A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Clara Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/7884
Resumo: Este artigo tem como objectivo principal sensibilizar a comunidade de investigadores na área das Ciências da Educação para a necessidade da adopção de critérios específicos para a aferição da qualidade científica dos estudos de natureza interpretativa. Nesse sentido, definidos os conceitos básicos, equacionaremos a perspectiva de diferentes autores relativamente à polémica questão da necessidade (ou não) de se aferirem standards de rigor para a avaliação da qualidade científica de estudos qualitativos, posição que defendemos incondicionalmente. Por último, serão apresentadas “estratégias de verificação” que, se adoptadas pelo investigador no decurso de uma pesquisa qualitativa, podem ajudar a garantir a credibilidade dos resultados obtidos e a qualidade científica do estudo realizado.
id RCAP_27f4da603d61a0fecef1e5d610f39001
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7884
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validadeInvestigaçãoEducaçãoQualitativoCredibilidadeTransferibilidadeReliabilityEste artigo tem como objectivo principal sensibilizar a comunidade de investigadores na área das Ciências da Educação para a necessidade da adopção de critérios específicos para a aferição da qualidade científica dos estudos de natureza interpretativa. Nesse sentido, definidos os conceitos básicos, equacionaremos a perspectiva de diferentes autores relativamente à polémica questão da necessidade (ou não) de se aferirem standards de rigor para a avaliação da qualidade científica de estudos qualitativos, posição que defendemos incondicionalmente. Por último, serão apresentadas “estratégias de verificação” que, se adoptadas pelo investigador no decurso de uma pesquisa qualitativa, podem ajudar a garantir a credibilidade dos resultados obtidos e a qualidade científica do estudo realizado.Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)Universidade do MinhoCoutinho, Clara Pereira2008-042008-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7884por"Revista Educação Unisinos". ISSN 1519-387X.12:1 (Jan./Abr. 2008) 1-16.1519-387Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:11.999091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validade
title A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validade
spellingShingle A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validade
Coutinho, Clara Pereira
Investigação
Educação
Qualitativo
Credibilidade
Transferibilidade
Reliability
title_short A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validade
title_full A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validade
title_fullStr A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validade
title_full_unstemmed A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validade
title_sort A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validade
author Coutinho, Clara Pereira
author_facet Coutinho, Clara Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação
Educação
Qualitativo
Credibilidade
Transferibilidade
Reliability
topic Investigação
Educação
Qualitativo
Credibilidade
Transferibilidade
Reliability
description Este artigo tem como objectivo principal sensibilizar a comunidade de investigadores na área das Ciências da Educação para a necessidade da adopção de critérios específicos para a aferição da qualidade científica dos estudos de natureza interpretativa. Nesse sentido, definidos os conceitos básicos, equacionaremos a perspectiva de diferentes autores relativamente à polémica questão da necessidade (ou não) de se aferirem standards de rigor para a avaliação da qualidade científica de estudos qualitativos, posição que defendemos incondicionalmente. Por último, serão apresentadas “estratégias de verificação” que, se adoptadas pelo investigador no decurso de uma pesquisa qualitativa, podem ajudar a garantir a credibilidade dos resultados obtidos e a qualidade científica do estudo realizado.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04
2008-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/7884
url http://hdl.handle.net/1822/7884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Revista Educação Unisinos". ISSN 1519-387X.12:1 (Jan./Abr. 2008) 1-16.
1519-387X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133127009894400