O programa nacional das escolas cívico-militares (PECIM) na blogosfera : uma análise da mediatização de uma política pública brasileira |
title_full_unstemmed |
O programa nacional das escolas cívico-militares (PECIM) na blogosfera : uma análise da mediatização de uma política pública brasileira |
title_sort |
O programa nacional das escolas cívico-militares (PECIM) na blogosfera : uma análise da mediatização de uma política pública brasileira |
author |
Silva, Marina Queiroz |
author_facet |
Silva, Marina Queiroz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Benedita Portugal e Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marina Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política pública - Brasil Educação - Brasil Blogosfera - Brasil Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Política pública - Brasil Educação - Brasil Blogosfera - Brasil Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-12-13 2021-01-01T00:00:00Z 2022-07-13T14:55:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/53786 TID:203060083 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/53786 |
identifier_str_mv |
TID:203060083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134598849888256 |