O dia-a-dia de uma criança com paralesia cerebral numa sala de ensino regular e numa sala de ensino especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Teresa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13912
Resumo: Este Relatório Final estuda o dia-a-dia de uma criança com Paralisia Cerebral numa sala de ensino regular e numa sala de ensino especial e responde, como ponto de partida, à seguinte pergunta: Que diferenças se destacam, na criança com Paralisia Cerebral, no modo como é acompanhada em ambos as salas? Sendo um trabalho de investigação, que tenta compreender as práticas pedagógicas com uma criança com Paralisia Cerebral, procurou-se realizar um estudo inicial que lhe conferisse o devido suporte teórico, com referências de vários autores, que nos permitissem compreender as práticas observadas. A intenção deste trabalho é perceber e compreender as realidades distintas quer do contexto de ensino regular, quer do contexto de ensino especial. Para tal é necessário recorrer a um método de investigação que permita organizar a informação recolhida e, seguidamente, realizar uma reorganização da mesma informação par possibilitar uma interpretação dos factos. Para compreender as realidades onde a criança com Paralisia Cerebral está inserida, pretende-se considerar o conteúdo deste estudo, respondendo ao problema inicial e a futuras questões que possam corresponder a esta realidade.
id RCAP_279165e23f268ad4ee303e51f17a23ca
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O dia-a-dia de uma criança com paralesia cerebral numa sala de ensino regular e numa sala de ensino especialEducação Pré-escolarParalisia CerebralDiferençaEnsino RegularNecessidades Educativas EspeciaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste Relatório Final estuda o dia-a-dia de uma criança com Paralisia Cerebral numa sala de ensino regular e numa sala de ensino especial e responde, como ponto de partida, à seguinte pergunta: Que diferenças se destacam, na criança com Paralisia Cerebral, no modo como é acompanhada em ambos as salas? Sendo um trabalho de investigação, que tenta compreender as práticas pedagógicas com uma criança com Paralisia Cerebral, procurou-se realizar um estudo inicial que lhe conferisse o devido suporte teórico, com referências de vários autores, que nos permitissem compreender as práticas observadas. A intenção deste trabalho é perceber e compreender as realidades distintas quer do contexto de ensino regular, quer do contexto de ensino especial. Para tal é necessário recorrer a um método de investigação que permita organizar a informação recolhida e, seguidamente, realizar uma reorganização da mesma informação par possibilitar uma interpretação dos factos. Para compreender as realidades onde a criança com Paralisia Cerebral está inserida, pretende-se considerar o conteúdo deste estudo, respondendo ao problema inicial e a futuras questões que possam corresponder a esta realidade.Montiel, AntónioRepositório ComumLourenço, Teresa2016-06-06T15:17:29Z2013-09-112013-09-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13912TID:201175495porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:25.050636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O dia-a-dia de uma criança com paralesia cerebral numa sala de ensino regular e numa sala de ensino especial
title O dia-a-dia de uma criança com paralesia cerebral numa sala de ensino regular e numa sala de ensino especial
spellingShingle O dia-a-dia de uma criança com paralesia cerebral numa sala de ensino regular e numa sala de ensino especial
Lourenço, Teresa
Educação Pré-escolar
Paralisia Cerebral
Diferença
Ensino Regular
Necessidades Educativas Especiais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O dia-a-dia de uma criança com paralesia cerebral numa sala de ensino regular e numa sala de ensino especial
title_full O dia-a-dia de uma criança com paralesia cerebral numa sala de ensino regular e numa sala de ensino especial
title_fullStr O dia-a-dia de uma criança com paralesia cerebral numa sala de ensino regular e numa sala de ensino especial
title_full_unstemmed O dia-a-dia de uma criança com paralesia cerebral numa sala de ensino regular e numa sala de ensino especial
title_sort O dia-a-dia de uma criança com paralesia cerebral numa sala de ensino regular e numa sala de ensino especial
author Lourenço, Teresa
author_facet Lourenço, Teresa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montiel, António
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Paralisia Cerebral
Diferença
Ensino Regular
Necessidades Educativas Especiais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-escolar
Paralisia Cerebral
Diferença
Ensino Regular
Necessidades Educativas Especiais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este Relatório Final estuda o dia-a-dia de uma criança com Paralisia Cerebral numa sala de ensino regular e numa sala de ensino especial e responde, como ponto de partida, à seguinte pergunta: Que diferenças se destacam, na criança com Paralisia Cerebral, no modo como é acompanhada em ambos as salas? Sendo um trabalho de investigação, que tenta compreender as práticas pedagógicas com uma criança com Paralisia Cerebral, procurou-se realizar um estudo inicial que lhe conferisse o devido suporte teórico, com referências de vários autores, que nos permitissem compreender as práticas observadas. A intenção deste trabalho é perceber e compreender as realidades distintas quer do contexto de ensino regular, quer do contexto de ensino especial. Para tal é necessário recorrer a um método de investigação que permita organizar a informação recolhida e, seguidamente, realizar uma reorganização da mesma informação par possibilitar uma interpretação dos factos. Para compreender as realidades onde a criança com Paralisia Cerebral está inserida, pretende-se considerar o conteúdo deste estudo, respondendo ao problema inicial e a futuras questões que possam corresponder a esta realidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-11
2013-09-11T00:00:00Z
2016-06-06T15:17:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13912
TID:201175495
url http://hdl.handle.net/10400.26/13912
identifier_str_mv TID:201175495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134929197465600