O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/8076 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 |
id |
RCAP_281886cff80686afa15898595e77ae5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8076 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolarEducação pré-escolarComportamentoJogosTimidezDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014O presente relatório incide sobre o jogo e a timidez em crianças em idade pré escolar e desenvolveu-se no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES), que decorreu num jardim de infância em Faro, junto de um grupo de 14 crianças com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos. No presente estudo, de cariz quantitativo, tivemos como principal objetivo identificar e comparar o comportamento de crianças com diferentes graus de timidez em situação de jogo. Assim, a timidez foi medida tendo por base as respostas dos respetivos encarregados de educação à versão short do questionário Children Behavior Questionnare (CBQ). Para analisar e identificar o comportamento das crianças com diferentes graus de timidez em situação de jogo, recorremos à implementação de uma sessão didática e posterior observação da gravação efetuada à mesma. As principais conclusões que ressaltam deste estudo são que as crianças com diferentes graus de timidez, consoante a situação de jogo em que se encontrem (mais ou menos condicionada) revelam comportamentos distintos. Na fase menos condicionada, o grupo com menor grau de timidez foi o único que apresentou a categoria de comportamento “Procurou a ajuda do adulto”, enquanto que no grupo com maior grau de timidez essa categoria não foi evidente. Relativamente à fase com mais condicionamentos, verificámos que o grupo com maior grau de timidez é aquele que apresenta maiores valores na categoria de comportamento “Parou de correr”, comparativamente com o grupo com menor grau de timidez.Correia, Vanda Isabel TavaresPereira, Elsa Cristina SacramentoSapientiaValente, Regina Feliciano2016-04-26T18:30:37Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8076TID:202229009porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:18Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:18.079847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar |
title |
O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar |
spellingShingle |
O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar Valente, Regina Feliciano Educação pré-escolar Comportamento Jogos Timidez Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar |
title_full |
O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar |
title_fullStr |
O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar |
title_sort |
O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar |
author |
Valente, Regina Feliciano |
author_facet |
Valente, Regina Feliciano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correia, Vanda Isabel Tavares Pereira, Elsa Cristina Sacramento Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Regina Feliciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Comportamento Jogos Timidez Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação pré-escolar Comportamento Jogos Timidez Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-04-26T18:30:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/8076 TID:202229009 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/8076 |
identifier_str_mv |
TID:202229009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133227541069824 |