Visibilidade e autoridade na blogosfera: uma investigação sobre mecanismos de posicionamento de weblogs com estudo de casos na blogosfera corporativa brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8004 |
Resumo: | Objetivando sistematizar os fatores que levam os blogs corporativos a terem reputação na blogosfera em que estão inseridos, esta pesquisa faz uma revisão de literatura para identificar o estado da arte sobre os blogs em termos conceituais e de desenvolvimento e debruça-se sobre os elementos pertinentes para a construção de um posicionamento dos blogs em termos de visibilidade e autoridade. Refletiu-se sobre as quatro fases evolutivas dos blogs, o que resultou na proposição de uma quinta fase, a móvel, momento em que os blogs estão entrelaçados com as mídias sociais e os dispositivos móveis são utilizados para leitura e atualização das páginas. Esta dissertação usa o estudo de caso por ilustração. Para se buscar uma caracterização e sistematização de estratégias de posicionamento, utilizou-se como instrumento a observação sistemática de um corpus constituído por 25 blogs corporativos de alta reputação. Os blogs foram estudados através da aplicação de um formulário de observação especialmente elaborado para esta finalidade e de entrevistas semiestruturadas com os blogueiros da amostra. Através de uma lista inicial de 330 blogs, integrantes da Wiki Corporativa – a lista mais completa do gênero no Brasil – desenvolveu-se um índice de mensuração de reputação para se chegar a um corpus dos blogs corporativos mais significativos. Com isso, chegou-se a um corpus composto por 25 blogs de maior reputação na blogosfera corporativa brasileira. A construção desse índice e sua problematização é uma das contribuições deste trabalho. Os resultados obtidos indicam que as estratégias e rotinas elencadas na revisão bibliográfica como fundamentais para atingir reputação na blogosfera continuam sendo utilizadas, necessárias e válidas. Contudo, foi possível observar que outros fatores também podem influenciar na construção de reputação. A hipótese principal do trabalho foi parcialmente confirmada: os blogs com alta reputação seguem rotinas e têm práticas semelhantes, contudo, organizações e personalidades na vida offline podem produzir visibilidade e influenciar outros usuários, transferindo autoridade aos espaços usados online por essas ‘celebridades’ e organizações e levando os blogs a um posicionamento de alta reputação. |
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Para se buscar uma caracterização e sistematização de estratégias de posicionamento, utilizou-se como instrumento a observação sistemática de um corpus constituído por 25 blogs corporativos de alta reputação. Os blogs foram estudados através da aplicação de um formulário de observação especialmente elaborado para esta finalidade e de entrevistas semiestruturadas com os blogueiros da amostra. Através de uma lista inicial de 330 blogs, integrantes da Wiki Corporativa – a lista mais completa do gênero no Brasil – desenvolveu-se um índice de mensuração de reputação para se chegar a um corpus dos blogs corporativos mais significativos. Com isso, chegou-se a um corpus composto por 25 blogs de maior reputação na blogosfera corporativa brasileira. A construção desse índice e sua problematização é uma das contribuições deste trabalho. Os resultados obtidos indicam que as estratégias e rotinas elencadas na revisão bibliográfica como fundamentais para atingir reputação na blogosfera continuam sendo utilizadas, necessárias e válidas. Contudo, foi possível observar que outros fatores também podem influenciar na construção de reputação. A hipótese principal do trabalho foi parcialmente confirmada: os blogs com alta reputação seguem rotinas e têm práticas semelhantes, contudo, organizações e personalidades na vida offline podem produzir visibilidade e influenciar outros usuários, transferindo autoridade aos espaços usados online por essas ‘celebridades’ e organizações e levando os blogs a um posicionamento de alta reputação.Submitted by Pós-Com Pós-Com (pos-com@ufba.br) on 2013-01-21T13:43:23Z No. of bitstreams: 1 Alberto Marques Silva.pdf: 3557940 bytes, checksum: 38a5013675193e2c3158a7433fc9c795 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-21T13:43:23Z (GMT). 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