Packaging design and copycatting : a case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Madalena Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/17288
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_277f68f2fa58702448aebefc96409f39
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17288
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Packaging design and copycatting : a case studyPackagingCopycatPrivate LabelsNational BrandsMestrado em Ciências EmpresariaisEsta dissertação aborda literatura de packaging, private labels e copycatting e analisa um estudo de caso de potencial copycatting. Para tal, foi realizado um estudo empírico quantitativo que compara quatro dos principais concorrentes do setor de Bebidas Energéticas. Os resultados indicam que a Private Label do estudo de caso foi de facto confirmado como copycatting da National Brand. Além disso, demonstrou que a semelhança entre packaging tem impacto na perceção do consumidor, pois cria entre os produtos uma associação que dá ao consumidor a ideia de que ambos têm a mesma qualidade e oferecem os mesmos benefícios. É assim demonstrado a ameaça que o copycatting das Private Labels pode representar para as National Brands e a enorme influência que o packaging exerce no comportamento do consumidor e sua importância para as organizações.This dissertation drives throughout packaging, private labels and copycatting literature and analyses a potential copycatting case study. For this purpose, an empirical quantitative study was carried out comparing four of the main competitors in the Energy Drink sector. The results confirmed that the case study Private Label was in fact attested as a copycat of the National Brand. Further, it demonstrated that packaging similarity has its impact in the consumers perception, as it creates between products an association that gives to the consumer the perception that both products have similar quality and offer the same benefits. This demonstrates the threat that private label copycatting may represent to national brands and the major influence of packaging on consumer behaviour and its significance to organizations.Instituto Superior de Economia e GestãoMatos, Pedro VergaRepositório da Universidade de LisboaCardoso, Madalena Fernandes2019-07-31T00:30:12Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17288engCardoso, Madalena Fernandes (2018). "Packaging design and copycatting : a case study". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:58Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17288Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:31.602625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Packaging design and copycatting : a case study
title Packaging design and copycatting : a case study
spellingShingle Packaging design and copycatting : a case study
Cardoso, Madalena Fernandes
Packaging
Copycat
Private Labels
National Brands
title_short Packaging design and copycatting : a case study
title_full Packaging design and copycatting : a case study
title_fullStr Packaging design and copycatting : a case study
title_full_unstemmed Packaging design and copycatting : a case study
title_sort Packaging design and copycatting : a case study
author Cardoso, Madalena Fernandes
author_facet Cardoso, Madalena Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Pedro Verga
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Madalena Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Packaging
Copycat
Private Labels
National Brands
topic Packaging
Copycat
Private Labels
National Brands
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-07-31T00:30:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/17288
url http://hdl.handle.net/10400.5/17288
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Cardoso, Madalena Fernandes (2018). "Packaging design and copycatting : a case study". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131114453860352