Packaging design and copycatting : a case study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/17288 |
Resumo: | Mestrado em Ciências Empresariais |
id |
RCAP_277f68f2fa58702448aebefc96409f39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17288 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Packaging design and copycatting : a case studyPackagingCopycatPrivate LabelsNational BrandsMestrado em Ciências EmpresariaisEsta dissertação aborda literatura de packaging, private labels e copycatting e analisa um estudo de caso de potencial copycatting. Para tal, foi realizado um estudo empírico quantitativo que compara quatro dos principais concorrentes do setor de Bebidas Energéticas. Os resultados indicam que a Private Label do estudo de caso foi de facto confirmado como copycatting da National Brand. Além disso, demonstrou que a semelhança entre packaging tem impacto na perceção do consumidor, pois cria entre os produtos uma associação que dá ao consumidor a ideia de que ambos têm a mesma qualidade e oferecem os mesmos benefícios. É assim demonstrado a ameaça que o copycatting das Private Labels pode representar para as National Brands e a enorme influência que o packaging exerce no comportamento do consumidor e sua importância para as organizações.This dissertation drives throughout packaging, private labels and copycatting literature and analyses a potential copycatting case study. For this purpose, an empirical quantitative study was carried out comparing four of the main competitors in the Energy Drink sector. The results confirmed that the case study Private Label was in fact attested as a copycat of the National Brand. Further, it demonstrated that packaging similarity has its impact in the consumers perception, as it creates between products an association that gives to the consumer the perception that both products have similar quality and offer the same benefits. This demonstrates the threat that private label copycatting may represent to national brands and the major influence of packaging on consumer behaviour and its significance to organizations.Instituto Superior de Economia e GestãoMatos, Pedro VergaRepositório da Universidade de LisboaCardoso, Madalena Fernandes2019-07-31T00:30:12Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17288engCardoso, Madalena Fernandes (2018). "Packaging design and copycatting : a case study". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:58Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17288Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:31.602625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Packaging design and copycatting : a case study |
title |
Packaging design and copycatting : a case study |
spellingShingle |
Packaging design and copycatting : a case study Cardoso, Madalena Fernandes Packaging Copycat Private Labels National Brands |
title_short |
Packaging design and copycatting : a case study |
title_full |
Packaging design and copycatting : a case study |
title_fullStr |
Packaging design and copycatting : a case study |
title_full_unstemmed |
Packaging design and copycatting : a case study |
title_sort |
Packaging design and copycatting : a case study |
author |
Cardoso, Madalena Fernandes |
author_facet |
Cardoso, Madalena Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Pedro Verga Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Madalena Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Packaging Copycat Private Labels National Brands |
topic |
Packaging Copycat Private Labels National Brands |
description |
Mestrado em Ciências Empresariais |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-07-31T00:30:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/17288 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/17288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cardoso, Madalena Fernandes (2018). "Packaging design and copycatting : a case study". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131114453860352 |