O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Regina Feliciano
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8076
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
id RCAP_281886cff80686afa15898595e77ae5d
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8076
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolarEducação pré-escolarComportamentoJogosTimidezDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014O presente relatório incide sobre o jogo e a timidez em crianças em idade pré escolar e desenvolveu-se no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES), que decorreu num jardim de infância em Faro, junto de um grupo de 14 crianças com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos. No presente estudo, de cariz quantitativo, tivemos como principal objetivo identificar e comparar o comportamento de crianças com diferentes graus de timidez em situação de jogo. Assim, a timidez foi medida tendo por base as respostas dos respetivos encarregados de educação à versão short do questionário Children Behavior Questionnare (CBQ). Para analisar e identificar o comportamento das crianças com diferentes graus de timidez em situação de jogo, recorremos à implementação de uma sessão didática e posterior observação da gravação efetuada à mesma. As principais conclusões que ressaltam deste estudo são que as crianças com diferentes graus de timidez, consoante a situação de jogo em que se encontrem (mais ou menos condicionada) revelam comportamentos distintos. Na fase menos condicionada, o grupo com menor grau de timidez foi o único que apresentou a categoria de comportamento “Procurou a ajuda do adulto”, enquanto que no grupo com maior grau de timidez essa categoria não foi evidente. Relativamente à fase com mais condicionamentos, verificámos que o grupo com maior grau de timidez é aquele que apresenta maiores valores na categoria de comportamento “Parou de correr”, comparativamente com o grupo com menor grau de timidez.Correia, Vanda Isabel TavaresPereira, Elsa Cristina SacramentoSapientiaValente, Regina Feliciano2016-04-26T18:30:37Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8076TID:202229009porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:18Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:18.079847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar
title O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar
spellingShingle O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar
Valente, Regina Feliciano
Educação pré-escolar
Comportamento
Jogos
Timidez
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar
title_full O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar
title_fullStr O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar
title_sort O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar
author Valente, Regina Feliciano
author_facet Valente, Regina Feliciano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Vanda Isabel Tavares
Pereira, Elsa Cristina Sacramento
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Regina Feliciano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Comportamento
Jogos
Timidez
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Comportamento
Jogos
Timidez
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-04-26T18:30:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8076
TID:202229009
url http://hdl.handle.net/10400.1/8076
identifier_str_mv TID:202229009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133227541069824