O reordenamento da rede escolar de 1º ciclo: o processo no Alentejo e a desertificação das aldeias
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/8227 |
Resumo: | Resumo Nas duas últimas décadas, em particular a partir da publicação da LBSE em 1986, tem existido uma aposta política e um forte investimento na reorganização do sistema educativo português e na melhoria das infraestruturas escolares, no sentido de tornar o sistema educativo mais justo no acesso à escolaridade, pretendendo-se eliminar algumas clivagens sociais, económicas e geográficas. A Resolução do Conselho de Ministros 44/2010, publicada a 14 de junho de 2010 enfatiza a necessidade de se prestar um serviço educativo igual para todos, no que concerne às oportunidades e aos recursos. Se por um lado foram abertos Centros Escolares, por outro, muitas escolas foram encerradas. Pretende se que esta investigação seja, por uma lado, uma reflexão sobre o reordenamento e requalificação da rede escolar no Alentejo e sobre o impacto que esse reordenamento causou nas aldeias. |
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O reordenamento da rede escolar de 1º ciclo: o processo no Alentejo e a desertificação das aldeiasReordenamento da rede escolargestão do parque escolar de 1º Ciclo do Ensino Básicoimpacto das políticas educativas nos territóriosResumo Nas duas últimas décadas, em particular a partir da publicação da LBSE em 1986, tem existido uma aposta política e um forte investimento na reorganização do sistema educativo português e na melhoria das infraestruturas escolares, no sentido de tornar o sistema educativo mais justo no acesso à escolaridade, pretendendo-se eliminar algumas clivagens sociais, económicas e geográficas. A Resolução do Conselho de Ministros 44/2010, publicada a 14 de junho de 2010 enfatiza a necessidade de se prestar um serviço educativo igual para todos, no que concerne às oportunidades e aos recursos. Se por um lado foram abertos Centros Escolares, por outro, muitas escolas foram encerradas. Pretende se que esta investigação seja, por uma lado, uma reflexão sobre o reordenamento e requalificação da rede escolar no Alentejo e sobre o impacto que esse reordenamento causou nas aldeias.2013-01-31T12:01:38Z2013-01-312012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8227http://hdl.handle.net/10174/8227porRevista Temas e Problemasmfavinha@uevora.ptnd229Favinha, MaríliaBarnabé, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:03Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:33.457339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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