O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Vera
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Franco, Susana, Rodrigues, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1182
Resumo: O presente estudo visa caracterizar o feedback pedagógico (feedback) emitido pelos instrutores de Fitness na actividade de Localizada; verificar se existem diferenças significativas, na frequência da emissão de feedbacks em instrutores com diferentes níveis de experiência profissional (instrutor de Fitness com ≤ 3 anos de experiência (grupo A); com > 3 a 5 anos de experiência (grupo B); com > 5 anos de experiência (grupo C)). Materiais e Métodos: a amostra foi constituída por 62 instrutores. Foram realizadas filmagens das aulas, sendo utilizado um sistema de observação composto por 7 dimensões e 24 categorias. Resultados: verificou-se existirem diferenças significativas relativamente à frequência de emissão de feedbacks/minuto, o grupo C foi o que mais emitiu e o grupo B o que menos emitiu. Quanto à emissão de feedback, tanto no grupo A como no grupo C, constatou-se que os tipos de feedback mais emitidos e menos emitidos foram os mesmos. A emissão no grupo B, foi semelhante ao dos grupos A e B, à excepção na categoria prescritivo positivo. Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos nas categorias quinestésico e interrogativo. Discussão: foi o grupo B que mais se diferenciou dos outros grupos, no comportamento de feedback observado.
id RCAP_2817752ee02029039ff85f3b723a1b3b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1182
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência ProfissionalComportamentoRetroalimentaçãoObservaçãoAptidão FísicaExercícioBehaviorFeedbackObservationPhysical FitnessExerciseO presente estudo visa caracterizar o feedback pedagógico (feedback) emitido pelos instrutores de Fitness na actividade de Localizada; verificar se existem diferenças significativas, na frequência da emissão de feedbacks em instrutores com diferentes níveis de experiência profissional (instrutor de Fitness com ≤ 3 anos de experiência (grupo A); com > 3 a 5 anos de experiência (grupo B); com > 5 anos de experiência (grupo C)). Materiais e Métodos: a amostra foi constituída por 62 instrutores. Foram realizadas filmagens das aulas, sendo utilizado um sistema de observação composto por 7 dimensões e 24 categorias. Resultados: verificou-se existirem diferenças significativas relativamente à frequência de emissão de feedbacks/minuto, o grupo C foi o que mais emitiu e o grupo B o que menos emitiu. Quanto à emissão de feedback, tanto no grupo A como no grupo C, constatou-se que os tipos de feedback mais emitidos e menos emitidos foram os mesmos. A emissão no grupo B, foi semelhante ao dos grupos A e B, à excepção na categoria prescritivo positivo. Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos nas categorias quinestésico e interrogativo. Discussão: foi o grupo B que mais se diferenciou dos outros grupos, no comportamento de feedback observado.The propose of this study was characterize pedagogic feedback from fitness instructors in resistance training activity, examine if there are significant differences in fitness instructors feedback frequency with different levels of professional experience (professional experience as fitness instructor with three years of experience or less (Group A); between three and five years of experience (Group B); and with five years of experience or more (Group C)). Materials and Methods: The sample involved 62 instructors. The feedback provided by the instructors was observed through the record videos of the respective classes. It was used the pedagogical feedback observation systems with 7 dimensions with 24 categories. Results: It was verified that there are significant differences in respect to emission frequency feedback/minute; it was the Group C that more feedbacks provided, and it was the Group B that less feedback provided. In relation to feedback behaviour more and less observed it was the same, such as in Group A or in Group C. In Group B it was certificated that the feedbacks more provided were positive prescriptive. It was verified that there were significant differences between groups in the categories kinaesthetic and interrogative. Discussion: The Group B in feedback behavior was the more different when compared with the others groups.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSimões, VeraFranco, SusanaRodrigues, José2015-04-10T00:24:47Z2009-052009-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1182porSimões ,V.;Franco S.&Rodrigues J. (2009).Estudo do feedback pedagógico em instrutores de ginástica localizada com diferentes níveis de experiência profissional. Fit Perf J., mai-jun;8(3),174-82.10.3900info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:21Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:27.905031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência Profissional
title O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência Profissional
spellingShingle O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência Profissional
Simões, Vera
Comportamento
Retroalimentação
Observação
Aptidão Física
Exercício
Behavior
Feedback
Observation
Physical Fitness
Exercise
title_short O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência Profissional
title_full O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência Profissional
title_fullStr O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência Profissional
title_full_unstemmed O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência Profissional
title_sort O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência Profissional
author Simões, Vera
author_facet Simões, Vera
Franco, Susana
Rodrigues, José
author_role author
author2 Franco, Susana
Rodrigues, José
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Vera
Franco, Susana
Rodrigues, José
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento
Retroalimentação
Observação
Aptidão Física
Exercício
Behavior
Feedback
Observation
Physical Fitness
Exercise
topic Comportamento
Retroalimentação
Observação
Aptidão Física
Exercício
Behavior
Feedback
Observation
Physical Fitness
Exercise
description O presente estudo visa caracterizar o feedback pedagógico (feedback) emitido pelos instrutores de Fitness na actividade de Localizada; verificar se existem diferenças significativas, na frequência da emissão de feedbacks em instrutores com diferentes níveis de experiência profissional (instrutor de Fitness com ≤ 3 anos de experiência (grupo A); com > 3 a 5 anos de experiência (grupo B); com > 5 anos de experiência (grupo C)). Materiais e Métodos: a amostra foi constituída por 62 instrutores. Foram realizadas filmagens das aulas, sendo utilizado um sistema de observação composto por 7 dimensões e 24 categorias. Resultados: verificou-se existirem diferenças significativas relativamente à frequência de emissão de feedbacks/minuto, o grupo C foi o que mais emitiu e o grupo B o que menos emitiu. Quanto à emissão de feedback, tanto no grupo A como no grupo C, constatou-se que os tipos de feedback mais emitidos e menos emitidos foram os mesmos. A emissão no grupo B, foi semelhante ao dos grupos A e B, à excepção na categoria prescritivo positivo. Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos nas categorias quinestésico e interrogativo. Discussão: foi o grupo B que mais se diferenciou dos outros grupos, no comportamento de feedback observado.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05
2009-05-01T00:00:00Z
2015-04-10T00:24:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1182
url http://hdl.handle.net/10400.15/1182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Simões ,V.;Franco S.&Rodrigues J. (2009).Estudo do feedback pedagógico em instrutores de ginástica localizada com diferentes níveis de experiência profissional. Fit Perf J., mai-jun;8(3),174-82.
10.3900
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137025613365248