Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/24841 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Management |
id |
RCAP_27e06e524ebf2da4cdb8cd4a938e0581 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/24841 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equityBrand equityBrand AwarenessBrand LoyaltyMarket SegmentationMestrado Bolonha em ManagementO presente estudo resulta de um estágio curricular desenvolvido no departamento de Marketing da empresa Gato Preto. Como elemento da equipa de PR, Comunicação e Eventos, foi percebido o impacto que o conhecimento sobre o mercado tem ao nível da comunicação. Por esta mesma razão o trabalho desenvolvido explora a brand equity da empresa no mercado espanhol, focando-se nas componentes de brand awareness e brand loyalty. O estudo conduzido é de natureza qualitativa e quantitativa e foi realizado através de duas entrevistas a elementos corporativos e de um questionário online com uma amostra de 266 consumidores do mercado espanhol. Para além de uma análise descritiva dos dados obtidos, foi também realizada uma análise Two-Step Cluster de forma a identificar a existência de diferentes segmentos de clientes. Como resultado foram identificados dois segmentos: “Moderate Loyal” e “Passive Loyal”. Para além de ajudar a marca a desenvolver novas estratégias que permitirão uma atuação mais eficaz sobre os perfis de consumidores identificados, o trabalho desenvolvido irá também contribuir para um maior alinhamento do futuro programa de loyalty que está a ser desenvolvido pela empresa.The present study derived from a curricular internship in the Marketing department of Gato Preto’s brand. As part of the PR, Communication and Events team, the realization that insights on the market are of extreme importance in order to develop a good communication plan was clear. Therefore, the work developed explores the brand equity of the company on the Spanish market, focusing itself on brand awareness and brand loyalty levels. The study was conducted through both a qualitative and quantitative approach. The data collection instruments were two interviews to corporate elements of the company and a survey applied to a sample of 266 customers of the Spanish market. Besides a descriptive analysis of the data obtained, a Two-Step Cluster analysis was performed in order to identify the existence of different segments of customers. The results show that there are two distinct clusters according to their level of loyalty, named “Moderate Loyal” and “Passive Loyal”. Besides providing information that will help the company to develop new strategies that prove to be more effective in interacting with the two disclosed clusters, the proposed framework will also contribute, in a communication perspective, to the success of the loyalty program being implemented in the company.Instituto Superior de Economia e GestãoAfonso, AnaSilva, Mariana Pires daRepositório da Universidade de LisboaGomes, Catarina Ferreira2022-07-14T09:48:02Z2022-032022-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24841engGomes, Catarina Ferreira (2022). “Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:30Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:47.810285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity |
title |
Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity |
spellingShingle |
Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity Gomes, Catarina Ferreira Brand equity Brand Awareness Brand Loyalty Market Segmentation |
title_short |
Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity |
title_full |
Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity |
title_fullStr |
Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity |
title_full_unstemmed |
Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity |
title_sort |
Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity |
author |
Gomes, Catarina Ferreira |
author_facet |
Gomes, Catarina Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Afonso, Ana Silva, Mariana Pires da Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Catarina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brand equity Brand Awareness Brand Loyalty Market Segmentation |
topic |
Brand equity Brand Awareness Brand Loyalty Market Segmentation |
description |
Mestrado Bolonha em Management |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14T09:48:02Z 2022-03 2022-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/24841 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/24841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gomes, Catarina Ferreira (2022). “Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equity”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131182339719168 |