Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Implementação de uma ferramenta informática de apoio à avaliação do desempenho dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, José Carlos Fernandes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10884
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da realização da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrante do plano de estudos do Mestrado em Ensino de Informática (MEI), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro (UTAD). A PES foi realizada na Escola Secundária Pinhal do Rei (ESPR), do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, Leiria, incidindo na disciplina de Aplicações Informáticas B, do 12.º ano de escolaridade. Realizou-se presencialmente entre os meses de setembro de 2019 e março de 2020, e através do ensino à distância, a partir da segunda quinzena do mês de março de 2020 até maio do mesmo ano, devido à entrada em vigor do Decreto-Lei 10-A/2020, 2020-03-13 - DRE, 2020 que suspendeu todas as atividades letivas e não letivas presenciais em estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do setor social e solidário de educação pré-escolar, básica, secundária e superior, a partir do dia 13 de março de 2020. Na concretização da PES foram utilizados um total de 300 blocos letivos, repartidos por aulas observadas, aulas lecionadas, tempos destinados ao desenvolvimento de uma aplicação informática de apoio à avaliação dos alunos e realização de trabalho individual. Neste sentido, pretende-se apresentar uma fundamentação e reflexão sobre os processos de observação, planificação, lecionação e avaliação, praticados no decorrer da PES. Será ainda apresentada uma proposta de intervenção no contexto educativo, tratando-se de uma ferramenta informática de apoio à avaliação dos alunos. No que concerne à estrutura, este documento encontra-se dividido em duas partes fundamentais: a primeira parte é referente ao enquadramento legal e fundamentos teóricos em que assenta a prática de ensino supervisionada e à apresentação da proposta de implementação de uma ferramenta informática de apoio à avaliação dos discentes. No que diz respeito ao enquadramento teórico, apresenta-se o enquadramento curricular da intervenção realizada, começando pela Lei de Bases do Sistema Educativo, os cursos e a disciplina alvo da intervenção, evidenciando-se os critérios de avaliação, os objetivos, as competências e os conteúdos. Aborda-se ainda a problemática da avaliação das aprendizagens; as modalidades de avaliação das aprendizagens - diagnóstica, formativa e sumativa; e a ferramenta informática de apoio à avaliação dos alunos, fundamentando a proposta apresentada e o contributo da mesma para o processo de ensino-aprendizagem. Por fim, caracteriza-se a ferramenta, apresentando-se o modo como foi concebida, descrevendo o processo de desenvolvimento da aplicação, o modo de funcionamento e as potencialidades pedagógicas.A segunda parte do trabalho descreve a PES do mestrando na Escola Secundária Pinhal do Rei (ESPR) do Agrupamento de Escolas Marinha Nascente (AEMGN), Leiria, no âmbito do MEI. São apresentados os objetivos da PES e a caracterização e análise do contexto em que a mesma decorreu, nomeadamente no que respeita ao meio sociogeográfico, socioeconómico, institucional, da comunidade escolar e da organização, gestão e administração do espaço educativo. São igualmente apresentadas as turmas atribuídas ao estudante e a comunidade escolar, bem como o espaço físico onde decorreu a PES. Relativamente à intervenção pedagógica apresenta-se o cronograma e o horário das aulas, o trabalho individual desenvolvido, as observações de aulas realizadas, a planificação e a descrição das aulas lecionadas. É ainda apresentada uma reflexão e análise crítica sobre o modo como decorreram as aulas. Na última parte deste documento é descrita a forma como foi aplicada a ferramenta desenvolvida, referindo-se exemplos concretos dos instrumentos de avaliação utilizados nas aulas. É ainda realizada uma reflexão final sobre a implementação da mesma.
