Avaliação da Acessibilidade no Reordenamento da Rede do 1º Ciclo do Ensino Básico: O Caso da NUT III - Douro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, André Filipe Mesquita da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/384
Resumo: As alterações demográficas registadas no nosso país, nas últimas décadas, criaram grandes assimetrias e disparidades entre as várias regiões, nomeadamente entre o Litoral e o Interior, bem como diferentes realidades sociais e outras. Tais alterações têm obrigado a que ao nível do planeamento do território, se tenha procurado desenvolver instrumentos que permitam uma gestão mais adequada e potenciadora do desenvolvimento das regiões. O planeamento de equipamentos colectivos é uma das áreas mais complexa, devido à dinâmica das sociedades modernas. É, dentro da temática dos equipamentos colectivos que se situa o desenvolvimento desta dissertação ao proceder ao estudo da rede educativa do 1º ciclo do Ensino Básico da região com a nomenclatura NUT III - Douro. Tal estudo resulta da necessidade sentida em proceder a uma análise cuidada dos instrumentos de planeamento educativo ao nível dos municípios que são as Cartas Educativas, elaboradas no âmbito do Decreto-Lei nº7/2003 de 15 de Janeiro. É neste contexto que a dissertação que aqui se apresenta, propõe a realização de um estudo comparativo das propostas de reordenamento municipais dos vários concelhos da região, para o 1º ciclo do ensino básico (1º CEB), com uma nova proposta para a mesma região mas à escala supra-municipal e tendo em conta a acessibilidade e minimização das distâncias entre oferta e procura. Para tal foi necessário recorrer-se à utilização de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), no qual se procedeu à análise e optimização das distâncias. Assim, tendo em conta as propostas dos municípios numa fase final do reordenamento, pode concluir-se que uma proposta ao nível supra-municipal que propicie a intermunicipalidade, tendo em conta a acessibilidade, permite diminuir as distâncias entre os centros de oferta e procura em muitas freguesias da região, onde os principais beneficiários são os alunos e as autarquias.
id RCAP_9daabbec3fdd5196f454c671e38790ba
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/384
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da Acessibilidade no Reordenamento da Rede do 1º Ciclo do Ensino Básico: O Caso da NUT III - DouroCarta EducativaCritérios de ReordenamentoSistemas de Informação Geográfica (SIG)Reordenamento EscolarAcessibilidade1º Ciclo Ensino BásicoAs alterações demográficas registadas no nosso país, nas últimas décadas, criaram grandes assimetrias e disparidades entre as várias regiões, nomeadamente entre o Litoral e o Interior, bem como diferentes realidades sociais e outras. Tais alterações têm obrigado a que ao nível do planeamento do território, se tenha procurado desenvolver instrumentos que permitam uma gestão mais adequada e potenciadora do desenvolvimento das regiões. O planeamento de equipamentos colectivos é uma das áreas mais complexa, devido à dinâmica das sociedades modernas. É, dentro da temática dos equipamentos colectivos que se situa o desenvolvimento desta dissertação ao proceder ao estudo da rede educativa do 1º ciclo do Ensino Básico da região com a nomenclatura NUT III - Douro. Tal estudo resulta da necessidade sentida em proceder a uma análise cuidada dos instrumentos de planeamento educativo ao nível dos municípios que são as Cartas Educativas, elaboradas no âmbito do Decreto-Lei nº7/2003 de 15 de Janeiro. É neste contexto que a dissertação que aqui se apresenta, propõe a realização de um estudo comparativo das propostas de reordenamento municipais dos vários concelhos da região, para o 1º ciclo do ensino básico (1º CEB), com uma nova proposta para a mesma região mas à escala supra-municipal e tendo em conta a acessibilidade e minimização das distâncias entre oferta e procura. Para tal foi necessário recorrer-se à utilização de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), no qual se procedeu à análise e optimização das distâncias. Assim, tendo em conta as propostas dos municípios numa fase final do reordenamento, pode concluir-se que uma proposta ao nível supra-municipal que propicie a intermunicipalidade, tendo em conta a acessibilidade, permite diminuir as distâncias entre os centros de oferta e procura em muitas freguesias da região, onde os principais beneficiários são os alunos e as autarquias.The last decades demographic changes in our country have created significant asymmetries and disparities between regions, especially between the littoral and interior, as well as different social realities and others. Such changes have required, when it comes to spatial planning, seek for development of new tools, that allow us to make a more appropriate and potentiating management of regions. Due to modern society dynamics, the planning of equipments is one of most difficult areas. The development of this dissertation has to do the 1st cycle of basic education in the region with the nomenclature NUT III – Douro and it’s within this thematic of the planning of equipments. Such study, resulted from the perceived need to undertake a careful analysis of