Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Catarina Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/24841
Resumo: Mestrado Bolonha em Management
id RCAP_27e06e524ebf2da4cdb8cd4a938e0581
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/24841
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equityBrand equityBrand AwarenessBrand LoyaltyMarket SegmentationMestrado Bolonha em ManagementO presente estudo resulta de um estágio curricular desenvolvido no departamento de Marketing da empresa Gato Preto. Como elemento da equipa de PR, Comunicação e Eventos, foi percebido o impacto que o conhecimento sobre o mercado tem ao nível da comunicação. Por esta mesma razão o trabalho desenvolvido explora a brand equity da empresa no mercado espanhol, focando-se nas componentes de brand awareness e brand loyalty. O estudo conduzido é de natureza qualitativa e quantitativa e foi realizado através de duas entrevistas a elementos corporativos e de um questionário online com uma amostra de 266 consumidores do mercado espanhol. Para além de uma análise descritiva dos dados obtidos, foi também realizada uma análise Two-Step Cluster de forma a identificar a existência de diferentes segmentos de clientes. Como resultado foram identificados dois segmentos: “Moderate Loyal” e “Passive Loyal”. Para além de ajudar a marca a desenvolver novas estratégias que permitirão uma atuação mais eficaz sobre os perfis de consumidores identificados, o trabalho desenvolvido irá também contribuir para um maior alinhamento do futuro programa de loyalty que está a ser desenvolvido pela empresa.The present study derived from a curricular internship in the Marketing department of Gato Preto’s brand. As part of the PR, Communication and Events team, the realization that insights on the market are of extreme importance in order to develop a good communication plan was clear. Therefore, the work developed explores the brand equity of the company on the Spanish market, focusing itself on brand awareness and brand loyalty levels. The study was conducted through both a qualitative and quantitative approach. The data collection instruments were two interviews to corporate elements of the company and a survey applied to a sample of 266 customers of the Spanish market. Besides a descriptive analysis of the data obtained, a Two-Step Cluster analysis was performed in order to identify the existence of different segments of customers. The results show that there are two distinct clusters according to their level of loyalty, named “Moderate Loyal” and “Passive Loyal”. Besides providing information that will help the company to develop new strategies that prove to be more effective in interacting with the two disclosed clusters, the proposed framework will also contribute, in a communication perspective, to the success of the loyalty program being implemented in the company.Instituto Superior de Economia e GestãoAfonso, AnaSilva, Mariana Pires daRepositório da Universidade de LisboaGomes, Catarina Ferreira2022-07-14T09:48:02Z2022-032022-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24841engGomes, Catarina Ferreira (2022). “Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:30Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:47.810285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity
title Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity
spellingShingle Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity
Gomes, Catarina Ferreira
Brand equity
Brand Awareness
Brand Loyalty
Market Segmentation
title_short Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity
title_full Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity
title_fullStr Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity
title_full_unstemmed Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity
title_sort Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity
author Gomes, Catarina Ferreira
author_facet Gomes, Catarina Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Ana
Silva, Mariana Pires da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Catarina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Brand equity
Brand Awareness
Brand Loyalty
Market Segmentation
topic Brand equity
Brand Awareness
Brand Loyalty
Market Segmentation
description Mestrado Bolonha em Management
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14T09:48:02Z
2022-03
2022-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/24841
url http://hdl.handle.net/10400.5/24841
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, Catarina Ferreira (2022). “Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131182339719168