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Realizou-se presencialmente entre os meses de setembro de 2019 e março de 2020, e através do ensino à distância, a partir da segunda quinzena do mês de março de 2020 até maio do mesmo ano, devido à entrada em vigor do Decreto-Lei 10-A/2020, 2020-03-13 - DRE, 2020 que suspendeu todas as atividades letivas e não letivas presenciais em estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do setor social e solidário de educação pré-escolar, básica, secundária e superior, a partir do dia 13 de março de 2020. Na concretização da PES foram utilizados um total de 300 blocos letivos, repartidos por aulas observadas, aulas lecionadas, tempos destinados ao desenvolvimento de uma aplicação informática de apoio à avaliação dos alunos e realização de trabalho individual. Neste sentido, pretende-se apresentar uma fundamentação e reflexão sobre os processos de observação, planificação, lecionação e avaliação, praticados no decorrer da PES. Será ainda apresentada uma proposta de intervenção no contexto educativo, tratando-se de uma ferramenta informática de apoio à avaliação dos alunos. No que concerne à estrutura, este documento encontra-se dividido em duas partes fundamentais: a primeira parte é referente ao enquadramento legal e fundamentos teóricos em que assenta a prática de ensino supervisionada e à apresentação da proposta de implementação de uma ferramenta informática de apoio à avaliação dos discentes. No que diz respeito ao enquadramento teórico, apresenta-se o enquadramento curricular da intervenção realizada, começando pela Lei de Bases do Sistema Educativo, os cursos e a disciplina alvo da intervenção, evidenciando-se os critérios de avaliação, os objetivos, as competências e os conteúdos. Aborda-se ainda a problemática da avaliação das aprendizagens; as modalidades de avaliação das aprendizagens - diagnóstica, formativa e sumativa; e a ferramenta informática de apoio à avaliação dos alunos, fundamentando a proposta apresentada e o contributo da mesma para o processo de ensino-aprendizagem. Por fim, caracteriza-se a ferramenta, apresentando-se o modo como foi concebida, descrevendo o processo de desenvolvimento da aplicação, o modo de funcionamento e as potencialidades pedagógicas.A segunda parte do trabalho descreve a PES do mestrando na Escola Secundária Pinhal do Rei (ESPR) do Agrupamento de Escolas Marinha Nascente (AEMGN), Leiria, no âmbito do MEI. São apresentados os objetivos da PES e a caracterização e análise do contexto em que a mesma decorreu, nomeadamente no que respeita ao meio sociogeográfico, socioeconómico, institucional, da comunidade escolar e da organização, gestão e administração do espaço educativo. São igualmente apresentadas as turmas atribuídas ao estudante e a comunidade escolar, bem como o espaço físico onde decorreu a PES. Relativamente à intervenção pedagógica apresenta-se o cronograma e o horário das aulas, o trabalho individual desenvolvido, as observações de aulas realizadas, a planificação e a descrição das aulas lecionadas. É ainda apresentada uma reflexão e análise crítica sobre o modo como decorreram as aulas. Na última parte deste documento é descrita a forma como foi aplicada a ferramenta desenvolvida, referindo-se exemplos concretos dos instrumentos de avaliação utilizados nas aulas. É ainda realizada uma reflexão final sobre a implementação da mesma.This report appears within the scope of the curricular unit (UC) of Supervised Teaching Practice (PES—“Internship”), part of the study plan for the Master in Informatics Teaching (MEI), from the University of Trás-os-Montes e Alto-Douro (UTAD). The Supervised Teaching Practice (PES) was performed at the “Escola Secundária Pinhal do Rei” (ESPR) school, focusing on the Computer Applications subject (AIB), from the 12th year of schooling. It was carried out in person between the months of September 2019 and March 2020, and through distance learning, from the second half of March 2020 to May of the same year, due to the decree of law (Decree-Law 10-A / 2020, 2020-03-13 - DRE, 2020) that suspended all classroom and non-teaching activities “in person” in public, private and cooperative educational establishments and in the social and solidarity sector of pre-school, basic, secondary education and higher education, from March 13th. In the implementation of the PES, a total of 300 school blocks were used, divided by observed classes, classes taught, as well as times for the development of a computer application to support the assessment of students and individual work. In this sense, it is intended to present here a statement of reasons and reflection on the observation, planning and teaching processes, practiced during the PES. A proposal for intervention in the educational context will also be presented, it is a computer tool to support the assessment of students’ skills. Structurally this document is divided into two main parts: the first one refers to the framing and theoretical foundations on which supervised teaching practice is based and to the presentation on the implementation’s proposal of a computer tool to support the assessment of students’ skills. With regard to the theoretical framing, the curricular framework of the intervention carried out is presented, starting with the basic law of the Educational System, the courses and the target subject of the intervention, highlighting the assessment criteria, the objectives, the competences and the contents. After that, the learning assessment issue is described, learning assessment modalities - diagnostic, formative and summative - and the computer tool to support the assessment, basing the presented proposal and its contribution in the teaching-learning process. Finally, this tool is characterized, showing the way it was conceived, describing its development process, operation way, advantages as well as disadvantages and pedagogical potentialities. The second main part of the work describes the master's student PES at the “Pinhal do Rei” secondary school of the School Group Marinha Grande Nascente (AEMGN) under the MEI. During this report, situations related to PES will be described, namely the characterization of the environment and the analysis of the context; with regard to the sociogeographic, socioeconomic, institutional environment, the school community and the organization, management and administration of the educational space. We also presented herewith the classes where the PES was developed and the community, as well as the physical space where the curricular framing of the subject took place. Regarding the pedagogical intervention, the schedule and time table, the individual work developed, performed classes observations, planning and the description of the classes given are also presented. An analysis and critical reflection on the way classes took place is also showed. On the last part of this evaluation it is described how the developed tool was applied, referring to concrete examples of the used assessment instruments in the classes. A final reflection on the implementation of the tool is also held.2021-12-17T11:39:26Z2020-12-17T00:00:00Z2020-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10884TID:202601781porMadeira, José Carlos Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:32:29Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:49.937960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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