A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/7884 |
Resumo: | Este artigo tem como objectivo principal sensibilizar a comunidade de investigadores na área das Ciências da Educação para a necessidade da adopção de critérios específicos para a aferição da qualidade científica dos estudos de natureza interpretativa. Nesse sentido, definidos os conceitos básicos, equacionaremos a perspectiva de diferentes autores relativamente à polémica questão da necessidade (ou não) de se aferirem standards de rigor para a avaliação da qualidade científica de estudos qualitativos, posição que defendemos incondicionalmente. Por último, serão apresentadas “estratégias de verificação” que, se adoptadas pelo investigador no decurso de uma pesquisa qualitativa, podem ajudar a garantir a credibilidade dos resultados obtidos e a qualidade científica do estudo realizado. |
id |
RCAP_27f4da603d61a0fecef1e5d610f39001 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7884 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validadeInvestigaçãoEducaçãoQualitativoCredibilidadeTransferibilidadeReliabilityEste artigo tem como objectivo principal sensibilizar a comunidade de investigadores na área das Ciências da Educação para a necessidade da adopção de critérios específicos para a aferição da qualidade científica dos estudos de natureza interpretativa. Nesse sentido, definidos os conceitos básicos, equacionaremos a perspectiva de diferentes autores relativamente à polémica questão da necessidade (ou não) de se aferirem standards de rigor para a avaliação da qualidade científica de estudos qualitativos, posição que defendemos incondicionalmente. Por último, serão apresentadas “estratégias de verificação” que, se adoptadas pelo investigador no decurso de uma pesquisa qualitativa, podem ajudar a garantir a credibilidade dos resultados obtidos e a qualidade científica do estudo realizado.Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)Universidade do MinhoCoutinho, Clara Pereira2008-042008-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7884por"Revista Educação Unisinos". ISSN 1519-387X.12:1 (Jan./Abr. 2008) 1-16.1519-387Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:11.999091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validade |
title |
A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validade |
spellingShingle |
A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validade Coutinho, Clara Pereira Investigação Educação Qualitativo Credibilidade Transferibilidade Reliability |
title_short |
A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validade |
title_full |
A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validade |
title_fullStr |
A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validade |
title_full_unstemmed |
A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validade |
title_sort |
A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validade |
author |
Coutinho, Clara Pereira |
author_facet |
Coutinho, Clara Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Clara Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação Educação Qualitativo Credibilidade Transferibilidade Reliability |
topic |
Investigação Educação Qualitativo Credibilidade Transferibilidade Reliability |
description |
Este artigo tem como objectivo principal sensibilizar a comunidade de investigadores na área das Ciências da Educação para a necessidade da adopção de critérios específicos para a aferição da qualidade científica dos estudos de natureza interpretativa. Nesse sentido, definidos os conceitos básicos, equacionaremos a perspectiva de diferentes autores relativamente à polémica questão da necessidade (ou não) de se aferirem standards de rigor para a avaliação da qualidade científica de estudos qualitativos, posição que defendemos incondicionalmente. Por último, serão apresentadas “estratégias de verificação” que, se adoptadas pelo investigador no decurso de uma pesquisa qualitativa, podem ajudar a garantir a credibilidade dos resultados obtidos e a qualidade científica do estudo realizado. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04 2008-04-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/7884 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/7884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Revista Educação Unisinos". ISSN 1519-387X.12:1 (Jan./Abr. 2008) 1-16. 1519-387X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133127009894400 |