Caracterização e prevenção de lesões decorrentes de actividade física nas Instituições de Ensino Superior Militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7224
Resumo: A actividade física constitui um dos pilares para a formação militar dos alunos que frequentam as Instituições de Ensino Superior Militar. Esta proporciona a manutenção do bem-estar, saúde e condição física do aluno e estimula o desenvolvimento de qualidades técnicas, tácticas, psicológicas e sociológicas, indispensáveis para o desempenho das suas funções. Porém, durante a prática de actividade física, o aluno encontra-se predisposto e susceptível à ocorrência de lesões físicas. Este estudo tem como objectivos caracterizar as lesões físicas decorrentes de actividade física nas Instituições de Ensino Superior Militar e identificar as medidas preventivas tomadas pelos alunos. Esta investigação encontra-se dividida em duas partes. A parte teórica constituída pela revisão de literatura que visa estabelecer um enquadramento conceptual do tema, relacionado com a actividade física e as lesões físicas. A parte prática teve por base a aplicação de questionários para retirar dados relativos à caracterização das lesões e às medidas preventivas, para posteriormente analisar os dados recolhidos e estabelecer algumas conclusões. Concluiu-se que de entre a natureza das lesões decorrentes da prática de actividade física, as mais frequentes são os entorses ao nível dos membros inferiores. Quanto aos cuidados preventivos, os alunos têm atenção ao equipamento, mas descuram a programação do treino. No seguimento da lesão, a maioria dos alunos recorre ao acompanhamento médico para o tratamento da mesma, no entanto, a maioria dos alunos ainda não recuperou totalmente da lesão ou a lesão reapareceu. Com este estudo, propõe-se o desenvolvimento de acções activas que sensibilizem os alunos para os riscos inerentes à prática de actividade física e o desenvolvimento de um processo de avaliação funcional do estado físico do aluno após um período de recuperação.
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