the instruments of educational planning at the municipal level, which are Education Charters, established under Decree-Law No. 7 / 2003 of 15 January. In this context, the dissertation presented here, proposes to conduct a comparative study of the proposed reorganization of various local municipalities in the region, for the 1st cycle of basic education (1st CEB), with a new proposal for the same region but supra-wide municipal and in view of the accessibility and minimization of distances between supply and demand. To this, it was necessary to resort to the use of a Geographic Information System (GIS), in order to make analysis and optimization of distances. Thus, taking into account proposals from the municipalities in the final phase of reordering, it can be concluded that a proposal to the supra-municipal level which triggers intermunicipality, taking into account the accessibility, allows to diminish distances between the centers of supply and demand in many towns in the region, where the main beneficiaries are the students and the local municipals.2010-09-28T14:59:29Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/384pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, André Filipe Mesquita dareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:06Zoai:repositorio.utad.pt:10348/384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:18.717266Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da Acessibilidade no Reordenamento da Rede do 1º Ciclo do Ensino Básico: O Caso da NUT III - Douro
title Avaliação da Acessibilidade no Reordenamento da Rede do 1º Ciclo do Ensino Básico: O Caso da NUT III - Douro
spellingShingle Avaliação da Acessibilidade no Reordenamento da Rede do 1º Ciclo do Ensino Básico: O Caso da NUT III - Douro
Costa, André Filipe Mesquita da
Carta Educativa
Critérios de Reordenamento
Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
Reordenamento Escolar
Acessibilidade
1º Ciclo Ensino Básico
title_short Avaliação da Acessibilidade no Reordenamento da Rede do 1º Ciclo do Ensino Básico: O Caso da NUT III - Douro
title_full Avaliação da Acessibilidade no Reordenamento da Rede do 1º Ciclo do Ensino Básico: O Caso da NUT III - Douro
title_fullStr Avaliação da Acessibilidade no Reordenamento da Rede do 1º Ciclo do Ensino Básico: O Caso da NUT III - Douro
title_full_unstemmed Avaliação da Acessibilidade no Reordenamento da Rede do 1º Ciclo do Ensino Básico: O Caso da NUT III - Douro
title_sort Avaliação da Acessibilidade no Reordenamento da Rede do 1º Ciclo do Ensino Básico: O Caso da NUT III - Douro
author Costa, André Filipe Mesquita da
author_facet Costa, André Filipe Mesquita da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, André Filipe Mesquita da
dc.subject.por.fl_str_mv Carta Educativa
Critérios de Reordenamento
Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
Reordenamento Escolar
Acessibilidade
1º Ciclo Ensino Básico
topic Carta Educativa
Critérios de Reordenamento
Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
Reordenamento Escolar
Acessibilidade
1º Ciclo Ensino Básico
description As alterações demográficas registadas no nosso país, nas últimas décadas, criaram grandes assimetrias e disparidades entre as várias regiões, nomeadamente entre o Litoral e o Interior, bem como diferentes realidades sociais e outras. Tais alterações têm obrigado a que ao nível do planeamento do território, se tenha procurado desenvolver instrumentos que permitam uma gestão mais adequada e potenciadora do desenvolvimento das regiões. O planeamento de equipamentos colectivos é uma das áreas mais complexa, devido à dinâmica das sociedades modernas. É, dentro da temática dos equipamentos colectivos que se situa o desenvolvimento desta dissertação ao proceder ao estudo da rede educativa do 1º ciclo do Ensino Básico da região com a nomenclatura NUT III - Douro. Tal estudo resulta da necessidade sentida em proceder a uma análise cuidada dos instrumentos de planeamento educativo ao nível dos municípios que são as Cartas Educativas, elaboradas no âmbito do Decreto-Lei nº7/2003 de 15 de Janeiro. É neste contexto que a dissertação que aqui se apresenta, propõe a realização de um estudo comparativo das propostas de reordenamento municipais dos vários concelhos da região, para o 1º ciclo do ensino básico (1º CEB), com uma nova proposta para a mesma região mas à escala supra-municipal e tendo em conta a acessibilidade e minimização das distâncias entre oferta e procura. Para tal foi necessário recorrer-se à utilização de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), no qual se procedeu à análise e optimização das distâncias. Assim, tendo em conta as propostas dos municípios numa fase final do reordenamento, pode concluir-se que uma proposta ao nível supra-municipal que propicie a intermunicipalidade, tendo em conta a acessibilidade, permite diminuir as distâncias entre os centros de oferta e procura em muitas freguesias da região, onde os principais beneficiários são os alunos e as autarquias.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2010-09-28T14:59:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/384
url http://hdl.handle.net/10348/384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137118335795200