O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência Profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1182 |
Resumo: | O presente estudo visa caracterizar o feedback pedagógico (feedback) emitido pelos instrutores de Fitness na actividade de Localizada; verificar se existem diferenças significativas, na frequência da emissão de feedbacks em instrutores com diferentes níveis de experiência profissional (instrutor de Fitness com ≤ 3 anos de experiência (grupo A); com > 3 a 5 anos de experiência (grupo B); com > 5 anos de experiência (grupo C)). Materiais e Métodos: a amostra foi constituída por 62 instrutores. Foram realizadas filmagens das aulas, sendo utilizado um sistema de observação composto por 7 dimensões e 24 categorias. Resultados: verificou-se existirem diferenças significativas relativamente à frequência de emissão de feedbacks/minuto, o grupo C foi o que mais emitiu e o grupo B o que menos emitiu. Quanto à emissão de feedback, tanto no grupo A como no grupo C, constatou-se que os tipos de feedback mais emitidos e menos emitidos foram os mesmos. A emissão no grupo B, foi semelhante ao dos grupos A e B, à excepção na categoria prescritivo positivo. Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos nas categorias quinestésico e interrogativo. Discussão: foi o grupo B que mais se diferenciou dos outros grupos, no comportamento de feedback observado. |
id |
RCAP_2817752ee02029039ff85f3b723a1b3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1182 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência ProfissionalComportamentoRetroalimentaçãoObservaçãoAptidão FísicaExercícioBehaviorFeedbackObservationPhysical FitnessExerciseO presente estudo visa caracterizar o feedback pedagógico (feedback) emitido pelos instrutores de Fitness na actividade de Localizada; verificar se existem diferenças significativas, na frequência da emissão de feedbacks em instrutores com diferentes níveis de experiência profissional (instrutor de Fitness com ≤ 3 anos de experiência (grupo A); com > 3 a 5 anos de experiência (grupo B); com > 5 anos de experiência (grupo C)). Materiais e Métodos: a amostra foi constituída por 62 instrutores. Foram realizadas filmagens das aulas, sendo utilizado um sistema de observação composto por 7 dimensões e 24 categorias. Resultados: verificou-se existirem diferenças significativas relativamente à frequência de emissão de feedbacks/minuto, o grupo C foi o que mais emitiu e o grupo B o que menos emitiu. Quanto à emissão de feedback, tanto no grupo A como no grupo C, constatou-se que os tipos de feedback mais emitidos e menos emitidos foram os mesmos. A emissão no grupo B, foi semelhante ao dos grupos A e B, à excepção na categoria prescritivo positivo. Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos nas categorias quinestésico e interrogativo. Discussão: foi o grupo B que mais se diferenciou dos outros grupos, no comportamento de feedback observado.The propose of this study was characterize pedagogic feedback from fitness instructors in resistance training activity, examine if there are significant differences in fitness instructors feedback frequency with different levels of professional experience (professional experience as fitness instructor with three years of experience or less (Group A); between three and five years of experience (Group B); and with five years of experience or more (Group C)). Materials and Methods: The sample involved 62 instructors. The feedback provided by the instructors was observed through the record videos of the respective classes. It was used the pedagogical feedback observation systems with 7 dimensions with 24 categories. Results: It was verified that there are significant differences in respect to emission frequency feedback/minute; it was the Group C that more feedbacks provided, and it was the Group B that less feedback provided. In relation to feedback behaviour more and less observed it was the same, such as in Group A or in Group C. In Group B it was certificated that the feedbacks more provided were positive prescriptive. It was verified that there were significant differences between groups in the categories kinaesthetic and interrogative. Discussion: The Group B in feedback behavior was the more different when compared with the others groups.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSimões, VeraFranco, SusanaRodrigues, José2015-04-10T00:24:47Z2009-052009-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1182porSimões ,V.;Franco S.&Rodrigues J. (2009).Estudo do feedback pedagógico em instrutores de ginástica localizada com diferentes níveis de experiência profissional. Fit Perf J., mai-jun;8(3),174-82.10.3900info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:21Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:27.905031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência Profissional |
title |
O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência Profissional |
spellingShingle |
O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência Profissional Simões, Vera Comportamento Retroalimentação Observação Aptidão Física Exercício Behavior Feedback Observation Physical Fitness Exercise |
title_short |
O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência Profissional |
title_full |
O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência Profissional |
title_fullStr |
O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência Profissional |
title_full_unstemmed |
O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência Profissional |
title_sort |
O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência Profissional |
author |
Simões, Vera |
author_facet |
Simões, Vera Franco, Susana Rodrigues, José |
author_role |
author |
author2 |
Franco, Susana Rodrigues, José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Vera Franco, Susana Rodrigues, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento Retroalimentação Observação Aptidão Física Exercício Behavior Feedback Observation Physical Fitness Exercise |
topic |
Comportamento Retroalimentação Observação Aptidão Física Exercício Behavior Feedback Observation Physical Fitness Exercise |
description |
O presente estudo visa caracterizar o feedback pedagógico (feedback) emitido pelos instrutores de Fitness na actividade de Localizada; verificar se existem diferenças significativas, na frequência da emissão de feedbacks em instrutores com diferentes níveis de experiência profissional (instrutor de Fitness com ≤ 3 anos de experiência (grupo A); com > 3 a 5 anos de experiência (grupo B); com > 5 anos de experiência (grupo C)). Materiais e Métodos: a amostra foi constituída por 62 instrutores. Foram realizadas filmagens das aulas, sendo utilizado um sistema de observação composto por 7 dimensões e 24 categorias. Resultados: verificou-se existirem diferenças significativas relativamente à frequência de emissão de feedbacks/minuto, o grupo C foi o que mais emitiu e o grupo B o que menos emitiu. Quanto à emissão de feedback, tanto no grupo A como no grupo C, constatou-se que os tipos de feedback mais emitidos e menos emitidos foram os mesmos. A emissão no grupo B, foi semelhante ao dos grupos A e B, à excepção na categoria prescritivo positivo. Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos nas categorias quinestésico e interrogativo. Discussão: foi o grupo B que mais se diferenciou dos outros grupos, no comportamento de feedback observado. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-05 2009-05-01T00:00:00Z 2015-04-10T00:24:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1182 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Simões ,V.;Franco S.&Rodrigues J. (2009).Estudo do feedback pedagógico em instrutores de ginástica localizada com diferentes níveis de experiência profissional. Fit Perf J., mai-jun;8(3),174-82. 10.3900 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137025613365248 |