O reordenamento da rede escolar de 1º ciclo: o processo no Alentejo e a desertificação das aldeias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favinha, Marília
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barnabé, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8227
Resumo: Resumo Nas duas últimas décadas, em particular a partir da publicação da LBSE em 1986, tem existido uma aposta política e um forte investimento na reorganização do sistema educativo português e na melhoria das infraestruturas escolares, no sentido de tornar o sistema educativo mais justo no acesso à escolaridade, pretendendo-se eliminar algumas clivagens sociais, económicas e geográficas. A Resolução do Conselho de Ministros 44/2010, publicada a 14 de junho de 2010 enfatiza a necessidade de se prestar um serviço educativo igual para todos, no que concerne às oportunidades e aos recursos. Se por um lado foram abertos Centros Escolares, por outro, muitas escolas foram encerradas. Pretende se que esta investigação seja, por uma lado, uma reflexão sobre o reordenamento e requalificação da rede escolar no Alentejo e sobre o impacto que esse reordenamento causou nas aldeias.
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